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4 ferramentas indispensáveis e tecnologia na gestão de concessionária

4 ferramentas indispensáveis e tecnologia na gestão de concessionária

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Administrar bem é fundamental para manter a saúde de uma organização, elevar a produtividade e alcançar bons resultados. Em tempos digitais, além disso, é muito importante saber usar tecnologia na gestão de concessionária.

As ferramentas virtuais aceleram processos longos e facilitam análises e avaliações. Dessa forma, é importante que o gestor de concessionárias adote esse recurso de forma inteligente, para qualificar seu trabalho.

Este artigo tem o objetivo de fornecer uma orientação focada nesses tipos de tecnologia. A partir de agora, você entenderá melhor a importância de 4 ferramentas indispensáveis para a gestão e por que investir nelas. Confira!

Qual a importância das ferramentas de gestão?

Sistemas de gestão são importantes para garantir um nível de competitividade no mercado das concessionárias. Com eles, toda a rotina diária é controlada, centralizada e aprimorada, tornando o acesso mais ágil e aumentando a produtividade.

Há várias soluções de gestão que podem auxiliar gestores, sendo desenvolvidas com características próprias e funcionalidades de acordo com as demandas específicas de cada empreendimento.

Dessa forma, é possível implementar sistemas digitais que atendam a setores como vendas, financeiro e contabilidade, entre outros. Em cada caso, o sistema de gestão para concessionária de veículos trabalhará, relacionará e disponibilizará dados para análise, consulta e informação. Em linhas gerais, um sistema de gestão pode trazer os seguintes benefícios para uma concessionária:

  • otimização de resultados;
  • maior flexibilidade organizacional;
  • redução de custos;
  • melhora na comunicação e no atendimento ao cliente;
  • flexibilidade para inovação.

O valor desses benefícios para uma gestão é inegável. No caso de uma concessionária, alguns sistemas têm prioridade de implementação por apresentar funcionalidades especiais para esse tipo de administração. Acompanhe agora alguns dos principais.

Quais as principais ferramentas?

Para cada uma das 4 ferramentas relacionadas a seguir, você verá uma base de funcionalidade, características e como utilizá-las para auxiliar no crescimento do negócio, mas lembre-se de que outras tecnologias mais específicas também podem ser aplicadas. Veja!

1. Software DMS

Um software de gestão DMS (sistema para concessionária de veículos) desenvolvido para o setor automotivo fornece uma visão aprimorada de todas as áreas e departamentos de um negócio. Setores como a oficina, vendas, estoque, financeiro, contábil e fiscal são englobados na gestão e integrados para extrair os melhores resultados.

Por meio dessa solução completa, é possível atender às necessidades da organização, incorporar o conceito de fluxo de tarefas e manter o alinhamento e evolução contínuos de todos os processos.

Além disso, a ferramenta DMS agiliza a tomada de decisão, fornecendo informações em tempo real a gestores e podendo também ser hospedada em cloud, reduzir custos e proporcionar mais mobilidade para a concessionária.

2. Workflow

Um sistema de workflow, como o da Dealernet, pode impulsionar o crescimento de uma concessionária de várias maneiras. De imediato, todas as áreas serão integradas, e a dificuldade de relacionamento e comunicação pode ser sanada por completo, já que é comum que sejam utilizados sistemas próprios para cada departamento ou até planilhas eletrônicas, que tornam o controle de dados muito disperso.

Quando um vendedor necessitar de uma análise financeira para verificação do potencial de crédito de um cliente, por exemplo, terá uma plataforma integrada que agilizará a comunicação e registrará esse tipo de interação, permitindo mensurações futuras e embasando estratégias para tomadas de decisão mais acertadas.

Além de melhorar a comunicação, reduzir a infraestrutura, redefinir e aprimorar os processos, um sistema de workflow também pode incorporar softwares CRM. Isso é importante para auxiliar na integração com outros parceiros e toda a parte operacional. Nesse caso, é possível montar um fluxo de agendamento e direcionar propostas de acordo com as particularidades de um cliente. Veja mais sobre CRM.

3. CRM

Usada separadamente ou acoplada a um sistema mais completo de gestão, a ferramenta CRM (Customer Relationship Manager) é elaborada para melhorar o foco no atendimento ao cliente e aprimorar o relacionamento dele com a organização.

Nesse caso, é possível integrar essas aplicações à estratégia de marketing e aos processos de negócios. Identifique, acompanhe e gerencie o relacionamento com o público-alvo e garanta a sua satisfação. Veja algumas das principais vantagens de um sistema CRM:

  • otimização de estratégias de marketing;
  • auxílio na tomada de decisão;
  • conhecimento do perfil de cliente e seus hábitos;
  • fidelização de clientes;
  • customização para o atendimento das necessidades específicas da organização.

4. Business Intelligence

A ferramenta Business Intelligence — ou Inteligência de Negócios — serve para unificar a gestão da concessionária. O objetivo é ampliar a visão de gastos e relacionar informações e outros dados importantes, como do estoque.

Considerando que o estoque é uma área-chave nesse contexto, o Business Intelligence aparece como uma ferramenta indispensável de tecnologia na gestão de concessionária. É possível evitar pausas de produção e prejuízos financeiros. Além disso, pode apontar colaboradores com baixa produtividade e auxiliar o gestor sobre o que explorar para melhorar a performance.

Por que investir em tecnologia?

É muito importante investir em tecnologia, mesmo em tempos de crise, para ganhar em vantagem competitiva, otimizar processos e evitar decisões erradas que possam comprometer o sucesso do negócio.

transformação digital é particularmente eficaz para melhorar a gestão de concessionárias, pois levanta mudanças na cadeia produtiva, tornando-a mais enxuta e eficiente. Além disso, permite automatizar a fábrica e oferecer suporte ao cliente antes, durante e depois de aquisições.

A montadora Fiat, por exemplo, já desenvolveu aplicativos para sistema Android que auxiliam no relacionamento com o cliente, simplificando e agilizando a interação em solicitações de revisões e serviços.

O uso de tecnologia na gestão de concessionárias traz uma série de impactos positivos à administração do negócio. A implantação correta deve otimizar o uso dos recursos, trazer conectividade à cadeia produtiva e melhorar o relacionamento com o cliente. Acompanhe agora algumas dicas especiais de aplicação:

  • digitalize documentos e diminua custos com salas e papéis;
  • armazene as informações em nuvem para acesso a qualquer hora e lugar;
  • use CRM para garantir o sucesso do relacionamento com o cliente.

Chegamos ao final deste artigo. Cabe a você, agora, reconhecer a importância das ferramentas e buscar meios práticos de implementação e aprendizagem.

Uma empresa especializada pode ser crucial para o sucesso desse plano. Pensando nisso, torne o seu investimento em tecnologia mais inteligente e eficaz. Estamos prontos para atendê-lo e oferecer soluções personalizadas e inteligentes para o uso de tecnologia na gestão de concessionárias. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossas plataformas!

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