Os serviços digitais instigaram grandes transformações no comportamento dos consumidores. Mais à vontade com as dinâmicas exigidas pelo armazenamento e fluxo de dados, as pessoas desenvolveram maior autonomia para pesquisar sobre os produtos e serviços de que necessitam e seguir ao longo do processo de compra.
A maneira como navegamos no processo de compra, transformado pela inovação tecnológica, traz mudanças para o consumo no varejo tradicional e forte impacto nas empresas que passaram a adotar a inteligência de negócios. A tecnologia de autoatendimento nas concessionárias é um grande exemplo disso.
Ela consiste em o próprio cliente conduzir o processo de resolução da demanda e abrange desde o registro do pedido, a avaliação das condições até a conclusão do pagamento. Mas quais seriam as vantagens desse tipo de tecnologia para as concessionárias de veículos, motos e caminhões no que diz respeito a oferta de melhores experiências aos clientes? Acompanhe o que preparamos a seguir.
Quais as transformações trazidas pela tecnologia de autoatendimento nas concessionárias?
As tecnologias de autoatendimento tendem a se alinhar, cada vez mais, ao conceito de omnichannel, fazendo com que os dados dos clientes sejam integrados em plataformas únicas. Isso agiliza o oferecimento de produtos e experiências adaptadas para as preferências que o cliente manifesta, bem como no ganho em escalabilidade para os negócios, que se ampliam com qualidade na entrega e rapidez.
Com bancos de dados constantemente alimentados e bem gerenciados, fica mais simples inovar e oferecer exatamente o que seu público precisa em tempo hábil.
Um levantamento da Croma Marketing Solutions, citado por um portal especializado, apontou que 60,4% dos brasileiros preferiam fazer suas compras com tecnologias de autoatendimento. Essa nova dinâmica tem provocado profundas alterações no varejo e, consequentemente, na estrutura necessária para a oferta de serviços rápidos e convenientes para o consumidor.
Aplicativos, novos métodos de pagamento e visualização 3D também foram citados pelos participantes da pesquisa como tecnologias úteis na melhoria do processo de compra.
Nos Estados Unidos, o autoatendimento já é usado por supermercados em larga escala há muitos anos e, devido à insegurança do consumidor brasileiro com cartões de crédito e compras em plataformas digitais, demorou para chegar ao Brasil.
Felizmente, esse cenário mudou: uma pesquisa da PwC constatou que 65% dos brasileiros compram online pelo menos uma vez por mês. Essa tendência acompanhou o aumento na frequência de clientes em lojas físicas.
Isso significa que, embora as compras online ganhe cada vez mais adeptos, ele também abre oportunidades para a transformação digital do varejo tradicional, através de tecnologias de autoatendimento já que os consumidores são encorajados a conhecerem novas marcas e se dispõem a se aproximar fisicamente delas.
Outro exemplo de transformações causadas pela tecnologia de autoatendimento são os pagamentos realizados nas concessionárias de veículos, motos e caminhões. Nos totens de autoatendimento como o Mobile TEF, um novo produto da Dealernet para concessionárias de veículos, motos e caminhões, as pessoas têm acesso ao pagamento de serviços ou produtos sem precisar enfrentar longas filas o que resulta numa melhor experiencia de compras para o cliente.
Por que investir em tecnologia de autoatendimento?
Os benefícios não se restringem ao consumidor: a sua empresa e seus funcionários também têm muito a ganhar!
Todo esse potencial é ampliado a partir da integração da solução de autoatendimento com o sistema para concessionária de veículos. Confira alguns pontos positivos!
Redução de custos operacionais
Você já resolveu pendências com as soluções de autoatendimento?
Graças ao machine learning, atendimentos automatizados e administrados pelos clientes, a empresa consegue diminuir os custos com equipes, além de seus canais de interação. A outra contribuição do autoatendimento para os custos de uma empresa é a redução de falhas, já que os processos são simplificados para que os clientes possam administrá-los corretamente e, principalmente, pela integração com um sistema para concessionária de veículos também chamado de DMS - Dealership Management System ou ERP para concessionária de veículo.
Aquisição de dados para entender o comportamento dos clientes
As empresas lidam hoje com um fluxo gigantesco de informações. Todos esses dados, deixados pelos clientes em diferentes estágios da compra, ajudam a monitorar hábitos e atitudes deles. Acompanhando esses aspectos, a sua empresa pode lançar soluções capazes de diferenciá-la no mercado e de surpreender positivamente o público-alvo.
Em um cenário de alta concorrência, a tecnologia é um recurso essencial para reunir informações capazes de conduzir a tomadas de decisão mais assertivas, aspecto essencial para as lideranças, e de promover mais conexão entre marca e o público-alvo. Ela é um meio para que a sua empresa ofereça experiências relevantes e agilize a entrega de produtos e serviços essenciais para seus clientes.
O Big Data, por exemplo, permite fazer análises preditivas (para mapear possibilidades futuras), prescritivas (para estudar as consequências de cada ação), descritivas (para o processamento de informações em tempo real) e de diagnóstico (que usa grandes volumes de dados para a identificação de problemas).
Assim, potencializamos os canais de relacionamento com o cliente, criamos algoritmos para entendimento do comportamento dos consumidores e leads, melhoramos a produtividade e reduzimos custos.
Melhorias na qualidade do atendimento
Quantos processos burocráticos de atendimento poderiam ser resolvidos com tecnologias acessíveis e ágeis e com mais acesso à informação? Especialmente nas grandes cidades, as pessoas estão repletas de compromissos e precisam resolver suas questões com rapidez.
Por isso, o autoatendimento, especialmente para procedimentos simples, ajuda tanto na percepção de melhorias na qualidade dos produtos e serviços de uma empresa.
Um outro exemplo de soluções para canais de autoatendimento que agregam na agilidade dos processos é a FAQ inteligente. Esse mecanismo é alimentado pela inteligência artificial de bots e apoia clientes na busca de respostas para suas demandas. Quando a resposta não é encontrada, o sistema encaminha o usuário para um atendente.
Fidelização de clientes
As necessidades dos clientes mudaram. Hoje, as empresas precisam oferecer agilidade e personalização em seus processos para que o consumidor se aproxime da marca e volte mais vezes.
Tenha em mente que a tecnologia deve ser um meio para aproximar pessoas, e não para afastá-las com robôs sem personalidade, como afirma o senso comum. Portanto, a base de dados sobre o histórico de consumo do cliente deve ter uma interface intuitiva para todos que usufruem dela, facilitando a compreensão de informações e a entrega de serviços.
Para implantação eficiente de um serviço de autoatendimento, você precisa identificar e estudar as necessidades de seus clientes, mapear seus processos e contar com uma equipe especializada para selecionar as tecnologias certas e oferecer interações relevantes para seu público. Afinal, quando o assunto é tecnologia de autoatendimento, o importante é oferecer uma experiência adaptada para o que seus clientes precisam, de modo que eles se sintam ouvidos e amparados por sua empresa.
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