A transformação digital já impactava de forma especial a jornada do consumidor, e após a pandemia, há uma perspectiva de efetivação por completo de um novo comportamento de clientes.
Como aproveitar essa perspectiva? O que a transformação digital já efetivou nessa relação no Brasil? Quais são as características mais atraentes de um carro para os novos consumidores? Confira!
A transformação digital no Brasil
A transformação digital impactou o mundo inteiro, e no Brasil não é diferente. As fabricantes já disponibilizam, por exemplo, experiências de compra em que é possível realizar todos os passos de forma virtual.
Nesse cenário, inteligência artificial e realidade virtual ganham força, além, é claro, das ferramentas online como Marketing Digital, Big Data e plataformas automotivas para captar, incentivar e converter potenciais clientes em compradores.
As importantes pesquisas sobre a transformação digital na jornada do consumidor
Por meio deste guia, a Hubspot confirma essa evolução do consumidor brasileiro, apontando 51% de pessoas mais confiantes no Google do que em próprios familiares ou amigos, com 46% do total.
Ainda, como consequência dessa influência da gigante americana, clientes acabam usando o mecanismo de busca em 72% dos casos, estando logo em seguida, Facebook com 56% e YouTube com 50%.
Finalmente, a também importante fonte de estudos Deloitte Global aponta uma consideração maior das fabricantes nas decisões de compra. Nesse caso, a jornada do consumidor tem passado pelos sites das marcas e revendedoras para obtenção de informações de decisão.
Se considerarmos que há tempos atrás isso não existia, chegamos à conclusão que o cliente pode estar mais digitalizado até que as próprias concessionárias, exigindo uma mudança radical na estratégia de atração.
O impacto da transformação digital na jornada do consumidor
Esses números atestam o grande poder que a Internet tem exercido na vida de consumidores em geral, não sendo diferente no setor automotivo. O que pode ser retirado de conclusão sobre isso?
O fato é que, agora, a experiência de compra se tornou muito mais virtual do que presencial. Segundo pesquisa da Cox de 2018, os consumidores já utilizavam 60% do tempo de escolhas em sites de informações sobre os veículos pretendidos.
Dessa forma, em grande parte dos casos, as pessoas já chegariam com a decisão precisa sobre o veículo a ser comprado. Em momentos de isolamento social, é fato que essa experiência se tornou obrigatória para os consumidores e praticamente toda a jornada de compra passou a ser digital.
A perspectiva para as concessionárias
Diante de todos esses fatos, não há como negligenciar uma mudança radical na estruturação de concessionárias de veículos. Há uma tendência clara de digitalização do processo, sob pena de perder competitividade e relevância no mercado.
A perspectiva para aqueles que ainda não aderiram aos serviços digitais é de desafio, já que o universo digital exige um perfil mais proativo e dinâmico, voltado para investimento em inovação e gestão de dados. Veja agora algumas questões fundamentais no futuro da infraestrutura de concessionárias.
Quais são os novos motivos para a compra de um carro?
Com a realidade virtual em alta, experiências como escolha de itens e montagem online, tests drive digitais e outras inovações podem influenciar os desejos de compra de veículos. Dessa forma, a experiência pode ser decisiva para a aquisição.
Além disso, o próprio fato da fabricante ou da concessionária oferecer uma estrutura digital segura com meios de pagamento, entregas em casa e outras flexibilidades do mundo virtual também pode representar fatores decisivos para a compra.
Finalmente, o aspecto tecnológico começa a exercer forte influência e as qualidades de veículos elétricos e autônomos podem ser especialmente mais atraentes para o desejo de compra do consumidor.
O que o comprador espera de um carro pós-pandemia?
Se há uma palavra-chave, nesse caso é a personalização. O potencial para definir itens de mais facilmente é um fator de interesse. O encontro presencial será cada vez mais restrito e menos frequente.
O comprador espera encontrar informações precisas na rede e tende a ser mais exigente na questão de tecnologia e inovação. Outro fator importante é a redução de compra por impulso, por conta dos problemas econômicos que a pandemia trouxe.
Nesse cenário, o consumidor tende a pesquisar mais sobre itens de segurança, direção autônoma e eficiência energética. Esses fatores são essenciais para um veículo mais futurista e tecnológico — daí a necessidade da agência digitalizar sua experiência de compra.
Quais características serão priorizadas?
Outro fator primordial na conquista da confiança do cliente é o conjunto de características digitais que a concessionária deve apresentar. Presença em redes sociais, site com realidade virtual e administração tecnológica de dados serão os diferenciais das grandes organizações.
Dessa forma, é perfeitamente normal que o perfil de vendas mais antigo, com abordagem presencial, seja substituído por um conceito mais automatizado e digitalizado, onde o consumidor tem relação basicamente com a máquina e contato humano só em caso de dúvidas muito particulares para a realização da compra.
Abordagem para a implementação da transformação digital nas concessionárias
É importante ressaltar que as lideranças precisam identificar tecnologias oportunas e imediatas para implementação. A eficiência operacional, a redução de despesas gerais com infraestrutura física e pessoal, e outros aspectos devem ser priorizados.
O ideal é buscar modelos que possam integrar todo o controle em uma plataforma digital de negócios. Hoje, a tecnologia tem o poder de sincronizar setores, tratar e proteger dados, além auxiliar em construções de estratégias poderosas para uma jornada do consumidor mais efetiva.
Você acabou de ter uma visão muito mais precisa sobre os impactos da transformação digital na vida das concessionárias. Não vale mais negligenciar essa demanda emergencial. Nosso post trouxe uma contextualização importante da jornada do consumidor, e é preciso implementar meios tecnológicos para essa aplicação funcionar.
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