A transformação digital impulsiona uma série de mudanças em todos os nichos de negócio. No mercado automotivo não é diferente. A cada ano as transições ficam ainda mais fortes e desafiadoras.
A questão já está acima da sobrevivência! Quem não acompanha tendências e perspectivas está fadado ao fracasso. Se você ainda estiver reticente em relação a isso, vale conferir os números que separamos entre 2019 e 2020 para atestar as fortes transformações.
Então prepare-se para descobrir o que aconteceu no mercado no ano de 2019 e o que podemos esperar para 2020. Saiba os modelos e categorias de maior destaque e adquira mais base para seus planejamentos e estratégias. Confira!
Como foi o mercado em 2019?
Segundo a InfoMoney, 223 mil automóveis foram vendidos até setembro de 2019. Em relação ao mesmo período em 2018, quando foram vendidas quase 205 mil unidades, houve um crescimento de aproximadamente 9%.
Em números acumulados foram comercializados quase 2 milhões de carros contra 1,780 milhão no ano passado. A porcentagem de crescimento nesse cálculo ficou em aproximadamente 8,7%.
Destaque para furgões e SUVs, cada um com suas particularidades. No primeiro caso, concluímos que o empresariado, seja pequeno ou médio, está investindo no transporte de cargas pequenas para o seu negócio.
No caso dos SUVs, já começamos a perceber fortes tendências das montadoras em investir nesse segmento, com maior destaque para a Jeep e seus modelos Renegade e Compass. A categoria está entre as mais queridas pelos brasileiros.
No caso das motos, foram produzidas até setembro em torno de 836 mil unidades, com alta de 7,5% em relação ao mesmo período em 2018. Acompanhe os estudos revelados pela Abraciclo.
Quais as perspectivas para 2020?
Desde 2014, em fórum realizado no Salão do Automóvel de São Paulo, o sócio da McKinsey & Co., Bjorn Hageman revelou que os preços de veículos não poderiam aumentar muito em relação a custos e exigências regulatórias.
Uma forte tendência revelada foi em relação a conectividade de veículos que impulsiona o uso de aplicativos de internet. O ambiente online será cada vez mais decisivo para vendas e as visitas às concessionárias estarão mais limitadas a atestar a qualidade de um produto.
As pesquisas de mercado e dados mencionam o crescimento da produção de motos e veículos leves. Entre os principais modelos de automóveis buscados por brasileiros destacamos carros híbridos, com combustão interna e motor elétrico.
Os consumidores também estão cada vez mais com exigências específicas em relação a acessórios de veículos e vendas mais personalizadas com base nas opções tecnológicas que vêm sendo implementadas.
Segundo pesquisa Executiva Automotiva Global (GAES), os investimentos na indústria automotiva devem se concentrar em três forças disruptivas: veículos elétricos, conectados e serviços de mobilidade por demanda.
Destacamos que é fundamental ter estratégia e planejamento na gestão da concessionária para acompanhar o desenvolvimento do mercado. Soluções digitais e maior foco em serviços são alguns dos pontos que merecem maior atenção.
Chegamos ao final do nosso artigo. Nele foi possível conhecer os principais números de 2019 e vislumbrar tendências e perspectivas para 2020. Esses números são importantíssimos para lojas e concessionárias atenderem bem o público-alvo e superar concorrentes.
Viu como o mercado automotivo promete estar ainda mais aquecido em 2020? Aproveite a oportunidade e compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais!