Logo Dealernet

VEJA A IMPORTÂNCIA DO BALANÇO DE FINAL DE ANO PARA CONCESSIONÁRIA!

VEJA A IMPORTÂNCIA DO BALANÇO DE FINAL DE ANO PARA CONCESSIONÁRIA!

Compartilhe:

VEJA A IMPORTÂNCIA DO BALANÇO DE FINAL DE ANO PARA CONCESSIONÁRIA!  

O balanço de final de ano é uma das etapas mais importantes para qualquer empresa, especialmente para as concessionárias. Realizá-lo ajuda os gestores desse modelo de negócio a avaliar o desempenho dos setores internos e, em casos necessários, realizar alterações nos planos da empresa com base nesse conhecimento. 

Um balanço bem-sucedido garante que as concessões continuem operando nos parâmetros financeiros exigidos pelas leis locais e federais, além de possibilitar identificar erros potenciais antes que causem problemas significativos no futuro. Este artigo explicará melhor sobre quão vital pode ser um bom fechamento contábil anual para as concessionárias. 

Ao final da leitura, você vai entender o que é um balanço anual adequado aos moldes atuais, sua importância e como você poderá fazer a melhor avaliação para o seu negócio, usufruindo dos benefícios que esse processo proporciona. Vamos lá? 

ENTENDA O QUE É UM BALANÇO DE FIM DE ANO EMPRESARIAL 

Para entender melhor o que é um balanço anual para﷟HYPERLINK "https://www.dealernet.com.br/blog/mais-produtividade-nas-concessionarias/"concessionárias, é preciso, primeiro, examinar as partes dessa etapa contábil. O balanço de final de ano é o processo pelo qual as empresas avaliam seus ativos, passivos e patrimônio líquido para determinar sua posição﷟HYPERLINK "https://www.dealernet.com.br/blog/5-segredos-de-uma-boa-gestao-financeira-para-lojas-de-veiculos/"financeira atualizada.  

Realizá-lo ajuda os administradores a monitorar acuradamente tráfegos financeiros, fiscais e operacionais durante um período específico (nesse caso, 12 meses). Ou seja, é por meio do balanço de final de ano que as empresas podem calcular seu lucro ou prejuízo (seu desempenho, em termos gerais) para o ano anterior. 

Portanto, podemos afirmar que o Balanço Anual tem como objetivo auxiliar as organizações a obter informações mais precisas sobre seus dados contábeis. Assim é mais fácil realizar a comparativa entre desempenhos e prever o futuro da organização, bem como identificar problemas e oportunidades. 

Assim, serve de ferramenta para﷟HYPERLINK "https://www.dealernet.com.br/blog/por-que-voce-precisa-trocar-seu-software-de-gestao-para-concessionaria-de-veiculos/"gerar informações que possam ajudá-la no processamento decisório e estratégico do negócio. 

A IMPORTÂNCIA DO BALANÇO DE FIM DE ANO 

É importante notar que essa etapa da contabilidade não é apenas uma﷟HYPERLINK "https://www.dealernet.com.br/blog/tecnologia-workflow-processos-na-concessionaria/"ferramenta estratégica: ela fornece informações cruciais sobre tendências financeiras no passado da empresa e possibilita aos gestores planejar melhor os próximos meses com base nas condições atuais — tanto do negócio quanto do mercado. 

O balanço de final de ano, essencial para determinar se a concessionária tem condições financeiras saudáveis, identifica erros potenciais no controle contábil interno — antes mesmo que causem dano significativo à reputação da marca e reduzam sua competitividade da empresa ou tragam prejuízos financeiros e fiscais. 

É extremamente importante para qualquer empreendimento, permitindo um planejamento estratégico muito mais preciso com base nos resultados alcançados durante todo o exercício do ano anterior. 

Ter acesso a esses dados possibilita uma melhor adaptabilidade do negócio, principalmente diante dos fatores imprevisíveis na vida moderna — ainda mais quando falamos de crises (causando falta de clientes ou de produtos) e inovações tecnológicas (necessidade crescente de investimentos em recursos e ferramentas operacionais atualizadas). 

SOBRE COMO FAZER UMA AVALIAÇÃO DO RESULTADO ANUAL 

Um dos primeiros passos para fazer uma avaliação do resultado anual é coletar e catalogar todas as informações necessárias para tal. É importante lembrar que esse processo envolve não somente os dados financeiros, mas também outros itens, como fluxo de caixa (previsíveis ou não), vendas líquidas etc. 

Além disso, uma concessionária deve definir padrões contábeis acordados com normatizações locais vigentes, sejam elas municipais, estaduais ou federais. 

Essencialmente, ter esse controle significa que houve um manejo profissional da contabilidade, utilizando ferramentas adequadas durante todo o período para ser analisado, fazendo um balanço final de exercício da empresa entre os meses de janeiro até dezembro do ano anterior. 

Entre os itens que podem ser considerados, separamos alguns deles. Confira, a seguir. 

MARGEM BRUTA 

Esse é o resultado líquido dos custos fixos e variáveis sobre as vendas. O cálculo dessa margem tem como base a subtração do total de despesas não relacionadas às operações da empresa (comissões, juros etc.) do valor bruto de todas as vendas realizadas durante o período. 

DESPESAS 

Essa é uma área que exige muita atenção. É necessário monitorar as despesas e verificar se elas correspondem aos planos estabelecidos no início do ano, além de analisar os gastos em relação às vendas ou lucros da concessionária para determinadas categorias (como energia, transporte etc.). 

RECEITAS 

Outro ponto importante a ser avaliado são as receitas. Aqui também merece um olhar sobre como estavam previstas nos planos iniciais e qual foi a realização durante todo o ano fiscal corrente comparando-se com períodos passados — levantamento realizado por meios contábeis formais, possibilitando, assim, visualizar o resultado relativo entre as receitas anuais. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE REALIZAR O BALANÇO ANUAL? 

Por principal, podemos considerar que ter melhores insights sobre onde investir recursos para obter retornos mais significativos no futuro e evitar desperdícios é uma das maiores vantagens dessa prática. Mas não é só isso — veja abaixo uma lista com os benefícios: 

  • mais facilidade para a organização fiscal: permitindo declarar impostos conforme a legislação fiscal vigente, mantendo cumprida a responsabilidade legal e contábil de sua concessionária;  
  • maior consciência financeira e atrai mais investimentos: além da obrigatoriedade fiscal, fazer um balanço anual também pode fornecer informações importantes para os administradores sobre a saúde financeira da organização. Isso facilita na tomada de decisões estratégicas mais precisas, pois saber onde investir dinheiro torna-se muito simples quando tem todos os dados bem consolidados no mesmo lugar.  
  • alocação de recursos mais eficiente: analisando os resultados financeiros anteriores, as empresas conseguem calcular seu potencial de lucro e como alocar recursos para maximizá-lo;  
  • redução das despesas operacionais: ter acesso às informações contidas no balanço anual pode permitir que as empresas identifiquem onde há desperdícios e possam realizar cortes nas despesas operacionais; 
  • maior confiabilidade para os investidores, acionistas e do público: por meio dos relatórios financeiros anuais, o público interessado na empresa tem maior conhecimento sobre a saúde financeira da companhia. Dessa forma, é possível tomar decisões mais assertivas e seguras, dando mais confiança para seus parceiros.  

Como vimos, realizar o balanço anual é extremamente benéfico para as empresas. O processo de fechamento do exercício fiscal prepara os relatórios patrimoniais e financeiros que permitem uma avaliação da situação atual da organização. 

E não apenas: o balanço de final de ano também ajuda na﷟HYPERLINK "https://www.dealernet.com.br/blog/concessionaria-digital/"tomada de decisões estratégicas, pois permite detectar erros contábeis passados ​​que precisam ser corrigidos no futuro, além também identificar áreas problemáticas que possam afetar negativamente o seu desempenho. 

Gostou do artigo? Escreva o que achou nos comentários! Já teve algum desafio com o balanço anual do seu negócio? Queremos ouvir você! 

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter:

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram