A inteligência de negócios deixou de ser um diferencial de mercado e passou a ser entendida como um recurso essencial às empresas competitivas. Para fazer frente à concorrência e permanecer alinhados às exigências corporativas, os gestores precisam perceber que as estratégias baseadas em BI (Business Intelligence) são muito mais eficazes e produtivas.
Nas concessionárias, a realidade é a mesma. Com pouca margem para tentativas e erros, as organizações devem se comprometer com a otimização de suas rotinas e com a maximização de seus resultados. A inteligência de negócios é, portanto, fator fundamental para viabilizar uma atuação estratégica.
Se você busca mais informações sobre o assunto e deseja entender um pouco mais sobre o conceito de Business Intelligence, encontrou o conteúdo certo! No post, além da fundamentação teórica, você também conhecerá alguns dos pilares do recurso e terá acesso aos principais benefícios da ferramenta.
Preparado? Vamos em frente e boa leitura!
O que é Business Intelligence e quais são seus pilares?
Conceitualmente, o Business Intelligence pode ser descrito como a capacidade de coletar, organizar, analisar e monitorar dados estratégicos da empresa. Não se trata diretamente de uma ferramenta — muito embora só possa ser viabilizado por meio da tecnologia de gestão —, mas de um método para alavancar o processo decisório.
O BI, que desponta como o expoente de uma tecnologia que ganha cada vez mais relevância, permitiu um grande deslocamento no modo como as decisões corporativas eram tomadas: antes, os gestores deliberavam sem conhecer a fundo a realidade do negócio, baseando-se mais na intuição do que em qualquer outra coisa.
Com a ascensão de recursos tecnológicos capazes de fortalecer a inteligência de negócios, as lideranças passaram a contar com uma grande aliada na compreensão estratégica de cenários e na construção de táticas eficientes, amparadas em dados confiáveis e atualizados. Agora, decide-se melhor e mais rápido.
Na prática, o Business Intelligence está construído sobre três pilares fundamentais, que determinam sua aderência e sua eficácia na rotina corporativa. São eles:
- coleta de dados, considerando que todos os indicadores do negócio devem ser criteriosamente analisados de forma a identificar oportunidades e vulnerabilidades;
- organização e análise, garantindo que todos os inputs (registros e históricos) sejam corretamente catalogados e organizados, viabilizando a avaliação posterior dos cenários;
- ação e monitoramento, assegurando que as lideranças possam tomar decisões embasadas em informações coerentes, monitorando os resultados e verificando a correta execução das táticas definidas.
Diante disso, fica mais fácil perceber a relevância do BI no contexto de negócios. No mercado moderno, em que a quantidade de dados gerados diariamente ultrapassa 2,5 quintilhões de bytes, é imprescindível que os gestores sejam capazes de acionar, sempre que necessário, informações organizadas e pertinentes, capazes de edificar vantagens competitivas sólidas — e a inteligência de negócios é a chave para isso.
Quais são as principais vantagens do BI?
O BI é um poderoso aliado das organizações fortes e dos gestores focados em resultados. Nas concessionárias, por exemplo, sua aplicação e consequente utilização agregam vantagens importantes à rotina corporativa, promovendo resultados cada vez mais expressivos e duradouros nos mais diversos setores do negócio.
Otimização de processos
A tecnologia é, sem dúvida, o grande catalisador dos processos corporativos. O Business Intelligence é o conhecimento capaz de alavancar as rotinas da empresa e de potencializar os resultados obtidos com cada uma delas.
Na prática, os processos são otimizados por meio de duas maneiras principais: primeiro, porque o trabalho de organização e armazenamento é minimizado, já que a plataforma é a responsável por coletar e arranjar as informações.
Depois, porque o gestor pode deixar de perder tempo com o ajuste de seus dashboards e partir diretamente ao que interessa: analisar cenários e deliberar.
Mais segurança na tomada de decisão
A tomada de decisão é um dos processos mais importantes ao negócio, requerendo atenção, efetividade e segurança de seus líderes. O BI, por sua vez, permite que haja mais sinergia e precisão nas análises, alinhando os direcionamentos.
Ao contar com dados críveis, atualizados e integralmente à disposição, os líderes são capazes de administrar suas operações com ainda mais coerência e eficácia, reagindo aos movimentos do mercado imediatamente.
Empresas de excelência são construídas a partir de decisões acertadas — e a inteligência de negócios tem papel fundamental nisso.
Redução de custos e maximização dos ganhos
Os recursos corporativos são valiosos e devem ser tratados com seriedade. Para promover uma gestão mais eficiente dos ativos empresariais, o Business Intelligence surge como a ferramenta capaz de evidenciar eventuais gargalos produtivos e indicar possíveis oportunidades de mercado.
Ao analisar dados operacionais da oficina, por exemplo, o gestor pode verificar se os prazos ideais de entrega estão sendo cumpridos e, em caso negativo, entender o motivo do desvio — o qual certamente está impactando os custos e os lucros do setor.
Da mesma forma, o líder pode comparar dados de sazonalidade de vendas e concluir que determinado modelo de veículo tem expressiva saída em um período específico do ano. Assim, é possível que a empresa aumente seu estoque do produto e aproveite a oportunidade de lucrar mais.
Como implantar a inteligência de negócios em concessionárias?
Nas concessionárias, que enfrentam concorrência acirrada e precisam se diferenciar constantemente, a implantação do BI figura como uma estratégia consistente para ganhar (e manter) mercado.
O processo de adoção de ferramentas que viabilizam os benefícios da inteligência de negócios não é complexo, mas exige comprometimento e conhecimento organizacional. O gestor deve se empenhar no levantamento de rotinas e demandas, endereçando-as e inserindo-as no contexto da tecnologia.
Para viabilizar as ferramentas de gestão de BI, é necessário seguir um fluxo orgânico e transparente, que permeia todas as áreas da empresa e envolve uma imersão na estrutura organizacional. Algumas das etapas primordiais são:
- monitorar grupos de interesse, entendendo quais são as principais demandas e deficiências de cada setor;
- pontuar objetivos, evidenciando os principais gargalos da operação e formulando opções para saná-los de forma consistente e efetiva;
- mapear as fontes de dados, sinalizando quais são as entradas de inputs e categorizando-as de modo tecnológico, valorizando a integração das informações;
- construir e compartilhar a solução, dispondo de um recurso moderno, robusto e capaz de auxiliar as rotinas de análise e decisão em todas as esferas do negócio.
O BI, portanto, extrapola a noção de ferramenta isolada e desponta como a associação de uma série de processos voltados a otimizar, alavancar e potencializar os resultados corporativos.
Nas concessionárias, a inteligência de negócios é essencial para assegurar a competitividade e a saúde da organização, suportando o crescimento exponencial.
O conteúdo despertou seu interesse e te rendeu insights positivos? Ótimo! Aproveite para continuar aprofundando seus conhecimentos e conheça as aplicações da tecnologia de gestão e da inteligência artificial nas concessionárias. Sucesso e até a próxima!
Para manter-se informado, acompanhe nossas redes sociais e fique dentro – estamos no Facebook e LinkedIn.