Logo Dealernet

O Futuro das concessionárias passa pela gestão eficiente

O Futuro das concessionárias passa pela gestão eficiente

Compartilhe:

O mercado de automóveis vai passar por grandes mudanças nos próximos anos. As formas de vender e a utilização dos veículos vão ser muito diferentes até 2030. Uma coisa, porém, vai se manter inalterada: a gestão do negócio.

Discute-se muito o compartilhamento de veículos, os carros elétricos, os modelos autônomos e as tecnologias inovadoras – entretanto, a concessionária continuará sendo o local de comercialização onde farão manutenção e utilizarão os serviços exclusivos para qualquer tipo de necessidade.

Para Regis Braga, sócio da empresa Dealernet, uma das maiores provedoras de sistemas de gestão para o mercado automotivo do País, “a distribuição de veículos seguramente vai mudar”. Ele explica que “as pessoas que nasceram após 1980, os chamados Millennials, não têm mais aquela paixão por possuir um automóvel, eles querem sair de um ponto A para um ponto B pelo menor custo possível”. Por isso, Regis acredita que a concessionária do futuro será muito mais um provedor de serviços, colocando esses carros autônomos à disposição da sociedade, do que propriamente uma empresa que vende carros, como se configura atualmente.

Regis e seu sócio Paulo Monteiro percorrem frequentemente os caminhos da atualização e da inovação. Recentemente visitaram o Vale do Silício, onde existem mais de 700 startups que trabalham para tornar o carro autônomo uma realidade, e participaram do Congresso da NADA (National Automobile Dealers Association), evento que aconteceu em Las Vegas e que realizou uma exposição com mais de 500 expositores, apresentando os mais recentes produtos e serviços focados nos concessionários.

“O NADA Show é o lugar ideal para se observar quais são as tendências do mercado”, garante Paulo. Ele percebeu que o compartilhamento de veículos está mais próximo do que se imagina. “Se você observar, um carro hoje fica, geralmente, em torno de 90% do tempo parado. Então, se esse carro for compartilhado ele pode atender três ou mais pessoas”.

O sócio da Dealernet conta que já existe um aplicativo nos Estados Unidos onde se pode realizar compartilhamentos. “Eu digo que tenho meu carro na garagem e que ele está disponível das 9h às 15h”, explica Paulo. “E a pessoa que está nas redondezas entra na garagem, pega o carro, vai faz uma viagem e devolve no mesmo local. E o concessionário vai ter que lidar com essa nova situação, por isso, a gestão eficiente vai ser o divisor de águas”.

Para Regis, os concessionários vão ter que se preparar para enfrentar as mudanças que vem por aí. “É um caminho sem volta”, afirma. “Uma frase que me marcou bastante durante a visita ao Vale do Silício foi: ‘a tecnologia pede desculpas, não pede licença’, isso aconteceu com o UBER, com o Airbnb e seguramente vai ocorrer no setor automotivo e na distribuição de veículos”.

Com as inovações chegando constantemente ao mercado de veículos, o executivo da Dealernet esclarece que a missão no Vale do Silício identificou que a tecnologia vai continuar perseguindo o cliente. “Apontando a nossa bússola para esse Norte, um dos passos mais importantes atualmente é o desafio de deixar a experiência do cliente da concessionária cada vez mais digital”, diz Regis, explicando que quanto mais informação sobre o produto o consumidor tiver, mais fácil será o fechamento das negociações.

A Dealernet acredita que a gestão será cada dia mais importante para os distribuidores de veículos. Paulo dá um exemplo dessa importância: “Por que uma concessionária cresce e tem bons resultados e outra amarga prejuízos e fica fora do mercado? A resposta está na eficiência da gestão”.

Como os negócios vão estar cada dia mais concorridos, a margem de lucro das vendas será menor. Paulo acredita que os concessionários vão ter que contar cada vez mais com o Dealernet Workflow, um ERP (Enterprise Resource Planning) que ajuda a fazer a gestão das distribuidoras, integrando o trabalho de seus departamentos, aumentando a produtividade e elevando os resultados. “O Workflow dá a mão aos dealers”, garante o executivo. “Ele controla todo o processo e consegue medir a eficiência de cada setor. O Workflow sabe levar a concessionária no caminho do sucesso”.

 

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter:

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram