Logo Dealernet

5 segredos de uma boa gestão financeira para lojas de veículos

5 segredos de uma boa gestão financeira para lojas de veículos

Compartilhe:

Quer saber como potencializar a gestão financeira para lojas de veículos? Então, este artigo foi feito para você.

Uma boa gestão financeira para lojas de veículos não é apenas uma medida prudente. É possível otimizar os resultados, mas para isso, há alguns segredos que só os melhores gestores aplicam.

O fato é que, após muitos estudos e vivências, é lógico que os administradores encontrariam práticas mais acertadas e que contribuíssem para superar desafios e vencer concorrentes.

Então, preparamos este artigo justamente para revelar pelo menos cinco segredos especiais para a boa gestão financeira. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e aprimorar seu controle financeiro. Confira!

A importância de uma boa gestão financeira

Todo empreendimento, independentemente da área de atuação, tem um objetivo em comum: se tornar uma empresa consolidada e referência no segmento. No entanto, são poucas as que alcançam esse objetivo. A razão disso está na má gestão, principalmente, do setor financeiro.

Por esse motivo, ter uma boa gestão financeira é indispensável para o sucesso do negócio. É por meio de uma gestão eficiente que você consegue garantir uma administração correta dos recursos, bem como dos investimentos e promover assim o crescimento e fortalecimento da empresa.

Além disso, uma gestão financeira bem estruturada evita desperdícios, reduz os custos e gera mais economia. Logo, tem como retorno o aumento dos resultados e a maximização dos esforços. Diante disso, fica claro que quanto maior for qualidade e eficiência da gestão financeira maior serão os resultados vistos a curto, médio e longo prazo.

Não podemos deixar de mencionar que uma gestão financeira de qualidade aumenta a segurança do seu negócio principalmente em períodos de crise ou baixa sazonalidade. Quando o caixa está no azul, a empresa consegue facilmente se manter durante os momentos de poucas vendas.

Isso porque uma boa gestão é a forma mais segura de garantir que sua empresa permaneça operando de forma consistente e mantendo sua margem de lucros. Além do mais, sabemos que a gestão de lojas e concessionárias de veículos sempre envolve altos valores. Isso por si só já representa um excelente motivo para considerar de maneira especial o lado financeiro.

Entre as diversas vantagens destacamos, principalmente, a segurança do patrimônio da concessionária, que, se bem gerida, contará sempre com credibilidade no mercado, regularidade fiscal, além da visão ampliada para novas oportunidades de negócio e otimização de vendas. Outros benefícios envolvem:

  • alinhamento com o processo organizacional;
  • integração com a estratégia do negócio;
  • melhor aproveitamento de recursos;
  • aprimoramento de resultados;
  • entre outros.

O ápice da boa gestão acontece a partir da adoção de um bom sistema informatizado, que automatiza uma série de ações e aprimora a administração de forma geral. Por outro lado, quando não há uma preocupação efetiva com a gestão financeira, as consequências são desastrosas.

Isso porque, além de correr um grande risco de fechar as portas, durante o período de atividades sua empresa se submete a uma série de dificuldades que desgastam o negócio e comprometem seu desempenho. Sendo assim, até o final do artigo conheceremos os benefícios desse segredo e como implementar.

Acompanhe agora o que você precisa fazer para trazer excelência para sua gerência financeira.

9 Dicas de como fazer uma boa gestão financeira

Agora que você já sabe a importância de investir em uma boa gestão financeira, confira as melhores dicas para você conseguir otimizar a gestão financeira da sua concessionária e garantir o sucesso da sua empresa.

1. Realize um acompanhamento rigoroso de fluxo de caixa

Bom, se você deseja aprimorar sua gestão financeira é fundamental acompanhar toda e qualquer movimentação em dinheiro no caixa. Ou seja, controle todas as entradas e saídas de capital.

Esse monitoramento e controle deve ser altamente rigoroso com fechamentos diários e mensais não só em vendas como em gastos fixos, manutenção e outros custos. Parece meio óbvio, mas é a partir daí que o gestor encontra solidez para pensar novos planejamentos e estratégias de crescimento da concessionária. Após esse acompanhamento você terá:

  • informações mais precisas e acessíveis;
  • segurança e controle de dados;
  • eliminação de duplicidades;
  • redução de retrabalho etc.

2. Acompanhe constantemente os demonstrativos de resultados

Essa medida visa retornar com precisão a diferença entre valores de entrada e saída na concessionária. O acompanhamento adequado dos demonstrativos de resultados melhora a clareza das informações para o gestor e otimiza:

  • o controle de prazos;
  • o detalhamento de relatórios;
  • a regularidade tributária e fiscal;
  • a adimplência organizacional.

Então, atente aos detalhes sobre o controle de custos de mercadorias, além de despesas fixas e variáveis. Monitore essas informações com a frequência adequada de maneira que não passem informações sem registro.

Finalmente, destacamos o valor dos demonstrativos para embasar decisões e diagnósticos para os gestores por meio de relatórios de performance. Para uma retirada mais precisa e profissional é válido o uso de uma plataforma digital para a gestão financeira.

3. Faça um inventário do negócio

Uma boa dica é inventariar a concessionária. Dessa forma você terá o valor preciso em relação ao mercado, incluindo todos os automóveis, equipamentos e pertences complementares que a loja tem.

Essa medida também se relaciona com o controle de estoque da loja. Esse conhecimento do que se tem favorece ações inteligentes como ofertas para mercadorias paradas, valorização de peças ou veículos com alta demanda além de outras possibilidades.

Finalmente, destacamos o valor dessa estratégia para evitar desperdícios, eliminar gastos desnecessários e otimizar compras. Para um controle adequado, considere o aspecto patrimonial e os ativos intangíveis como valor da empresa, direitos, licenças e outros.

4. Aposte em parcerias com outras empresas

Outra estratégia interessante para uma boa gestão financeira para lojas de veículos é angariar novas parcerias que sejam vantajosas e aumentem a competitividade da concessionária.

Especialmente no setor automobilístico, apontamos empresas-chave como oficinas e seguradoras, além de despachantes. Esses contatos contribuem para agregar valor e expandir a divulgação da loja.

O benefício das parcerias também pode ser obtido em relacionamentos com fornecedores. Por meio de negociações financeiras é possível conquistar melhores condições de pagamento e ofertas especiais para aquisição de produtos.

5. Invista em um software com serviços financeiros integrados

Integração é uma das palavras-chave dos sistemas de gestão financeira. O monitoramento e controle das ações econômicas é interligado aos demais setores permitindo ao gestor uma visão mais ampliada do andamento do negócio.

Desde recebimentos de pagamentos de cartões até integrações com serviços bancários. Todas as operações financeiras são centralizadas e automatizadas fornecendo um cenário exato do momento econômico da concessionária. Entre as principais funcionalidades de um sistema de gestão destacamos:

  • recebimento de pagamentos;
  • integração de recursos em DMS Windows e Workflow;
  • comprovantes diretamente na impressora de cupom fiscal/NFc-e;
  • lançamento automático do código do NFSU com entrada direta no caixa;
  • PIN PAD único para leitura, ideal para grandes fluxos de transações entre outras.

Outras soluções contribuem para a agilidade da administração com aceleração de rotinas entre o administrativo e o financeiro, além de atualização constante de extratos, baixas de títulos e obrigações. No modelo intban da Dealer.net você encontra:

  • controle de remessa e retorno bancário;
  • importação e lançamento automático em conta-corrente de extratos bancários;
  • retorno de cheques em custódia para garantir a compensação na data preestabelecida;
  • remessa e retorno de pagamento para transferências e liquidação de obrigações;
  • retorno DDA (varredura do sacado) para controlar obrigações emitidas contra a empresa etc.

Nesse último segredo, apresentamos o que há de melhor no mercado para aprimorar uma gestão financeira. Em tempos de forte transformação digital, as tecnologias virtuais se apresentam como solução inteligente, acessível e com altíssimo potencial de serviço.

6. Faça um bom planejamento

Entre as dicas para conseguir alcançar o sucesso, a criação do planejamento não poderia ficar de fora. Isso porque é por meio dele que você consegue manter o foco e, sobretudo, saber qual direção está seguindo.

Um bom planejamento, quando bem elaborado, permite também que você consiga identificar gargalos e falhas que estão comprometendo os ganhos da empresa. Além disso, um planejamento bem estruturado uni a equipe e incentiva que todos sigam na mesma direção em busca dos mesmos objetivos.

Os benefícios dessa união podem ser vistos no melhor gerenciamento dos recursos e na otimização do tempo. Logo, elimina o retrabalho e eleva o nível de engajamento e comprometimento da equipe.

7. Mapeie os processos

Assim como um bom planejamento é crucial para o sucesso de suas ações, o mapeamento dos processos é fundamental para a construção do planejamento. Isso porque é por meio do mapeamento que os processos são padronizados.

Ou seja, por meio da padronização dos processos é possível melhorar o fluxo de trabalho de maneira que favoreça o aumento da produtividade e estimule o engajamento. Aliás, essa ação também tem o objetivo de identificar melhorias que devem ser feitas para otimizar os serviços da concessionária.

Dessa forma, os benefícios podem ser vistos na melhor utilização dos recursos e no aumento da qualidade dos serviços prestados. Além do mais, quando se faz o mapeamento dos processos fica mais fácil ter uma visão ampla da situação de modo que influencia na elaboração de um planejamento mais realista e concreto.

8. Atente para os pagamentos e recebimentos

Ter total controle do que entra e sai da sua empresa é fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Por esse motivo, é crucial que todos os recebimentos e pagamentos sejam registrados para serem analisados.

Nesse caso, o registro gera um banco de dados que serve para analisar a situação atual da empresa e o que ela pode esperar para o futuro. Para manter o maior controle das entradas e saídas sugerimos a utilização de um sistema de software para garantir mais eficiência nesse processo.

Afinal, mesmo que o sistema de software tenha risco de falhar, as chances de perda quando anotado de forma manual é ainda maior. Sem contar que essa alternativa demanda mais tempo e trabalho. O que não acontece quando se utiliza um software.

Sendo assim, independentemente do tamanho do seu negócio vale a pena investir em um sistema de gestão. Isso porque você consegue otimizar seu tempo, elimina retrabalhos e aumenta a segurança do armazenamento dos dados.

9. Tenha um fundo de reserva

Mesmo que sua empresa esteja indo muito bem e alcançando os lucros esperados, ainda sim é preciso considerar a possibilidade de ocorrer um imprevisto que afete os ganhos. Para isso existe a criação de um fundo de reserva (ou emergência) que visa garantir estabilidade mesmo quando surgir uma situação que fuja do seu controle.

Afinal, um dos principais motivos que levam milhares de empresas à falência é a falta de preparo financeiro para lidar com situações que não fazem parte do cotidiano. Sendo assim, para criar um fundo de reserva é preciso que você:

  • estabeleça o valor da sua reserva. O ideal é que o valor seja equivalente a no mínimo seis meses de custo da empresa;
  • defina um valor mensal que será destinado para esse objetivo. Lembrando que esse valor não pode comprometer os demais orçamentos da empresa, ok?
  • invista o dinheiro do fundo de reserva, a fim de fazê-lo render.

Portanto, essas são as principais dicas para você ter uma gestão financeira de sucesso na sua empresa. Como mencionamos, a utilização de um software é fundamental para garantir mais eficiência e segurança em suas ações. Nesse caso, nós podemos ajudar você, pois temos as melhores soluções em sistemas para concessionária que atenderão todas as suas demandas.

Para um detalhamento mais preciso de todas as soluções e como tudo isso é implementado, vale o seu contato conosco. Teremos o prazer em apresentar os sistemas e auxiliar a compreensão para o encaixe ideal no perfil de negócios da sua concessionária.

Viu como a gestão financeira não pode ser negligenciada? Cabe a você agora implementar essas dicas e assegurar a qualidade e saúde econômica do seu negócio. E não se esqueça que um software especializado contempla tudo o que é necessário para uma solução em administração financeira.

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter:

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram