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Concessionária online: o que deve ser feito para transformá-la?

Concessionária online: o que deve ser feito para transformá-la?

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Você sabia que a concessionária online já é uma realidade? Quer entender como funciona esse novo modelo de venda e o que pode ser feito para se adaptar a esse cenário? Devido à transformação digital, já sabíamos que o futuro das concessionárias seria a digitalização dos seus processos.

No entanto, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, essa adaptação ocorreu de forma rápida. Isso porque o distanciamento social e o fechamento do comércio causaram mudanças significativas no comportamento do consumidor e na maneira como as empresas prestam os seus serviços. Esse evento contribuiu para consolidar as vendas online. Tendo em vista que o consumidor atual busca solucionar as suas dores e necessidades de forma prática, a Internet surge como uma forte aliada. Sendo assim, fica claro que a venda de carros online pode ser vista como uma tendência irreversível para o mercado automotivo.

Sabendo disso, preparamos este artigo para explicar melhor como funciona a dinâmica de uma concessionária online e quais os desafios que ainda precisam ser superados. Continue a leitura!

Como funciona uma concessionária online?

Não é novidade para ninguém que vivemos um tempo em que (quase) tudo pode ser comprado ou negociado pela Internet. Então, com um veículo, não seria diferente. Mesmo que a compra online de um carro não se resuma a escolher o modelo, finalizar a aquisição e aguardar a entrega do produto, pois esse processo de venda envolve outras questões que ainda não foram digitalizadas, as concessionárias já estão buscando meios de se adaptar a essa realidade.

Nesse caso, o primeiro recurso adotado para digitalizar o processo de venda foi o desenvolvimento de um site para o estabelecimento. Por meio dele, o cliente tem acesso a todas as informações importantes sobre o modelo do veículo. De forma geral, o processo de compra online de um carro começa quando o potencial cliente acessa o site da concessionária, escolhe um modelo de sua preferência e confere os seus diferenciais na descrição do produto. Antes de entrar em contato com um atendente, o usuário tem a opção de "montar" o veículo escolhendo os acessórios que melhor atendem à sua necessidade, por exemplo.

Além disso, é possível comparar os pacotes e as demais opções disponíveis no site da loja. Então, após explorar todos os recursos na página, o usuário pode solicitar o orçamento, esclarecer as suas dúvidas e até mesmo agendar um test drive — tudo isso sem precisar sair de casa.

Mesmo que a compra de forma presencial continue sendo a preferida de alguns consumidores, é fato que a digitalização desse processo é uma realidade e, por isso, as empresas que desejam se manter ativas no mercado precisam buscar um meio de se adaptar a esse novo jeito de vender um produto.

O que é preciso ser feito para tornar a agência uma concessionária online?

Embora haja um longo caminho a ser percorrido, o processo de transformação pode ser feito da forma abaixo descrita. Veja!

Digitalize os processos

Como mencionamos ao longo deste artigo, a digitalização dos processos tem sido crucial para garantir a competitividade da empresa. Por isso, vale a pena investir em plataformas para automatizar as operações e facilitar o acesso do cliente à sua marca.

Estruture a jornada do cliente

Para que as suas estratégias de vendas deem certo, é preciso conhecer e traçar a jornada de compra do cliente. Esse processo permite que você lide com o seu público de forma adequada e precisa, pois leva em consideração a etapa em que ele se encontra.

Quando a empresa sabe em que fase da jornada o cliente se encontra, é possível estabelecer uma comunicação mais adequada e oferecer a solução de que ele precisa para o momento que está vivendo. Essa ação, quando feita de forma correta, aumenta as chances de conversão e garante a satisfação do consumidor, já que você oferece todo o suporte de que ele precisa para suprir a sua necessidade.

Adapte os processos de atendimento

Além do atendimento presencial, é muito importante que a concessionária invista em outros canais de atendimento, como os chatbots. Ao criar um site para a loja, você pode incluir essa ferramenta para facilitar o atendimento ao cliente. No caso do chatbot, o consumidor consegue resolver questões simples de forma rápida e prática. Além dessa alternativa, vale a pena considerar o uso de aplicativos, como WhatsApp Business e Telegram.

Contudo, é importante ressaltar que, ao utilizar essas ferramentas, é necessário disponibilizar uma equipe para garantir que o atendimento seja prestado de forma eficiente e prática. Isso porque, quando o cliente entra em contato por meio desses canais, ele espera uma resposta rápida, por isso, não cometa o erro de deixá-lo esperando.

Diversifique os canais

Diversificar os canais de atendimento e de comunicação com o seu cliente é uma ação que traz resultados significativos para a sua empresa. Isso porque, além de aproximá-lo do seu público, permite que ele consiga resolver demandas simples de forma prática e ágil.

Quais desafios devem ser superados?

Mesmo que as concessionárias tenham buscado investir na digitalização de seus processos, ainda há alguns desafios que precisam ser superados. Um deles é o investimento em tecnologias eficientes que promovam a automatização das atividades. Para garantir uma experiência de compra positiva, a empresa precisa dominar esses recursos.

Isso nos leva a outro desafio: a busca por profissionais capacitados que consigam gerenciar essas ferramentas. Com a implementação de recursos tecnológicos, será necessário dispor de um quadro de pessoal que entenda bem como funcionam as ferramentas utilizadas pela empresa para garantir que elas gerem os resultados esperados.

Portanto, percebemos ao longo deste artigo que a concessionária online é um modelo de negócio que veio para ficar. Desse modo, é necessário que você busque se adaptar o quanto antes a essa nova realidade para garantir a sua competitividade no mercado. Além disso, o investimento em recursos tecnológicos faz toda a diferença na digitalização dos processos. Por isso, procure um parceiro de confiança que esteja disposto a auxiliá-lo durante todo o processo de digitalização. Nesse caso, nós, da Dealernet, podemos ajudar você. Afinal, somos uma empresa referência no desenvolvimento de plataformas que atendem ao segmento automotivo.

Gostou do artigo e deseja conhecer os nossos serviços? Então, entre em contato conosco agora mesmo.

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