Logo Dealernet

Liderança: como ser um líder que faz a diferença no seu negócio

Liderança: como ser um líder que faz a diferença no seu negócio

Compartilhe:

Liderar uma equipe não é trabalho dos mais fáceis. Mais que apenas dar ordens, é fundamental conhecer o perfil de cada colaborador e extrair o máximo de seu potencial. Saber agir desta forma é a principal diferença entre chefe e líder.

Como exemplo, o gerente de uma concessionária está em uma posição ideal para o exercício da liderança. É uma oportunidade estratégica para estimular os bons resultados dos negócios e deve ser aproveitada. No entanto, nem sempre o chefe exercita a liderança, mas se limita ao exercício da autoridade. Com um pouco de dedicação e aprimoramento, ele pode ir além e melhorar o desempenho de sua equipe.

Aliás, ambas palavras não são sinônimas e possuem enormes diferenças. A principal delas é que um líder pode ser um chefe, mas um chefe dificilmente será um líder. Ficou confuso? Então leia agora mesmo nosso artigo e saiba como ser um líder e fazer a diferença em seu negócio.

Diferenças entre chefe e líder

De início, é importante frisar que não é necessário ser chefe para ser líder. Lideranças podem surgir sempre que houver uma equipe operando em qualquer atividade. Além disso, está mais relacionada ao perfil individual ou ao esforço para desenvolvê-la.

No entanto, para os negócios, o ideal é que aqueles que ocupem posições de chefia procurem desenvolver características de liderança, ou que os líderes tenham a oportunidade de chefiar.

Não há, de maneira geral, uma figura chamada “chefe”, com características definidas se contrapondo a um líder virtuoso. O que se observa em algumas situações é a existência de um gerente ou supervisor sem características de líder, e um ou mais colaboradores com perfil de liderança mais desenvolvido.

Em geral, os chefes costumam apenas comandar as pessoas, impondo ordens de forma autoritária. Além disso, centralizam o poder e não dividem com seus comandados metas alcançadas ou lucros obtidos.

Isso faz a figura do chefe ser mais temida do que respeitada. Assim seus colaboradores não se sentem confiantes em relatar eventuais problemas ou dificuldades, diante do medo de serem repreendidos. Ao final, isso pode ser desastroso para qualquer empresa.

Dessa forma, é importante observar atitudes ou situações próprias da liderança e que são, muitas vezes, esquecidas pelos chefes.

Mandar fazer

Quem detém a autoridade como chefia, manda fazer. A diferença que se observa é que a figura que lidera realmente tende a esclarecer os motivos de suas ordens, permitindo que o colaborador compreenda a necessidade daquele trabalho e o faço de forma motivada.

Nesse sentido, conduz a mensagem de modo conclusivo, quase sempre ressaltando a importância da participação do colaborador naquela missão.

Compreender o perfil de cada um

Um aspecto que o líder que conduz uma equipe observa e procura adotar é a otimização de perfil. Significa que repara no potencial de cada colaborador e procura empregar o que cada um faz de melhor.

Essa prática é identificada pelo funcionário como um reconhecimento de sua capacidade. O resultado costuma ser um melhor aproveitamento no trabalho, já que ele se sente parte de todo o processo e trabalhará mais motivado em busca dos resultados.

Dividir os louros com a equipe

Pessoas que lideram já aprenderam que o sucesso é resultado do trabalho de várias pessoas. Saber dividir os frutos dos bons resultados com a equipe fortalece ainda mais a liderança.

Qualificações de um líder

No trabalho em uma concessionária, a liderança é necessária ao sucesso do negócio. Ela é responsável por manter acesa a chama das conquistas, de modo que cada colaborador se sinta estimulado e se dedique à sua função.

Para despertar o potencial de seus funcionários, a pessoa responsável pela liderança deve possuir algumas qualificações, que são a diferença entre chefe e líder.

Coerência

Além de caracterizar um líder, a coerência é essencial para o exercício da liderança. Assim, para conduzir uma equipe e motivá-la na direção de produzir o seu melhor, é indispensável a adoção de posicionamentos que se caracterizem pela coerência.

Na verdade, não se consegue a motivação de uma equipe sem esse traço fundamental do líder, principalmente porque sua ausência gera insegurança no grupo. E uma equipe insegura dificilmente vai gerar bons resultados em uma concessionária ou em qualquer outra atividade de relacionamento direto com o cliente.

Tomada de decisão

Embora a tomada de decisão normalmente esteja relacionada a uma postura proativa, sua principal característica é a atitude de assumir uma posição. Assim, essa qualidade do líder não permite que ele seja uma pessoa indiferente, nem que fique em cima do muro.

Diante de circunstâncias às vezes desestimulantes em relação ao trabalho da equipe, por exemplo, a tomada de decisão induz à ação. Nesse sentido, o líder assume uma posição de defesa e de estímulo do grupo, impedindo que o desânimo e a morosidade se instalem.

Foco nas pessoas

Como líder, o foco nas pessoas é o cuidado contínuo com o sucesso de cada colaborador. Esse cuidado, por sua vez, envolve o crescimento e a evolução dos membros da equipe, mas em harmonia com os objetivos e metas da empresa.

Desse modo, viabilizar a participação das pessoas sob seu comando no sucesso dos projetos caracteriza o foco do líder nas pessoas. Uma das maneiras mais significativas de consolidar essa postura é a prática do reconhecimento do esforço de cada colaborador nos processos em que está inserido.

Empatia

A empatia em relação à sua equipe quase sempre resulta do respeito e da justiça com que o líder se relaciona e toma suas decisões. Por sua vez, equipes em que essa característica está presente estão entre as que apresentam melhores desempenhos.

Na prática de todo dia, a empatia pode se traduzir por dois hábitos importantes: ouvir a equipe e dar feedback a ela. Assim, um líder escuta e aproveita as ideias de seus colaboradores, assim como providencia para que todos conheçam o resultado e a importância do desempenho da equipe.

Uso da tecnologia a favor da liderança

Um chefe costuma tomar decisões baseadas em seu conhecimento e vivência, mas nem sempre esse é o melhor caminho. Com as mudanças globais e avanços tecnológicos, uma situação que era comum ontem, hoje pode ser totalmente diferente.

Nesse aspecto, um bom líder costuma reunir o máximo de informações antes de tomar qualquer decisão. Além de ouvir seus colaboradores — que geralmente estão lá na ponta no contato direto com o cliente —, procura ferramentas tecnológicas para lhe auxiliar a decidir.

O papel do ERP

Para isso, o líder costuma usar um bom sistema integrado de gestão, que é um software responsável por centralizar todas as informações de uma empresa, unindo dados e permitindo fácil acesso a eles. Com base nessas informações, é feita a análise correta da situação e, assim, indicará a melhor tomada de decisão.

O uso de sistemas integrados de gestão, que também são conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), é fundamental em qualquer empresa e permitirá que as mais variadas informações possam ser coletadas, gerando maior previsibilidade à gestão por meio de relatórios e identificação de gargalos.

Vantagens do ERP

Para os líderes, o uso do sistema permite analisar individualmente o desempenho de cada colaborador por meio dos dados gerados sobre seu trabalho. Assim, ele identifica mais facilmente quais as potencialidades e fraquezas do colaborador, direcionando-o para aquilo que ele desempenhe da melhor forma.

Além disso, com o uso da tecnologia de um sistema de gestão, há um salto em termos de transparência e competitividade para sua empresa. Integrando as áreas do negócio e tendo informações estratégicas e operacionais em tempo real, o líder garantirá que os benefícios gerados sejam contínuos e influenciem todos os departamentos de uma concessionária.

E como já dito, com base em dados, o líder terá maior empoderamento e facilidade para a tomada de decisões. Ao usar um software de qualidade e especializado, as informações estarão disponíveis em tempo real e estarão integradas entre todos os setores da empresa. Isso gera profissionais ainda mais competentes e empresas mais consolidadas.

Liderança como impulso nos negócios

Como se pode ver, os comportamentos e hábitos do líder tendem a formar equipes mais coesas e compostas por colaboradores mais satisfeitos. Só isso já se constitui um forte elemento de estímulo à produtividade.

Assim, por exemplo, as vendas em uma concessionária serão muito mais facilmente consolidadas por uma equipe que se sente bem com o que está fazendo. Além disso, o estímulo e a presença constante da chefia no exercício da liderança conferem mais confiança aos funcionários que, por sua vez, tendem à proatividade no trabalho.

No entanto, a prática da liderança não caracteriza apenas “um chefe legal”. Na verdade, aquele que a exercita é uma peça essencial para a empresa, pois está consciente de sua posição e dos resultados que pode obter na otimização do tempo, na melhoria da produtividade ou na redução do turnover.

Por mais estranho que pareça, algumas empresas ainda não perceberam a importância da liderança. Porém, empresas modernas sabem como essa característica deve ser estimulada e promovida no interesse do próprio sucesso dos negócios.

Estas mesmas empresas, já cientes da transformação digital e de que forma isso pode impactar no seu dia a dia, investem cada vez mais em tecnologia e em softwares como ERP para a tomada de decisão dos líderes. Baseado em dados, essa tarefa atinge resultados ainda mais positivos.

Se gostou de nosso artigo sobre a diferença entre chefe e líder e acredita que já possui os traços de liderança, visite o nosso site e conheça nosso sistema integrado de gestão. Ele será a ferramenta que colocará você e sua empresa num novo patamar.

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter:

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram