Logo Dealernet

Saiba como serão as lojas do futuro e esteja preparado para elas

Saiba como serão as lojas do futuro e esteja preparado para elas

Compartilhe:

Entre os gestores modernos, principalmente aqueles que perseguem resultados mais consistentes e sustentáveis, uma pergunta — tão estratégica quanto essencial — tem sido cada vez mais comum: como serão as lojas do futuro? Nas concessionárias, que experimentaram grandes transformações nos últimos anos e continuam sofrendo mudanças significativas cotidianamente, as oportunidades são vastas e devem ser aproveitadas.

Se você está sempre atento às tendências do mercado e busca táticas inovadoras para maximizar a competitividade do seu negócio, é bom se aprofundar no assunto! É hora de entender quais são as apostas do futuro e, assim, tomar a iniciativa de construí-lo na sua concessionária todos os dias.

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o conceito de lojas do futuro e saberá também quais aspectos são pertinentes para o varejo automobilístico. Além disso, apresentaremos algumas das principais tendências do mercado, indicando possíveis rumos para nortear suas decisões gerenciais na busca por um horizonte de negócios ainda mais produtivo, perene e rentável. Boa leitura e ótimos insights!

Como serão as lojas do futuro?

Phillip Kotler, famoso estudioso da administração e do marketing modernos, escreve que o futuro não está à frente, mas já aconteceu. O pensamento é emblemático e contribui para mobilizar gestores engajados, ressaltando a urgência de pensar nos negócios de modo coeso, estratégico e inovador.

O varejo contemporâneo, de fato, já mudou muito. Qualquer líder do segmento, independentemente do nicho a que se dedica, pode observar a cadeia de mudanças pelas quais passa o comércio: com a introdução de novas tecnologias e a partir do deslocamento das preferências de consumo, o que antes funcionava perfeitamente passa a requisitar ajustes iminentes. Para sobreviver, e continuar lucrando, as empresas precisam se reinventar.

Na prática, as lojas do futuro misturam conceitos e formatos. Enquanto o e-commerce, por exemplo, registrou crescimento de 12% em 2018, faturando mais de R$ 53 bilhões, uma pesquisa com lideranças ativas demonstrou que 82,4% dos empresários acreditam que a loja física continuará sendo viável, além de importante à estratégia de negócios. O panorama ressalta que o futuro é multicanal e que a diferenciação está justamente na capacidade de lidar com a complexidade dos cenários e das ferramentas disponíveis.

Para entender e aplicar as melhores práticas do varejo, reconhecendo a relevância de enxergar adiante, convém avaliar quais fatores têm destaque no mercado moderno — inclusive no ambiente altamente competitivo das concessionárias. Em essência, as lojas do futuro certamente alimentam uma produtiva relação de interdependência com, por exemplo:

  • a evolução tecnológica, que não apenas disponibiliza novas ferramentas de gestão (tais como um sistema integrado do estoque ao pós-venda), mas também aprimora processos que há muito estão alinhados aos objetivos da organização;
  • as preferências do cliente, cujas demandas e desejos também são influenciados pelas mudanças tecnológicas e sociais, suscitando a necessidade de formatar ofertas mais atrativas de acordo com o perfil de público;
  • a personalização de ofertas, que, em certa medida, associa os dois fatores anteriores (tecnologia e apelo de mercado) para customizar produtos e serviços atrativos aos consumidores, aumentando a relevância da marca e motivando a jornada de compra.

Diante disso, não seria equivocado dizer que as lojas do futuro são, sem dúvida, um desafio bastante expressivo aos gestores contemporâneos. Por outro lado, também representam uma excelente oportunidade de inovar, de surpreender e de encabeçar uma mudança inevitável — e que pode reservar lucros expressivos.

Quais são as principais tendências para o futuro do varejo?

A essa altura, você provavelmente está convicto de que o futuro já começou e de que, para manter a competitividade de sua concessionária, é preciso lançar mão de táticas alinhadas às demandas de um varejo transformado. Para alavancar operações e resultados, certifique-se de conhecer (e aproveitar) algumas das principais tendências!

Automação em todo o fluxo

A automação de processos é uma das grandes oportunidades de inovação nas lojas do futuro. Para as concessionárias, por exemplo, a estratégia desponta como uma das mais pertinentes, uma vez que garante a integração de rotinas e a transparência de processos.

Ao automatizar operações, o varejo do futuro ganha mais autonomia para aperfeiçoar fluxos internos. O retrabalho, por exemplo, deve ser suprimido para garantir margens de lucro maiores. Da mesma forma, a centralização de informações permite que os colaboradores sejam mais ágeis e efetivos em suas demandas — exatamente o que os consumidores das lojas do futuro exigem.

Personalização de ofertas

O atendimento personalizado é a chave para uma experiência de compra de excelência. Nas lojas do futuro, as duas coisas estão interligadas e devem caminhar juntas de modo a promover retornos mais significativos e perenes.

Nas concessionárias do futuro, a customização de mensagens e/ou ofertas, de acordo com os dados coletados, abre um horizonte de possibilidades. A partir do momento em que as informações do negócio são sistematicamente coletadas e armazenadas em um software de gestão pra concessionária é possível lançar mão de estratégias inovadoras para maximizar os resultados operacionais.

Imagine, por exemplo, analisar o histórico de compras da loja. Caso o líder identifique um volume significativo de clientes que não retornam à loja há muito tempo (6 meses ou 1 ou 2 anos, dependendo do seu modelo de negócio), pode-se criar uma campanha personalizada para atraí-los novamente, buscando converter novas compras e fidelizá-los.

Humanização em primeiro lugar

A tecnologia é, acima de tudo, um catalisador de negócios. Nas lojas do futuro, que são hiperconectadas e visam à produtividade de suas operações, aparatos tecnológicos certamente não devem ser encarados como inibidores de um atendimento humanizado. Pelo contrário!

O consumidor moderno é extremamente exigente e precisa encontrar respaldo e suporte a cada compra — principalmente no caso de produtos de alto valor agregado, como é o caso das concessionárias. Por isso, as lojas mais lucrativas são aquelas que conseguem associar tecnologia (para alavancar burocracias e procedimentos) e humanização (para gerar confiança e fidelização).

Interação em produtos e serviços

Produtos e serviços que interagem são uma grande tendência nas lojas do futuro. A Inteligência Artificial, antes vista com certo ceticismo, está ao alcance das empresas que apostam em inovação e eficiência.

Nas concessionárias, o recurso pode garantir mais interação — com produtos e serviços oferecidos — e aproximar os consumidores da loja. É possível, por exemplo, viabilizar um chatbot permanentemente disponível para tirar dúvidas e agendar revisões. Da mesma forma, a AI permite a integração da cadeia produtiva, gerando decisões mais cristalinas e acertadas.

Como se preparar para a loja do futuro?

O volume de informações sobre o varejo de amanhã ressalta que a mudança precisa começar hoje. As empresas que negarem o imperativo tecnológico e negligenciarem as alterações de consumo estarão fadadas ao fracasso. Sua concessionária precisa investir em mecanismos capazes de maximizar processos, alavancar operações e potencializar retornos — e para já!

Se você ainda não sabe como se preparar para como serão as lojas do futuro, é hora de repensar estratégias e de estudar a aplicação de novas tecnologias e processos. Para que sua empresa se mantenha competitiva e lucrativa, a mudança deve começar agora.

É provável que o conteúdo tenha despertado em você a vontade de experimentar novas estratégias e validar modelos diferentes. Lembre-se de que, mais do que refletir a respeito do tema como serão as lojas do futuro, é importante tomar a iniciativa de torná-lo real.

Aproveite para compartilhar sua experiência conosco e, claro, para interagir com outros gestores engajados na mudança. Deixe seu comentário e participe da discussão sobre o futuro do varejo. Assine a nossa newsletter e até a próxima!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram