A gestão de estoque desempenha um papel fundamental na saúde e no sucesso de uma empresa. No setor varejista, ela equilibra as compras, armazenagem e entregas, garantindo que o ciclo de mercadorias funcione de maneira eficiente em toda a organização.
Especialistas afirmam que o giro de estoque é um dos indicadores de desempenho mais importantes para o comércio. As concessionárias de veículos não podem ficar de fora dessa realidade.
Se você deseja aprimorar os processos em sua concessionária, é importante entender por que uma gestão de estoque exemplar é essencial, receber dicas para melhorar as práticas e descobrir como um software de gestão pode ajudar nessa tarefa. Continue lendo!
Como a gestão de estoque melhora os resultados financeiros da concessionária?
Uma gestão de estoque eficiente traz uma série de benefícios para a sua concessionária, como a redução de desperdícios e a otimização de recursos. Vejamos alguns desses benefícios:
- Promove integração entre setores: Uma gestão de estoque bem executada promove uma comunicação fluída entre os diferentes setores da empresa. O setor de marketing, por exemplo, é responsável por criar demanda e precisa ter produtos e matérias-primas disponíveis para concretizar as vendas. Com um estoque bem administrado, você pode atender melhor seus clientes, envolver sua rede de fornecedores e colaboradores e melhorar o atendimento.
- Melhora a otimização de recursos: Um controle de estoque de qualidade permite reduzir a quantidade de insumos para um nível ideal, evitando excessos. Estoques elevados exigem investimentos maiores em manutenção, reduzindo o poder de compra da concessionária em situações muitas vezes necessárias. Além disso, produtos e insumos parados significam dinheiro parado, o que não é favorável para o caixa da empresa.
- Aprimora a relação com fornecedores: Um dos objetivos da gestão de estoque é obter prazos de pagamento dos fornecedores compatíveis com os recebimentos dos clientes. Com uma boa administração de estoque, é possível imobilizar o menor capital possível e oferecer um bom serviço.
- Aperfeiçoa o processo de compras: Com o auxílio de normas de entrada e saída e de softwares de gestão, o controle físico e financeiro de estoque permite que o gestor calcule o giro de mercadorias e aprimore o processo de compras. Dessa forma, é possível reduzir a pressão sobre o capital de giro da concessionária.
- Contribui para ações de fidelização: Com um software de gestão de estoque, como o DMS Workflow, é possível visualizar todas as etapas do negócio, o que proporciona mais recursos para manter o fluxo de tarefas alinhado. Isso permite gerenciar não apenas o fluxo de mercadorias, mas também potenciais clientes. Além disso, fica mais fácil personalizar ofertas e experiências, o que contribui significativamente para a fidelização dos clientes.
Quais são os processos necessários para uma boa gestão de estoque?
Alguns procedimentos básicos podem trazer resultados significativos, especialmente quando combinados com o uso de tecnologia adequada. Veja algumas dicas dos nossos especialistas:
- Crie uma rotina de organização: É importante estabelecer uma rotina de controle de estoque na concessionária para evitar problemas no fluxo financeiro. Fazer o controle de estoque em intervalos regulares de tempo ajuda a evitar a falta de registros importantes. Elabore fichas com campos para as características de cada produto, como localização, data, unidades de medida, custos de aquisição e de venda, entre outros.
- Realize uma classificação ABC de demanda: Classificar as peças de acordo com o seu giro no estoque permite uma melhor decisão de compra. A Curva ABC ajuda a minimizar o custo do estoque e evita a falta de peças.
- Tenha controle da política de descontos e promoções por produto: Isso melhora a rentabilidade com as vendas de peças e contribui para um fluxo de caixa mais saudável.
- Controle de inventário contínuo: É recomendado ter um controle de estoque que permita a realização de inventário durante o expediente, evitando interrupções nas operações da concessionária.
- Atenção à política de preços: É importante definir preços de venda por tipo de produto e faixa de preço, estabelecendo um markup que permita um retorno maior para o negócio. Identificar os itens de maior impacto nos resultados da empresa, por meio de indicadores como lucratividade, representatividade no faturamento e giro de estoque, também é fundamental.
- Utilize um software de gestão de estoque: A utilização de um software específico para a gestão de estoque traz vantagens significativas. Ele oferece mais segurança, pois requer uma senha para acessar as informações registradas, reduzindo as chances de manipulação de dados. A automação também traz praticidade para a rotina dos colaboradores, pois a maioria dos sistemas disponíveis no mercado é de fácil aprendizagem e possui mecanismos intuitivos. Um sistema de qualidade permite acompanhar as entradas e saídas, fazer estimativas de vendas, pedidos a fornecedores e identificar quais produtos estão vendendo mais ou menos. Existem diversos softwares de gestão de estoque no mercado, mas para uma concessionária, é recomendado contar com um Dealer Management System (DMS) que atenda às necessidades específicas do ramo automotivo.
Há uma série de softwares de gestão de estoque com ferramentas úteis no mercado. Contudo, os processos particulares de uma concessionária demandam algumas ferramentas específicas, especialmente em relação ao pós-vendas. Por isso, contar com um DMS é a melhor escolha para uma empresa do ramo. Além de melhorar a gestão das suas atividades e do seu fluxo de mercadorias, ele também ampara em suas ações de fidelização do cliente, uma estratégia importante em um mercado tão competitivo.
E você, em busca por um software DMS (Dealer Management System) para a sua concessionária para melhorar a experiência de seus clientes e a administração de seu negócio? Entre em contato conosco!
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