Logo Dealernet

Tecnologia de autoatendimento: uma tendência nas concessionárias automotivas

Tecnologia de autoatendimento: uma tendência nas concessionárias automotivas

Compartilhe:

Os serviços digitais instigaram grandes transformações no comportamento dos consumidores. Mais à vontade com as dinâmicas exigidas pelo armazenamento e fluxo de dados, as pessoas desenvolveram maior autonomia para pesquisar sobre os produtos e serviços de que necessitam e seguir ao longo do processo de compra.

A maneira como navegamos no processo de compra, transformado pela inovação tecnológica, traz mudanças para o consumo no varejo tradicional e forte impacto nas empresas que passaram a adotar a inteligência de negócios. A tecnologia de autoatendimento nas concessionárias é um grande exemplo disso.

Ela consiste em o próprio cliente conduzir o processo de resolução da demanda e abrange desde o registro do pedido, a avaliação das condições até a conclusão do pagamento. Mas quais seriam as vantagens desse tipo de tecnologia para as concessionárias de veículos, motos e caminhões no que diz respeito a oferta de melhores experiências aos clientes? Acompanhe o que preparamos a seguir.

Quais as transformações trazidas pela tecnologia de autoatendimento nas concessionárias?

As tecnologias de autoatendimento tendem a se alinhar, cada vez mais, ao conceito de omnichannel, fazendo com que os dados dos clientes sejam integrados em plataformas únicas. Isso agiliza o oferecimento de produtos e experiências adaptadas para as preferências que o cliente manifesta, bem como no ganho em escalabilidade para os negócios, que se ampliam com qualidade na entrega e rapidez.

Com bancos de dados constantemente alimentados e bem gerenciados, fica mais simples inovar e oferecer exatamente o que seu público precisa em tempo hábil.

Um levantamento da Croma Marketing Solutions, citado por um portal especializado, apontou que 60,4% dos brasileiros preferiam fazer suas compras com tecnologias de autoatendimento. Essa nova dinâmica tem provocado profundas alterações no varejo e, consequentemente, na estrutura necessária para a oferta de serviços rápidos e convenientes para o consumidor.

Aplicativos, novos métodos de pagamento e visualização 3D também foram citados pelos participantes da pesquisa como tecnologias úteis na melhoria do processo de compra.

Nos Estados Unidos, o autoatendimento já é usado por supermercados em larga escala há muitos anos e, devido à insegurança do consumidor brasileiro com cartões de crédito e compras em plataformas digitais, demorou para chegar ao Brasil.

Felizmente, esse cenário mudou: uma pesquisa da PwC constatou que 65% dos brasileiros compram online pelo menos uma vez por mês. Essa tendência acompanhou o aumento na frequência de clientes em lojas físicas.

Isso significa que, embora as compras online ganhe cada vez mais adeptos, ele também abre oportunidades para a transformação digital do varejo tradicional, através de tecnologias de autoatendimento já que os consumidores são encorajados a conhecerem novas marcas e se dispõem a se aproximar fisicamente delas.

Outro exemplo de transformações causadas pela tecnologia de autoatendimento são os pagamentos realizados nas concessionárias de veículos, motos e caminhões. Nos totens de autoatendimento como o Mobile TEF, um novo produto da Dealernet para concessionárias de veículos, motos e caminhões, as pessoas têm acesso ao pagamento de serviços ou produtos sem precisar enfrentar longas filas o que resulta numa melhor experiencia de compras para o cliente.

Por que investir em tecnologia de autoatendimento?

Os benefícios não se restringem ao consumidor: a sua empresa e seus funcionários também têm muito a ganhar!

Todo esse potencial é ampliado a partir da integração da solução de autoatendimento com o sistema para concessionária de veículos. Confira alguns pontos positivos!

Redução de custos operacionais

Você já resolveu pendências com as soluções de autoatendimento?

Graças ao machine learning, atendimentos automatizados e administrados pelos clientes, a empresa consegue diminuir os custos com equipes, além de seus canais de interação. A outra contribuição do autoatendimento para os custos de uma empresa é a redução de falhas, já que os processos são simplificados para que os clientes possam administrá-los corretamente e, principalmente, pela integração com um sistema para concessionária de veículos também chamado de  DMS - Dealership Management System ou ERP para concessionária de veículo.

Aquisição de dados para entender o comportamento dos clientes

As empresas lidam hoje com um fluxo gigantesco de informações. Todos esses dados, deixados pelos clientes em diferentes estágios da compra, ajudam a monitorar hábitos e atitudes deles. Acompanhando esses aspectos, a sua empresa pode lançar soluções capazes de diferenciá-la no mercado e de surpreender positivamente o público-alvo.

Em um cenário de alta concorrência, a tecnologia é um recurso essencial para reunir informações capazes de conduzir a tomadas de decisão mais assertivas, aspecto essencial para as lideranças, e de promover mais conexão entre marca e o público-alvo. Ela é um meio para que a sua empresa ofereça experiências relevantes e agilize a entrega de produtos e serviços essenciais para seus clientes.

O Big Data, por exemplo, permite fazer análises preditivas (para mapear possibilidades futuras), prescritivas (para estudar as consequências de cada ação), descritivas (para o processamento de informações em tempo real) e de diagnóstico (que usa grandes volumes de dados para a identificação de problemas).

Assim, potencializamos os canais de relacionamento com o cliente, criamos algoritmos para entendimento do comportamento dos consumidores e leads, melhoramos a produtividade e reduzimos custos.

Melhorias na qualidade do atendimento

Quantos processos burocráticos de atendimento poderiam ser resolvidos com tecnologias acessíveis e ágeis e com mais acesso à informação? Especialmente nas grandes cidades, as pessoas estão repletas de compromissos e precisam resolver suas questões com rapidez.

Por isso, o autoatendimento, especialmente para procedimentos simples, ajuda tanto na percepção de melhorias na qualidade dos produtos e serviços de uma empresa.

Um outro exemplo de soluções para canais de autoatendimento que agregam na agilidade dos processos é a FAQ inteligente. Esse mecanismo é alimentado pela inteligência artificial de bots e apoia clientes na busca de respostas para suas demandas. Quando a resposta não é encontrada, o sistema encaminha o usuário para um atendente.

Fidelização de clientes

As necessidades dos clientes mudaram. Hoje, as empresas precisam oferecer agilidade e personalização em seus processos para que o consumidor se aproxime da marca e volte mais vezes.

Tenha em mente que a tecnologia deve ser um meio para aproximar pessoas, e não para afastá-las com robôs sem personalidade, como afirma o senso comum. Portanto, a base de dados sobre o histórico de consumo do cliente deve ter uma interface intuitiva para todos que usufruem dela, facilitando a compreensão de informações e a entrega de serviços.

Para implantação eficiente de um serviço de autoatendimento, você precisa identificar e estudar as necessidades de seus clientes, mapear seus processos e contar com uma equipe especializada para selecionar as tecnologias certas e oferecer interações relevantes para seu público. Afinal, quando o assunto é tecnologia de autoatendimento, o importante é oferecer uma experiência adaptada para o que seus clientes precisam, de modo que eles se sintam ouvidos e amparados por sua empresa.

Se você gostou de nosso artigo, siga-nos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube para receber nossos conteúdos exclusivos, conhecer nossos serviços e se informar sobre o mercado da tecnologia!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram