Logo Dealernet

Como se adaptar ao "novo normal" na reabertura das concessionárias?

Como se adaptar ao "novo normal" na reabertura das concessionárias?

Compartilhe:

A reabertura das concessionárias é iminente. Mas, será que tudo vai voltar ao normal? Basta reabrir que tudo será como antes? As vendas vão cair ou subir nesse cenário tão instável?

Aliás, a normalidade pode mudar bastante. Já fala-se muito em "novo normal", sabia? Então, o desafio é se adaptar a essa nova realidade e tomar as decisões mais sábias para sobreviver.

Neste artigo, você terá a noção exata do que esses impactos têm causado no mercado automotivo e quais as principais regras para reformular o modelo de negócio. Confira!

Quais os impactos da pandemia nas concessionárias de veículos?

A chegada da pandemia foi muito de surpresa, e toda expectativa em torno do crescimento de vendas no mercado automotivo se frustrou muito no início de 2020. De lá para cá, tivemos a primeira onda de coronavírus, a segunda onda, e alguma esperança com a disponibilização de vacinas em âmbito mundial nos últimos meses.

Apesar disso, é bastante natural que muitos consumidores já tenham se acostumado com uma nova forma de viver, de se comportar e, principalmente, de realizar compras mais complexas como a de automóveis. Veja agora o que aconteceu ao longo de mais de um ano de pandemia de COVID-19.

Queda na visitação às concessionárias

Se considerarmos as medidas de isolamento social e até os momentos de lockdown enfrentados, inevitavelmente houve uma queda brusca de fluxo de clientes nas concessionárias. Em tempos de sobrevivência, alta de preços e alto risco de contágio, a prioridade é a compra em supermercados, farmácias e demais estabelecimentos essenciais.

Impacto no orçamento

Tanto para vender modelos como para manter equipe de funcionários, a verdade é que o gestor se viu em um momento muito delicado para manter o trabalho e, se não tinha reservas, foi obrigado a cortar muitos custos. Um universo de desconfiança e incertezas tomou conta do mercado de forma geral e as quedas em resultados foram muito bruscas.

Mudança no comportamento do consumidor

Não necessariamente as pessoas deixaram de gostar de carros ou quebraram financeiramente. Muitos viram como única alternativa o acesso à internet para pesquisar sobre modelos, admirar novidades e até comprar de forma virtual.

Por isso acontecer durante muito tempo, o consumidor precisa ser estudado de outra forma. Ele está muito mais digital e bem propenso a fechar negócio em ambiente online.

Quais as melhores dicas para se adaptar ao novo normal?

Bem, como mencionamos anteriormente, os números começam a apontar queda no número de mortes e muitos locais já se preparam para a volta de eventos, reabertura de grandes estádios, dentre outras medidas de flexibilização, mas ainda assim algumas medidas como uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel devem ser mantidas. Veja agora o que fazer para voltar com segurança.

Adote medidas de segurança

O ideal é que você se informe sobre as recomendações governamentais referentes ao local de sua concessionária e respeite todas as medidas de restrição para não sofrer sanções e multas por parte da vigilância sanitária.

Comunique os cuidados aos clientes

Oriente os clientes sobre as medidas a serem respeitadas no ambiente de loja e faça-os entender que todas as ações estão visando a segurança e o bem-estar dos visitantes. Facilite a adequação fornecendo álcool em gel, máscaras descartáveis e estruturando salas para facilitar o distanciamento social.

Invista ainda mais no online

Diante de todas essas dificuldades na reabertura do negócio, é bem interessante que suas estratégias de vendas estejam mais voltadas para o âmbito digital. Reabrir não significará exatamente aumento de visitas nas lojas. Por outro lado, um canal de qualidade como um site, redes sociais e blog pode superar e muito as vendas presenciais.

Disponibilize álcool em gel

Esse investimento será imprescindível diante desse novo normal. A reabertura das concessionárias precisará não só considerar a disponibilidade para clientes como para funcionários, evitando a disseminação e garantindo a higiene de todos.

Atente-se às mudanças no comportamento de compra

Se você ainda não conhece o conceito de jornada de compra, é hora de se aprofundar no assunto e compreender como isso está funcionando a partir de agora. A atuação online na primeira abordagem deve ser diferenciada, e é necessário um acompanhamento inteligente desde o despertar de interesse até a decisão de compra do consumidor.

Esteja atento aos decretos

É importante estar sempre atento ao que as autoridades estão exigindo para estabelecimentos abertos. Horários de atendimento, medidas restritivas e outras recomendações precisam ser verificadas constantemente para saber se não mudaram ou se foram flexibilizadas.

Reorganize a equipe

É importante que haja uma conscientização geral sobre esse momento de novo normal. Caso haja ainda algum funcionário resistente à nova conduta, procure orientar e convencer sobre a importância de mudar.

Além disso, toda a responsabilidade sobre o universo digital precisa ser revista e, se possível, com novos profissionais experientes nessa demanda. Finalmente, a garantia de segurança no trabalho deverá ser fortalecida e talvez novos profissionais ou alguém com o perfil precise ser redirecionado para garantir essa fiscalização.

Como a tecnologia pode auxiliar neste momento?

A tecnologia é a válvula de escape para o momento. Há diversas empresas no mercado e vários serviços pagos e gratuitos para oferecer um serviço totalmente digital.

Mesmo antes da pandemia, a Dealernet já explorava soluções de excelência para abastecer exclusivamente o ecossistema automotivo. O investimento online é prioridade a partir de agora, e ele precisa ser feito de forma inteligente. Alguns dos principais benefícios da nossa solução envolvem:

  • segurança de dados;
  • atualizações automáticas;
  • servidor local;
  • backup automático;
  • baixo custo de links;
  • redução de custos com serviço em cloud computing; dentre outros.

Os serviços que envolvem a gestão de uma concessionária precisam ser integrados e otimizados. O trabalho não se restringe ao controle de oficina, mas compreende outras ferramentas fundamentais como vendas, CRM e gestão fiscal, contábil e financeira.

Já vemos sinais de queda nos gráficos e o ritmo de vacinas tem crescido. Apesar disso, é natural encontrar ainda receios por parte de pessoas que perderam familiares. Nesse ponto, é importante planejar a volta para que ela seja mais segura e inteligente.

E você, já pensou no conceito de concessionária digital para retornar ao negócio? Entre em contato com a Dealernet e confira todas as soluções empresariais que oferecemos para reabertura das concessionárias!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter:

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram