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6 melhores dicas de como reduzir custos em concessionárias

6 melhores dicas de como reduzir custos em concessionárias

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Existem momentos na empresa onde é necessário fazer uma análise financeira para cortar gastos desnecessários, isto é, avaliar corretamente os setores que devem ter seus custos operacionais reduzidos e qual o tamanho da quantia a ser cortada.

Para as concessionárias, o cenário não acaba sendo tão diferente. São necessárias análises profundas de quais setores podem ter seus custos cortados e focar em outros que vão render mais frutos para a empresa.

Sabendo disso, na leitura completa deste artigo, vamos fornecer as 6 melhores dicas de como reduzir custos em concessionárias, quais são eles e como devem ser diminuídos, na prática. Confira!

Quais são os custos da concessionária que devem ser reduzidos?

Uma concessionária precisa cortar os custos desnecessários para tornar a sua revendedora mais eficiente e otimizar outros setores que necessitam de um investimento maior. Vamos explicar melhor a seguir quais são as principais categorias onde os custos fazem a diferença.

Custos fixos

Por serem mais simples de serem analisados e compreendidos, os custos fixos envolvem todas as contas que não mudam, ou seja, acabam sendo as mesmas em todos os exercícios fiscais, não variam.

Podem entrar para a conta o aluguel do imóvel, caso exista, IPTU, alvará do corpo de bombeiros, licenças comerciais, entre outros documentos e impostos.

Custos variáveis

Costumam dar somente uma visão de lucros crescentes, sendo mais complexos de serem identificados. Um exemplo prático é a venda de diversos veículos na concessionária em certo período.

Quando há um grande faturamento, também deve-se observar se os custos por venda também aumentaram. É importante identificar o que pode ser otimizado nesses casos.

Custos diretos

Os custos diretos são os que vêm integrados ao produto final, ou seja, o valor pago por um veículo antes da revenda. Esses custos não devem ser excluídos ou diminuídos de nenhuma maneira, podendo afetar as finanças de sua concessionária.

Custos indiretos

São custos onde não há ligação direta com o produto, isto é, o responsável pelos cálculos precisa analisar atentamente quais custos afetados por um carro ou mais em estoque na concessionária.

Eles podem gerar custos usuais de energia elétrica, infraestrutura, manutenção, entre outros pontos.

São várias variáveis a serem analisadas para saber onde se deve olhar para reduzir os custos e otimizar o seu negócio. Alguns exemplos de setores a serem observados são:

  • pessoal: salários, contratações e demissões;
  • obrigações legais: contribuições e demais encargos municipais, estaduais e federais;
  • operacionais: água, Internet, eletricidade e afins;
  • infraestrutura: segurança patrimonial, aluguel, aquisições de imóveis, estoques;

Quais as principais dicas para reduzir custos em concessionárias?

Para auxiliar você a otimizar os investimentos em sua concessionária, vamos apresentar as 6 melhores dicas para reduzir os custos necessários e identificar qual corte de gastos realmente vale a pena a ser feito de acordo com a realidade do seu negócio. Acompanhe!

Readequar a estrutura da concessionária

Uma das melhores opções para se reduzir alguns custos é avaliar se o espaço do seu imóvel realmente é vantajoso para a execução das atividades propostas. Em alguns casos, pode ser bastante benéfico para uma concessionária alocar-se em um lugar menor conforme o número de produtos em estoque.

Outra questão relevante é reduzir o máximo que puder os gastos com materiais de escritório como papeladas e documentos impressos. Opte pela digitalização e mais frequência no uso de softwares para armazenar informações e contribuir para a sustentabilidade.

Gestão de pessoal

Reduzir seu quadro de funcionários faz uma diferença enorme no balancete da concessionária no fim do exercício contábil. Se existir um cenário onde há profissionais em excesso na folha de pagamentos, é recomendado que dispense alguns e deixe os mais úteis em serviço.

Caso tenha muitos encargos a serem pagos e possíveis rescisões contratuais, acaba não sendo muito vantajoso fazer uma demissão em massa. Para contornar isso, você pode terceirizar certas tarefas e acionar o profissional somente quando necessário.

Reduzir estoque e fazer manutenções

Procure diminuir seu estoque de veículos na concessionária e foque em qualidade em vez de quantidade. Coloque à venda os carros mais populares e propensos a saírem mais rápido de sua revendedora.

Dessa forma, os custos de manutenção acabam caindo por ter menos veículos em estoque e por serem vendidos com mais facilidade. Caso alguns demorem a sair, faça uma promoção que seja boa para a empresa e para o comprador.

Gerencie os gastos de consumo variáveis

Uma das maneiras mais simples de diminuir os custos de uma concessionária é controlar o consumo de energia elétrica, água ou telefone. Caso tenha gastos maiores que o normal nesses setores, é importante investir em ferramentas que os gerenciam.

Para economizar luz nas concessionárias, você pode alocar alguns funcionários para o trabalho em home office e investir em sensores de presença para espaços menos usados. Caso precise reduzir os custos com água, troque materiais desgastados e considere alterar as torneiras convencionais de banheiro por outras modernas com temporizador.

Otimizar os investimentos em marketing

Com as possibilidades que a Internet proporciona para as empresas de expandir sua marca e fazer o marketing da sua empresa de forma abrangente, os custos ficam muito mais baixos do que das maneiras tradicionais.

Direcione suas verbas de marketing para anúncios nos seus canais de comunicação virtuais como o Instagram, Facebook, Google, YouTube, dentre outros. Foque seus investimentos em e-mail marketing e marketing de conteúdo para atrair mais clientes.

Automatize processos e deixe-os mais flexíveis

Alguns processos, de sua concessionária, podem ser facilmente automatizados, isto é, atividades rotineiras como soluções de dúvidas frequentes, etapas burocráticas de vendas ou de documentação ficam melhores sem esforço humano.

Investindo em softwares de gestão ou em ferramentas que deixem os processos automáticos como as de e-mail marketing, vão diminuir bastante os custos na contratação de profissionais. Assim, evitam-se equívocos cometidos por funcionários e deixa a gestão mais flexível.

Como mensurar os resultados dessas estratégias para propor as melhorias necessárias?

Quando analisados os custos que devem ser reduzidos em sua concessionária, é necessário olhar se houve alguma melhoria quando alguns gastos excessivos foram diminuídos e o que deve ser feito para otimizar seu negócio.

O melhor a se fazer para melhorar o que já está otimizado é ter um olhar crítico para os seguintes fatores:

  • resultados proporcionados pelo corte de gastos com funcionários;
  • capacidades dos profissionais terceirizados;
  • eficiência das ferramentas de automação e softwares de gestão;
  • ROI dos investimentos em marketing digital.

Portanto, você aprendeu ao longo deste artigo as melhores dicas de como reduzir custos em concessionárias, além de saber quais deles mais influenciam na saúde financeira da empresa.

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