A transformação digital vem com uma série de inovações incríveis como carros elétricos e autônomos. Nesse cenário cada vez mais competitivo é preciso recorrer a soluções inteligentes como um software de gestão de concessionária de alto desempenho para buscar a liderança de mercado.
Mas será que vou conquistar alto desempenho com uma solução digital? Quais os principais benefícios de um software como esse? O que é necessário para garantir uma gestão de excelência e impulsionar a lucratividade do meu negócio?
São algumas das perguntas fundamentais que todo gestor de concessionária deve fazer a si mesmo. Pensando nessa demanda crucial de gestão, preparamos um artigo esmiuçando os porquês de ter uma plataforma especial para concessionárias. Confira!
O que é um software de gestão de concessionária de alto desempenho?
Softwares de gestão são ferramentas que auxiliam a administração de um negócio em todos os sentidos, desde a organização, até o planejamento estratégico e o consequente aumento da lucratividade.
Para concessionárias, uma ferramenta chamada DMS (Dealership Management System) faz esse papel. Esse sistema também pode ser chamado de ERP (Enterprise Resouce Planning) para concessionárias.
O principal objetivo é integrar toda a operação empresarial, padronizando, automatizando e otimizando rotinas e procedimentos. Todo esse processo contribui para que a gestão fique mais enxuta, segura, sem erros em projetos e embasada para crescimento empresarial. Veja alguns dos principais benefícios:
- redução de custos;
- integração de setores;
- relatórios analíticos;
- automatização de processos;
- controle de estoque;
- gestão de compras e vendas;
- e outros.
Os controles sobre indicadores de compra e venda são perfeitamente integrados a uma solução como essa, permitindo ao gestor analisar a performance do time e levantar estratégias de potencialização para o alto desempenho.
Quais os principais indicadores de gestão de compras e vendas que um software de alto desempenho deve oferecer?
Entre as características mais marcantes de um software de gestão de concessionária de alto desempenho, apontamos a gestão de fluxo de trabalho, que adota uma abordagem de gestão de processos para administrar uma agência.
Vale ressaltar que o dever de um software como esse é entregar dados a para construção de uma estratégica. A consolidação passa a fazer parte do raciocínio sobre esses dados por parte do gestor. Veja agora alguns controles importantes que esse software pode entregar.
Controle de Vendas
Otimização de tempo a cada venda por meio de soluções de automação de pagamentos e gestão de equipe de vendas. Esse controle é extremamente estratégico para o negócio já que proporciona aceleração de um processo importantíssimo para a organização.
Cálculo de Lead time
Lead Time significa prazo de entrega do produto. É um índice primordial para a programação do setor de compras. Essa demanda deve estar alinhada ao fluxo do negócio para garantir entregas aos clientes.
Quando você trabalha com alto giro de demandas, é fundamental digitalizar os procedimentos para garantir o controle e evitar rupturas. Ainda nessa linha, o software deve ajudar a calcular prazos menores de entrega para otimizar o trabalho. O ideal é que o sistema conquiste uma entrega rápida, barata e com prazo estendido de pagamento.
Controle sobre o prazo médio de pagamento
O prazo para pagamento também é fundamental nesse controle e deve ser equilibrado de acordo com os recebimentos. O ideal é que você receba antes das vendas.
Por outro lado, um pagamento à vista com um desconto especial pode ser útil para a gestão financeira do negócio. O cálculo de base para auxiliar o gestor nesse sentido é mais eficaz e preciso em um software digital.
Gestão de Custos
Outro indicador crucial para a saúde financeira do negócio é a mensuração dos gastos realizados na empresa. Um software completo deve abranger a gestão de custos fixos e variáveis fornecendo ferramentas úteis para otimização desses valores.
Controle financeiro
Integração de transações de cartões da concessionária para permitir uma visão geral do negócio e ainda mais precisa do faturamento. Um índice que favorece um olhar mais detalhado sobre a situação financeira da concessionária.
Técnicas de elevação do ticket médio
O ticket médio reflete o gasto médio realizado por pedido, ou seja, a demonstração do comportamento dos clientes em relação à marca. Esse índice está diretamente relacionado ao faturamento e afeta a lucratividade do negócio. Um software de gestão auxilia em estratégias de aumento, como criação de combos de produtos.
Controle sobre o ciclo de venda
O controle sobre esse ciclo deve passar por um bom giro de estoque. É preciso mensurar o tempo total da entrada do produto até a venda. Quando você diminui esse tempo, melhora o fluxo.
A partir disso, você tem a média de vendas que deve demonstrar o quanto a empresa tem no estoque e o quanto ela vende. Esse indicador deve ser controlado mensalmente e afeta tanto as vendas como as compras.
Controle contábil, financeiro e de custos
Controle de todos os processos estratégicos relacionados ao financeiro como contas a receber, a pagar, tesouraria, fluxo de caixa etc. Um sistema como esse tem potencial para entregar uma solução de Contabilidade Online.
Como o software Dealernet funciona para garantir esses indicadores?
Um gestor de excelência contribui muito para a boa administração do negócio. Nessa linha, o principal diferencial competitivo que o mercado exige atualmente é a adoção de uma plataforma digital.
Uma boa gestão passa pela análise precisa de índices, explorando comparativos entre antes e depois e implementando ações constantes de aprimoramento. O sistema Dealernet garante o sucesso desse controle abrangendo resultados de todos os setores da empresa.
Assim, as informações sobre os indicadores podem ser cruzadas e tratadas para identificar falhas, ineficiências e ações de sucesso. A plataforma trabalha o estoque com consultas via sistema, otimiza as vendas com automações, trabalha o pós-venda mantendo comunicação com cliente, além de outras funcionalidades.
Conheça agora alguns dos principais diferenciais da plataforma Dealernet.
- foco no cliente com atendimento personalizado;
- inovação com o que há de melhor em tecnologia para ecossistemas automotivos;
- transparência em relacionamento com clientes;
Mais do que investir, é preciso pensar com inteligência quando digitalizar sua gestão. Soluções isoladas podem não funcionar como esperado e um investimento mais consciente pode garantir um controle mais integrado e eficaz.
Nesse sentido, um software como o Dealernet pode ser muito mais do que útil à sua gestão. Uma ferramenta como essa pode se transformar em uma estratégia de negócios que impulsiona verdadeiramente o crescimento da sua concessionária em todos os aspectos.
Neste artigo, você teve uma prévia de todo o potencial da nossa ferramenta. Agora é com você! Destaque-se diante do proprietário e apresente uma solução forte como essa. Aprenda a trabalhar com a precisão dos indicadores para aperfeiçoar a sua metodologia de trabalho.
Você tem soluções muito simplificadas ou insuficientes? Então está na hora de você trocar por um software de gestão de concessionária de alto desempenho! Entre em contato agora mesmo!