Logo Dealernet

10 novos meios de pagamento que você deve conhecer o quanto antes

10 novos meios de pagamento que você deve conhecer o quanto antes

Compartilhe:

O mercado evolui cada vez mais em quantidade e qualidade. Entre as medidas mais inteligentes que os gestores podem adotar nesse aspecto, destacamos os novos meios de pagamento que a internet oferece.

Neste artigo, você encontrará pelo menos seis oportunidades para diversificar a tecnologia de recebimentos e aumentar o potencial de atração para novas vendas por meio de ferramentas inovadoras.

Além disso, vai descobrir as principais vantagens que essas funcionalidades trazem ao negócio e os benefícios da adoção para se manter competitivo em relação às tendências do mercado. Confira!

1. QR Code

Qr Code é a abreviação de Quick Response Code (Código de Resposta Rápida, em português). Esse recurso funciona como um código em 2D e teve sua origem principalmente na indústria automobilística para garantir o rastreamento de veículos em estágio de fabricação.

Porém, a ferramenta passou a atender a vários outros ramos e funciona perfeitamente com aplicativos de decodificação a partir de dispositivos eletrônicos. Com isso, a transação não necessita de cartão físico para ser realizada.

Vantagens para o negócio

Uma das maiores vantagens é a praticidade. Logo, já não há mais desculpas para um cliente que esteja sem o cartão, pois basta realizar a compra pelo celular. Além disso, é possível efetuar transferências instantâneas e facilitar transações por meio de TEDs, DOCs e boletos.

Vantagens da adesão

Uma empresa que adota esse tipo de mecanismo potencializa sua credibilidade e possibilita o aumento do faturamento por meio da diversificação de recebimentos. Dessa forma, o cliente melhora sua confiança e tem mais alternativa para fechar uma compra.

2. Dispositivos móveis

O pagamento por dispositivos móveis acontece especificamente por aplicativos de celular. Nesse aparelho e em outros eletrônicos, como tablets e smartphones, o usuário tem a possibilidade de efetuar uma compra de forma rápida e fácil.

Vantagens para o negócio

Praticamente todo mundo usa smartphone. Quem comprova é a FGV por meio de estudo, e a expectativa é de crescimento cada vez mais expressivo. É bem provável que um consumidor esqueça um documento em casa ou no trabalho, mas nunca seu aparelho celular. O gestor inteligente vê isso como oportunidade e garante sua venda por meio desse dispositivo.

Vantagens da adesão

Uma das principais vantagens da adesão ao modelo de vendas por dispositivos móveis é o crescimento de potenciais clientes. Afinal, esse tipo de mecanismo garante a compra por qualquer dispositivo digital conectado à internet.

3. Carteira digital

Nesse mecanismo, o armazenamento de informações bancárias acontece em ambiente seguro. Também chamada de e-wallet, a carteira digital possibilita transações eletrônicas em operações de pagamento.

Vantagens para o negócio

A carteira digital representa mais um método de pagamento. Com ela, a empresa pode controlar as transações por meio dos aplicativos e democratizar a tecnologia de pagamentos aos usuários.

Vantagens da adesão

Mais uma opção inteligente, esse tipo de adesão amplia o poder de venda, pois oferece ao cliente um mecanismo que permite a guarda segura de dados de cartão de crédito, além da adição de dinheiro ao sistema para ser utilizado eletronicamente. Outras vantagens incluem as compras online e o armazenamento de um histórico automático de compras.

4. Criptomoedas

Entre os novos meios de pagamento impulsionados pela transformação digital, está a criptomoeda. Nessa modalidade de pagamento, a transação é realizada por meio de códigos convertidos em um valor real.

A administração acontece em carteiras digitais por dispositivos eletrônicos, e a tecnologia é desenvolvida com base em criptografia. Dessa forma, somente o destinatário consegue a decodificação.

Vantagens para o negócio

Cada vez mais, as empresas utilizam o bitcoin como possibilidade de transação financeira. No Brasil e no mundo, ainda há algumas barreiras de regulamentação, mas a aceitação pelas pessoas acaba impulsionando os estabelecimentos a adotar a tecnologia, que deve ser totalmente regulamentada mais adiante.

Vantagens da adesão

Ao adotar o modelo de pagamento por criptomoeda, o gestor acrescenta mais uma modalidade de recebimento, a qual incorpora um perfil de clientes mais empreendedor e com melhor poder aquisitivo.

5. Pagamento sem interação humana

Achou interessante esses novos meios de pagamento eletrônicos? Que tal conhecer uma modalidade sem interação humana? Algumas empresas como a Amazon Go já experimentam a tecnologia em supermercados, por exemplo.

Basta comprar e registrar no aplicativo próprio. A partir disso, a cobrança é realizada diretamente nas contas da empresa sem passar por uma caixa. Tudo também pode ser acompanhado pelo smartphone.

Vantagens para o negócio

Para o negócio, há a possibilidade de explorar a venda por meio de "prateleiras digitais", que automatizam o processo atualizando preços em tempo real. Dessa forma, a organização elimina erros em precificação e agiliza o fluxo de compra pelo cliente.

Vantagens da adesão

Como mais um mecanismo de digitalização de pagamentos, a compra sem interação humana alcança clientes mais exigentes que primam por velocidade em aquisições de produtos. Assim, a empresa adota um modelo com inteligência online e possibilita a personalização do atendimento.

6. Wearables

O plus do nosso artigo fica por conta das wearables, que são relógios, pulseiras e outros acessórios que evoluíram digitalmente e podem oferecer funcionalidades virtuais, como o pagamento eletrônico.

Wearables significa "vestíveis", em tradução livre para o português. São diversos acessórios que estão conquistando a simpatia das pessoas e se consolidando como alternativa de compra.

Vantagens para o negócio

O crescimento dessa categoria de eletrônicos é encarado como oportunidade de negócios, uma vez que há expectativa de popularização. Mais funcionalidades devem ser integradas, e a empresa poderá acompanhar o processo e conquistar pioneirismo em relação aos concorrentes.

Vantagens da adesão

A adesão ao modelo de pagamentos por wearables promete facilidade, agilidade e simplicidade em sua implementação, tanto a consumidores finais como às organizações.

Aos clientes, destaca-se a tecnologia NFC (Near Field Communication), que possibilita a troca de dados entre diferentes dispositivos sem que cabos ou sistemas wireless sejam utilizados. Ou seja, basta a aproximação física para garantir a transação comercial.

7. Reconhecimento facial

Graças ao avanço da tecnologia já é possível efetuar pagamentos por meio do reconhecimento facial. Nesse caso, o sistema consegue captar pontos únicos no rosto e definir um padrão geométrico que pode ser utilizado como uma senha. Apesar das diferenças físicas que nos tornam únicos, temos características em comuns que não se alteram.

Então, o software realiza o mapeamento desses pontos para criar um padrão geométrico e algoritmo. No momento de realizar o reconhecimento facial, o sistema reconhece os pontos registrados e monta o padrão definido como um quebra cabeça.

Para utilizar esse meio de pagamento, é preciso que você faça o registro do seu rosto por meio de um sistema que utiliza a câmera do seu celular. Nesse caso, o software vai mapear as características dos olhos, a distância entre eles, o formato do nariz, boca, queixo e bochechas. Esse mapeamento é arquivado em forma de algoritmos e reconhecido por meio de cálculos.

Vantagens para o negócio

Tendo em vista que estamos vivendo uma era digital, fica claro a importância de se adequar às mudanças provocadas pelos avanços da tecnologia. Dessa forma, a disponibilização desse meio de pagamento é fundamental para dispor de diferenciais competitivos que atraiam os clientes.

Vantagens da adesão

Devido ao avanço da tecnologia, o reconhecimento facial foi aprimorado e, hoje, é considerado um dos controles de acessos mais seguros. Ao dispor desse recurso, você ganha

  • mais rapidez nas transações;
  • maior segurança — exceto em casos de gêmeos idênticos, o rosto contém características individuais que reduzem os riscos de fraudes;
  • elimina o contato físico — desde que se iniciou a pandemia, o reconhecimento facial foi um dos meios de pagamento mais utilizados, pois dispensa a necessidade de contato físico;
  • possibilidade de integrar outros dispositivos.

8. Biometria

A biometria é uma tecnologia que se popularizou rapidamente, após a criação de dispositivos móveis com acesso biométrico. Nesse caso, ao fazer algum tipo de transferência ou pagamento de forma digital, o aplicativo solicita o acesso biométrico para confirmar a transação.

Sendo assim, a biometria nada mais é do que uma tecnologia que utiliza características físicas únicas de uma pessoa, como a digital ou a íris, para ser uma chave de acesso. Devido a sua praticidade, o acesso biométrico já está bem presente não somente nos dispositivos móveis, mas em bancos, caixas eletrônicos, lotéricas e assim por diante.

Vantagens para o seu negócio

Como mencionamos, a biometria tem sido uma das tecnologias mais utilizadas pelos brasileiros. Sendo assim, ao disponibilizar esse meio de pagamentos, você não só aumenta a segurança do processo de pagamento evitando, assim, o risco de fraudes, como também eleva a lucratividade da empresa.

Isso porque além de ser uma opção para o cliente, a biometria é uma solução que salva até mesmo os consumidores que saíram de casa sem a intenção de gastar, mas mudaram de ideia ao se depararem com uma oferta interessante.

Nesse caso, o consumidor não precisa se desesperar se por um acaso esquecer o cartão ou o dinheiro em casa. Quanto ao lojista, a vantagem é que ele não perde a chance de realizar uma venda e atrair o cliente. Além disso, o uso da biometria permite que o empreendedor consiga otimizar o processo de compra e pagamento garantindo que o cliente tenha uma boa experiência.

9. Pix

O pix é uma modalidade nova de pagamento, mas já mostrou que veio pra ficar. Isso porque, antes de existir o pix, as transferências bancárias e pagamentos tinham que ser feitos em horários específicos e o valor demorava algumas horas para ser debitado.

Além disso, quando as transações eram feitas entre bancos diferentes era cobrado uma taxa. Após o surgimento do pix, todas essas limitações foram eliminadas. Isso porque o pix é um tipo de pagamento eletrônico instantâneo criado pelo Banco Central. Por meio dele, pessoas físicas e jurídicas podem realizar transferências e efetuar pagamentos a qualquer hora e dia para qualquer instituição financeira.

E o melhor: todas as transações são feitas de forma gratuita e imediata. Isso porque você recebe a notificação de envio e recebimento do pagamento em poucos segundos. Sem contar que para cadastrar uma chave pix, além de ser gratuita é muito fácil. Ou seja, o pix surgiu para simplificar e inovar o processo de pagamento. Por esse motivo, se tornou tão popular nos dias de hoje.

Vantagens para o negócio

As vantagens do pix, são muito similares ao uso da biometria. Tendo em vista a praticidade do pix, vale a pena disponibilizar essa opção de pagamento, pois além de facilitar a vida do cliente e garantir que ele tenha uma experiência de compra positiva, você não corre o risco de perder uma boa oportunidade de venda.

Vantagens da adesão

Tentar acompanhar as inovações tecnológicas é fundamental para não ficar na mão. Afinal, quem nunca esqueceu a carteira em casa, porque saiu apressado, e precisou voltar, pois necessitava do dinheiro ou cartão?

Agora, imagine a mesma situação, mas com o pix. Note que a necessidade de voltar para trás e perder ainda mais tempo é dispensada, pois você consegue fazer o pagamento em qualquer hora e lugar apenas com o dispositivo móvel. Além disso, o pix é gratuito, rápido e prático.

E não pense que o pix é uma solução que atende somente a necessidade do nosso exemplo. Isso porque por meio do pix, você consegue fazer transferências e pagamentos de qualquer valor quantas vezes quiser apenas com alguns cliques. Por isso, não perca tempo, procure sua instituição financeira e faça o cadastro da sua chave pix e aproveite as vantagens dessa tecnologia.

10. Links de pagamento

O link de pagamento é outra alternativa bastante interessante para pequenos empreendedores, principalmente, aqueles que estão começando agora no mercado. Isso porque facilita o processo de compra e venda quando o cliente não pode ir até você ou não consegue fazer uma transferência.

Vantagens para o negócio

Quando o empreendedor utiliza o link de pagamento para realizar suas vendas ele tem como vantagem a possibilidade de vender a distância ou pelo Instagram, Facebook. Além de atender encomendas e vendas por atacado. Ou seja, o link de pagamento também facilita bastante a interação entre a empresa e o cliente.

São funcionalidades muito interessantes não é mesmo? Vale a pena se aprofundar em uma ou mais modalidades e considerar sua implementação para aumentar a viabilidade de novos clientes. Todos esses novos meios de pagamento são práticos, seguros e inteligentes.

Gostou de conhecer os novos meios de pagamento digitais? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter.

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter:

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram