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Startups e inovação no setor automotivo: veja o que está acontecendo no setor

Startups e inovação no setor automotivo: veja o que está acontecendo no setor

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Brasileiros são apaixonados por carros. Isso pode até ser verdade, mas, com certeza, não é o maior e único motivo para que se veja cada vez mais startups e inovações no setor automotivo.

A verdade é que esse é um mercado extremamente rentável e que está em constante flerte com inovações e novas tecnologias, sejam elas instaladas nos veículos, sejam elas soluções para o melhor uso ou forma de aquisição desses bens.

Nesse sentido, é possível dizer que o futuro já está aqui. Quer saber quais são as apostas de startups e soluções destinadas ao setor? Confira uma lista inspiradora!

Principais demandas e carências que viraram foco das inovações

Dispositivos de rastreamento, telemetria ou uso da Internet das Coisas (IoT) para monitorar veículos ou calcular seguros. As inovações surgem focando as carências dos processos ou consumidores, otimizam suas performances e ainda causam outros efeitos positivos para todos envolvidos.

Usar uma plataforma IoT para cálculo de apólice de seguros automotivos, por exemplo, permite que uma série de dados e leituras do veículo sejam considerados, como o modelo do veículo, distância percorrida, histórico de acidentes e incidentes com carros similares e, claro, o estilo de condução do condutor.

Além de garantir que os preços cobrados pelos seguros sejam mais personalizados, esse estudo também incentiva que os motoristas sejam mais conscientes na direção, ou seja, nesse caso, a inovação garante a redução do acionamento do seguro, melhoria da segurança do condutor e do trânsito em geral.

Otimização do processo de venda

Algumas inovações além de focar na experiência do cliente ou motorista, também, se dedicam à otimização dos processos de vendas das concessionárias. Assim, promovem redução de custos, tornam as etapas de vendas mais ágeis e contribuem para um relacionamento mais personalizado e significativo com o cliente.

Do ponto de vista do gestor, quanto mais eficientes forem seus processos, melhores serão os resultados.

São bons exemplos as soluções que contemplam a digitalização dos processos, fluxos de tarefas e a gestão integrada de setores do negócio viabilizada através de um poderoso DMS, a velocidade no relacionamento com parceiros e a precisão nas informações em tempo real para gestão de frota e redução de custos.

Melhoria da experiência do comprador

O Big Data de empresas do setor automotivo agora pode ser utilizado para a personalização de seus atendimentos e processos comerciais. Isso permite criar melhores ofertas, negociações e, assim, fidelizar o cliente a uma concessionária.

Empresas com foco mais específico, como a revenda de frotas de carros para indústrias e comércios de grande porte, usufruem ainda mais ativamente de tais soluções, pois um de seus pilares comerciais é a gestão do relacionamento com seus clientes.

Melhorias para a relação com a sociedade

As startups e suas inovações também focam seus impactos no ambiente e sociedade que habitam, ou seja, suas contribuições englobam todos os elementos do cenário: empresas, compradores e sociedade. Nesse sentido, a forma como os veículos serão utilizados e seus desempenhos mais econômicos e ecologicamente corretos são alguns exemplos de otimização.

Dados sobre a inovação no setor automotivo

A aceleradora Liga Ventures divulgou um levantamento em agosto de 2017 sobre as startups que focam no mercado automotivo e os números surpreendem:

  • 28% delas estão focando na área logística;
  • 27% em recursos que otimizam a mobilidade;
  • 22% em tecnologia aplicada;
  • 23% focam na tecnologia automotiva; e
  • 70,9% delas estão na região sudeste.

Esses números refletem as demandas do setor e a região onde o maior volume de interessados pode estar instalado. Isso não impede, porém, que tais soluções sejam replicadas para as demais regiões do país.

Startups e inovações no setor automotivo para investir

A inclusão de tecnologias no processo de fabricação de veículos e até mesmo aquelas disponíveis para os próprios motoristas são um capítulo à parte das inovações automotivas.

Analisar as mudanças desse mercado por outro prisma, no entanto, demonstra o quanto elas estão cada vez mais fazendo parte da rotina das empresas e da prestação de serviços ao comprador.

Distribuição de veículos novos

A forma de comprar carro hoje consegue ser muito mais inovadora. A prova disso são empresas como Instacarro e Shift Car.

Essas empresas fazem uma seleção minuciosa dos veículos, especializam-se em suas performances e, então, enviam seus especialistas até um interessado. Todas as dúvidas são sanadas nesse contato e a partir da decisão de compra, todo o trâmite burocrático é gerenciado pela empresa.

Depois de seu uso, em uma eventual revenda, além de uma cotação justa, o benefício da otimização também estará presente.

Soluções para mobilidade e compartilhamento

A mobilidade urbana preocupa fabricantes e compradores de veículos. Os engarrafamentos são frequentes e a emissão de poluentes cada vez maior. Atuando contra o progresso desse cenário estão empresas como a Moobie, que, basicamente, intermedeia o aluguel de carros entre proprietários que não usam muito seus veículos e pessoas que precisam deles por alguma situação.

O conceito de mobilidade também está sendo amplamente trabalhado pelas fabricantes, e a mais recente delas é a VW. A partir de 2019, a divisão do negócio criada sob o nome Moia vai gerenciar o serviço de compartilhamento de carros elétricos em seus principais mercados.

Assistências e amenidades para os motoristas

Sistemas de conectividade como o OnStar ofertado pela General Motors explicam bem essa tendência. Mediante assinatura mensal, o motorista usa recursos de localização, concierge e chamadas de emergência.

Os sistemas de conectividade podem ser classificados como V2G ou V2X, sendo que no primeiro modelo, os dados da performance do veículo são cruzados e associados para trazer informações relevantes para o motorista, como a direção automática para melhorar o consumo ou programações automáticas para carregamento dos carros elétricos.

Já o V2X, que tem sido desenvolvido entre outras empresas, pela NVIDIA, é uma tecnologia do tipo wireless e conecta o carro a todas as fontes de dados possíveis, garantindo que ele veja, pense e aprenda a fazer uma condução mais segura para os passageiros, seja passiva ou ativamente.

Segurança de dados dos veículos tecnológicos

Automatizando cada vez mais seus veículos e permitindo que eles se conectem via internet, é mandatório elevar sua segurança contra atos maliciosos de ataque aos seus dados.

É o que a Argus Cyber Security desenvolve: uma espécie de antivírus nos moldes dos computadores tradicionais. Assim, impede que ataques realizados por bluetooth, smartphone e outras conexões wireless comprometam os computadores de bordo e demais tecnologias.

Veículos empáticos

Carros que usam sensores para medir as emoções de seus passageiros, assim como seus sinais de saúde. A Neteera desenvolveu uma tecnologia que permite avaliar batimentos cardíacos, respiração e outros sinais do organismo que podem indicar fadiga, sonolência e níveis de estresse do motorista e seus passageiros.

Como é possível concluir, a tendência é que, com o constante estudo do novo comportamento de uso dos veículos, as fabricantes comecem a mudar seus projetos para atender cada vez mais as necessidades de seus usuários.

Consegue imaginar as interações entre seu negócio e tais mudanças que startups e inovações no setor automotivo estão propondo para o mercado? Quer discutir essas ideias com sua equipe e parceiros? Ou, quem sabe, deixar seus contatos profissionais e clientes por dentro das novidades e tendências do setor automotivo? Então compartilhe agora mesmo esse post em suas redes sociais!

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