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Como aumentar as vendas pelo WhatsApp? Confira nossas dicas!

Como aumentar as vendas pelo WhatsApp? Confira nossas dicas!

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Já pensou na possibilidade de realizar suas vendas pelo WhatsApp? Se ainda não, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de aumentar a renda da sua empresa e automatizar o atendimento ao cliente. Afinal, para você ter uma ideia, 83% dos consumidores brasileiros utilizam o aplicativo para realizar suas compras, esclarecer dúvidas ou solucionar demandas.

Com base nesse número, podemos afirmar que grande parte dos seus clientes (e potenciais clientes) fazem parte desse grupo. Então, quando você disponibiliza esse meio de contato, fica mais fácil desenvolver um relacionamento mais próximo com seu público, agilizar o atendimento e permitir que consumidores interessados no seu serviço cheguem até você com mais facilidade.

No entanto, apesar das vantagens de utilizar o WhatsApp, sabemos que muitos empreendedores ainda não conseguiram se adaptar a essa ferramenta. Um dos principais motivos disso é a dificuldade de criar uma estratégia que otimize o atendimento e, sobretudo, de manter separado a conta pessoal da profissional.

Então, para ajudar você, reunimos neste artigo dicas valiosas sobre como vender mais pelo WhatsApp e garantir a satisfação do cliente. Confira!

Por que vale a pena usar o WhatsApp para aumentar as vendas da concessionária?

Atualmente, é indispensável usar o WhatsApp como um canal de vendas para sua concessionária. Além do aplicativo dar uma sensação de conexão mais próxima com os clientes, ele também diminui significativamente a taxa de conversão no momento da venda, tornando-a mais simples.

Muitas empresas já estão aderindo ao uso do WhatsApp em suas rotinas. Dentre suas maiores vantagens, podemos destacar:

  • taxa de abertura de mensagens maiores que a do e-mail;
  • possibilidade de montar uma vitrine virtual;
  • mais conexão com os leads;
  • comunicação veloz;
  • agilidade no atendimento ao cliente.

É importante frisar que é recomendado utilizar o WhatsApp Business ao invés do tradicional, pois o primeiro é focado para empresas e visa entregar mais ferramentas para facilitar as vendas e otimizar seu uso profissional. Podemos listar as principais, como:

  • lista de etiquetas;
  • montar catálogo;
  • descrições mais detalhadas do perfil;
  • mensagens de saudação e ausência.

Quais as melhores dicas de como aumentar as vendas pelo WhatsApp?

Visando auxiliar você a ter sucesso com o WhatsApp e obter sucesso com esse canal de comunicação, vamos fornecer as dicas mais valiosas do mercado e as que mais funcionam. Acompanhe a seguir!

Faça uso do WhatsApp Business

Como mencionamos, para que suas vendas tenham sucesso por meio da utilização do WhatsApp é crucial que a sua conta pessoal seja separada da profissional. Sendo assim, o primeiro passo consiste em instalar a versão específica para empresas: o WhatsApp Business.

O WhatsApp Business foi desenvolvido para atender a necessidade dos empreendedores de oferecer um atendimento ágil e eficiente para os seus clientes. Por esse motivo, a ferramenta disponibiliza diversas funcionalidades que contribuíram para o aumento das vendas. Para você ter uma ideia, essa versão permite que você saiba de informações importantes, como:

  • a quantidade de mensagens enviadas pela equipe de atendimento;
  • quantas mensagens foram entregues aos clientes;
  • e quais delas foram lidas pelos usuários.

Além disso, o WhatsApp Business disponibiliza a função de envio automático de mensagens e ainda permite organizar os contatos de acordo com a jornada de compra do cliente, por meio de etiquetas. Dessa forma, você consegue separar seus clientes em grupos utilizando rótulos como "novo cliente", "novo pedido", "dúvidas", "negociações" etc.

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Lembrando que além dessas funções, o aplicativo permite acompanhar as métricas de maneira que você consiga identificar quais estratégias tiveram melhores resultados. Essa função é uma das mais importantes porque a análise de dados é fundamental para o sucesso das tomadas de decisões.

Utilize a funcionalidade de catálogo online

Tendo em vista que o objetivo do WhatsApp Business é permitir que a empresa consiga oferecer para seus clientes um atendimento ágil, eficiente e humanizado, foi disponibilizada na ferramenta a função catálogo com o intuito de permitir que os consumidores tenham acesso facilitado aos seus produtos.

No caso da concessionária, você pode utilizar essa função para expor os veículos disponíveis na loja para que o cliente tenha acesso às informações de forma rápida e prática. Para criar um catálogo você deve acessar a aba de configurações da conta, clicar na opção "catálogo" e fazer o upload da imagem do veículo com os seguintes dados:

  • modelo do veículo;
  • preço;
  • descrição;
  • link (caso você use outras plataformas para realizar venda dos veículos);
  • código.

Desenvolva o script para o atendimento

A padronização é um fator primordial em um atendimento eficaz e satisfatório. Por esse motivo, é ideal desenvolver um script para transmitir uma imagem ainda mais profissional e adequada para o cliente.

Isso porque se trata de um recurso que funciona como roteiro, permitindo que a conversa seja conduzida pela equipe de vendas da melhor forma.

Dedique tempo para o atendimento

Um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas que começam a utilizar o WhatsApp no atendimento é o de disponibilizar o meio de contato, mas não acompanhar a ferramenta de forma integral. Tendo em vista que o cliente faz uso desse aplicativo para obter um retorno rápido, fica explícito que a falta de preparo e acompanhamento é totalmente prejudicial às suas vendas, pois você perde a chance de atender esse consumidor.

Então, se você não quer desperdiçar as chances de transformar um prospect (consumidor que demonstrou interesse no seu produto, mas ainda não se tornou cliente da sua empresa) em um cliente é essencial que você separe uma equipe (ou apenas um profissional) para ficar responsável pelos atendimentos online.

Compreenda o estágio de venda do lead

Seja cauteloso na hora de mandar uma mensagem ao seu potencial cliente, pois é essencial compreender em qual estágio do funil ele se encontra. Vamos supor que uma pessoa esteja interessada em saber mais sobre os veículos e entre em contato pelo WhatsApp de sua revendedora.

É ideal saber qual o objetivo dela durante o contato, se ela deseja comprar ou somente saber mais informações sobre um automóvel que não tem certeza se o deseja. Chegar já mandando preços e forçando a venda afasta o cliente da sua loja e de uma possível compra.

Veja qual o nível de consciência deste cliente realizando perguntas sobre o que deseja e quais são os seus objetivos, como uma conversa informal entre amigos.

Invista no marketing de conteúdo

Uma boa estratégia para engajar seus conteúdos em blogs e nas demais redes sociais é enviá-la aos contatos do WhatsApp. O marketing de conteúdo na sua concessionária é essencial em diversos aspectos.

Caso ainda não invista neste pilar, é recomendado que reveja essa possibilidade para ganhar ainda mais visitantes na sua concessionária. Compartilhando seus conteúdos por essa ferramenta vai auxiliar muito no crescimento da empresa.

Envie audios para seus clientes

Uma das formas de gerar mais conexão com o seu público e aumentar as chances de venda pode estar no formato da mensagem. O áudio com certeza é uma delas.

Enviar mensagens de voz para seus clientes gera uma aproximação maior com ele e torna o relacionamento entre consumidor e empresa muito mais leve. No entanto, evite mandar áudios muito longos para evitar dele não querer te escutar. Seja o mais breve possível.

Treine seu pessoal

Investir em treinamentos de capacitação de sua equipe para essas funções são essenciais para alcançar os resultados esperados. Os funcionários precisam estar inteirados sobre as estratégias de venda por meio do WhatsApp e das novidades do marketing digital como um todo.

Com a equipe de vendas corretamente treinada, o atendimento ao cliente pelo app, vendas e soluções de problemas vão ser feitos com eficiência.

Automatize os processos

Para dar conta de atender a todos os contatos de forma eficiente e satisfatória, é muito importante que a sua equipe saiba fazer uso de recursos para tornar o atendimento prático e dinâmico.

Uma solução que pode ser utilizada para cumprir com esse objetivo é a linha de transmissão. Por meio dela, é possível enviar uma única mensagem para todos os seus contatos simultaneamente.

Seja objetivo

Além de saber usar os recursos que otimizam o atendimento, é muito importante atentar para a objetividade da conversa. Afinal, quando o cliente entra em contato por meio do WhatsApp ele espera ter uma resposta rápida e objetiva, por isso, evite enviar textos longos ou áudios com mais de um minuto, pois as chances de ser ignorado nesse caso são muito grandes.

Caso necessite ter uma conversa mais explicativa que demandará tempo, é ideal entrar em contato com o cliente e agendar um horário para tratar do assunto. Além disso, ressaltamos que em situações delicadas a ligação é a melhor forma de manter o contato, pois as mensagens podem gerar interpretações diferentes da que você realmente gostaria de passar.

Faça a integração do app com plataformas digitais

Por fim, uma forma eficiente de aumentar sua rede de contatos e elevar as suas vendas é integrando o WhatsApp a outras plataformas digitais utilizadas pela concessionária.

Sendo assim, se a sua empresa tem site, blog e outras redes sociais é possível vincular o acesso ao aplicativo. A vantagem da integração é a possibilidade de alcançar um número maior de clientes e, sobretudo, facilitar o acesso dele à sua empresa.

Como mensurar os resultados do uso do WhatsApp para vender mais?

Conforme as estratégias vão sendo implementadas no WhatsApp da empresa e analisando os resultados obtidos, você vai ter uma noção do que pode ser melhorado ou reparado segundo o cenário apresentado.

Com a automatização de processos, equipe bem treinada e a implementação das estratégias de venda pelo aplicativo sendo bem conduzidas, as chances de grandes resultados são muito maiores.

Para melhorar a eficiência do seu atendimento e em outros aspectos, você pode recorrer a soluções desenvolvidas especificamente para a sua empresa.

Nesse caso, a Dealernet pode ajudar, pois trata-se de uma organização que há mais de 27 anos desenvolve recursos que atendem todos os processos de gestão com o objetivo de ajudar você a controlar melhor os seus custos, aumentar a rentabilidade e fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Portanto, essas foram as nossas dicas para você conseguir aumentar suas vendas pelo WhatsApp. Tendo em vista que o consumidor tem se tornado cada vez mais adepto aos recursos digitais é muito importante que a sua empresa se ajuste a essa realidade para não correr o risco de ficar para trás.

Caso tenha gostado das nossas dicas e deseja conhecer nossas soluções, acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços e conteúdos!

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