Está sentindo dificuldade em chamar a atenção do cliente? A sua publicidade não está funcionando? Está sem retorno nessa estratégia? Você precisa implementar o marketing digital para concessionária!
Basta sairmos às ruas para notarmos que grande parte das pessoas — para não dizermos quase todas — está manuseando celulares e que os outdoors estão esquecidos e sem atenção.
Então, neste artigo, falaremos da importância dessa inteligência para as agências, sobre quais as melhores práticas de aplicação e como acompanhar os resultados gerados. Continue a leitura!
O que é marketing digital?
O Marketing Digital é um upgrade excepcional do Marketing Tradicional. Um dos frutos da Transformação Digital, ele veio para revolucionar a forma de fazer Marketing no Brasil e no mundo e sua implementação se faz urgente para quem ainda não aderiu.
Se você entender que o seu cliente está muito mais digital, fica bem mais fácil aceitar que o Marketing também precisa ser digitalizado. Presença em redes sociais, pesquisas em mecanismos de buscas e comunicação por aplicativos são apenas alguns dos vários exemplos de oportunidades de alcance.
O maior trunfo do Marketing Digital é a segmentação. Agora, não mais você lança um anúncio sem a certeza do público certo. Ao contrário, é possível atingir a audiência ideal, no momento ideal e no local ideal. O resultado disso? Aumento significativo da taxa de conversão. Entenda agora 3 dos principais elementos que compõem essa inteligência.
Virtual
Um anúncio pode estar ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana e em qualquer lugar que permita conexão. Isso é um plus significativo de publicidade, fazendo com que seus anúncios aumentem substancialmente a capacidade.
Preciso
Vamos aprimorar o conceito de público-alvo para persona. Agora o seu perfil ideal tem informações nítidas que clareiam a atuação do gestor de marketing. Se o público-alvo é homem solteiro, a definição de persona vai muito mais a fundo. Exemplo:
- Carlos;
- 26 anos;
- salário acima de 6 mil reais;
- gosta de acessar sites esportivos;
- se conecta após meia-noite.
Veja que esse perfil é muito mais detalhado e acaba dando mais suporte para as estratégias de marketing atuarem com precisão. Lógico, isso impacta em custos, velocidade de resposta e escalabilidade.
Analítico
Bem, agora você tem dados completos e confiáveis para analisar. Você sabem quem acessou seu anúncio, quando e como. Isso no passado e no presente. Quanto ao futuro, você ainda tem instrumentos de predição que ajudam a planejar estrategicamente suas ações de marketing.
Qual a importância do marketing digital para concessionárias?
Bom, o nosso principal fator de consideração é o cliente. Não adianta! Ele não está mais assistindo à TV como antes, não dá atenção a placas e a outdoors e está voltado para os aparelhos eletrônicos. Ainda mais após esse momento de pandemia.
O computador, o smartphone, o notebook e outros equipamentos assumiram o lugar principal de trabalho, entretenimento, pesquisas e, principalmente, de compras! Então, como ele está nesse meio tecnológico, a única forma eficaz de alcançá-lo é por meio do marketing digital para concessionária.
Quais as melhores práticas do marketing digital para concessionária?
Fazer marketing digital, como muitos imaginam, não se refere a interagir por meio de posts humorísticos na internet. As curtidas não representam necessariamente um bom índice de sucesso.
O empresário sabe que o que a empresa precisa é de vendas. Para isso, há uma série de estratégias de aplicação para que o marketing digital para concessionária funcione. Veja algumas delas a seguir!
Faça marketing de conteúdo
Produza conteúdo, mas garanta coerência e relevância no que for produzido. Tudo que é postado precisa ser interessante para o seu público e também precisa educá-lo sobre as qualidades dos seus produtos e serviços. As pessoas, geralmente, apresentam uma conduta na internet e seguem um caminho chamado "jornada do cliente", no qual permanecerão desde a descoberta das inovações automotivas até a compra de um novo veículo, por exemplo.
Além disso, o conteúdo precisa ser distribuído nos canais mais acessados, como redes sociais, blogs, sites e outros. Você deverá induzir um caminho de atração, de consideração da marca e de efetivação da compra.
Crie sites estratégicos
Outro passo de sucesso no marketing digital para concessionárias é ter um site bem estruturado. Já houve um tempo em que as páginas serviam apenas para visitação. Hoje, o cliente deve ser atraído até o acesso ao site e encontrar informações de interesse, um conteúdo educativo, notícias sobre o mercado automotivo, novidades e outros assuntos que sejam úteis para convertê-lo em um comprador.
Os sites automotivos podem aplicar estratégias de e-commerce, conter artigos de blog, utilizar chatbots para atendimento a clientes e apresentar um portfólio de produtos e serviços com imagens e vídeos.
Elabore iscas digitais
Mais uma estratégia digital essencial é a captura de leads — que são os potenciais clientes da concessionária. Para atraí-los, você precisará captar informações-chave de contato, como o e-mail. Pedidos por chatbot, envios de e-books em troca do endereço eletrônico e assinatura de uma newsletter gratuita são alguns dos caminhos que auxiliam nessa captura.
A cessão do endereço eletrônico, geralmente, revela um interesse nos produtos e serviços da marca e, a partir disso, a estratégia de marketing digital para concessionárias deve estabelecer uma relação digital gentil e estratégica para o convencimento de compra.
Faça e-mail marketing
Nesse ponto, o chamado e-mail marketing é a principal ferramenta, já que possibilita segmentar os clientes pelo nível de interesse e enviar mensagens de acordo com o estágio em que eles se encontram. Você deverá estabelecer um relacionamento saudável por meio do envio de conteúdos importantes que estimulem o desejo do lead de criar identidade com a marca e de se tornar cliente.
Lembre-se de que essa ferramenta tecnológica deverá oferecer total liberdade para o descadastro da pessoa e servirá apenas para o envio de informações da marca, excluindo qualquer conteúdo pessoal.
Possibilite simulações virtuais
É fundamental oferecer comparativos online e possibilidades de personalização dos veículos no site da concessionária. Isso porque mais um fator relativo à nova jornada de compras é a fase de pesquisas sobre os modelos, que deixou de ser presencial e passou a ser quase 100% virtual.
Nesse aspecto, é interessante que a marca implemente recursos tecnológicos, como realidade aumentada, inteligência artificial e outros, para proporcionar uma experiência agradável e tão próxima quanto possível da real.
Nessa simulação, o lead terá vídeos, imagens, animações e outros recursos que otimizem as qualidades e o design dos modelos dos automóveis. O sistema deverá possibilitar a adição ou a exclusão de itens e apresentar o conjunto de acordo com as preferências da pessoa.
Ofereça o conteúdo certo no canal certo
Uma das melhores propostas do Marketing Digital para concessionária é poder segmentar sua estratégia. Essa inteligência permite aplicar ferramentas que identificam por onde o seu cliente ideal está entrando.
Um exemplo claro de comparação com o modelo antigo seria anunciar em determinada rede de TV, sendo que o público assiste outro canal. Isso acontece muito no Marketing tradicional e reflete bem as dificuldades desse modelo.
Já no padrão digital você identifica com muito mais facilidade onde o seu cliente está. Você pode resgatá-lo por uma pesquisa de automóveis em um mecanismo de busca, ou identificar as redes sociais preferidas e aplicar suas estratégias por esses canais.
Outro ponto interessante está em poder ofertar o conteúdo certo no momento certo. De repente o seu potencial cliente está interessado em uma marca específica e um modelo específico. Assim, você pode explorar esse interesse compartilhando informações úteis e aumentar o envolvimento dele
Conte com um showroom digital
Mais uma estratégia especial para concessionárias é implementar um showroom digital. Dá para explorar diversos recursos como inteligência artificial, inteligência aumentada e realidade virtual como vimos anteriormente.
Além disso, dá para disponibilizar esses momentos em sites ou até promover lives para os usuários. Por meio dessas estratégias, a concessionária pode aumentar o interesse do cliente e incentivá-lo a fechar negócio de forma totalmente virtual.
Busque diversificar os conteúdos
Também é importante que você diversifique os seus conteúdos. Escolha um determinado tema e explore informações relevantes para os clientes em cima dele. Se o assunto é manutenção, por exemplo, você pode diversificar o conteúdo em cima de questões-chave como:
- defeitos mais comuns;
- como solucionar problemas simples;
- melhores práticas e cuidados para evitar defeitos;
- entre outras.
Além disso, você pode diversificar os canais de compartilhamento de conteúdo. Por exemplo: um determinado assunto pode ser desenvolvido no Facebook de forma diversa em relação ao Instagram. Já em um blog, a abordagem pode ser mais extensa e completa.
Aposte na personalização
Um ponto importantíssimo do Marketing Digital é que ele permite uma interação muito mais próxima com o usuário. Você verá que ele segue uma espécie de "caminho até a compra" e saberá em que estágio ele estará.
Esse caminho é conhecido como jornada de compra como já citamos e reflete a evolução do interesse do consumidor com o produto ou serviço de uma determinada marca. Assim, você deve tratar de forma diferenciada alguém que começou a interagir em relação a um usuário que está acessando os seus canais de compras, entende?
Ainda em relação à personalização, podemos citar o caso de alguém que busca manutenção e outro de alguém que está a procura de um automóvel zero-quilômetro. Logicamente, que os conteúdos compartilhados com essas pessoas precisam ser diferentes e mais específicos para seus interesses.
Escolha bons sites para fazer anúncios
A gestão de tráfego é outra ferramenta importantíssima que pode ser aplicada no marketing digital para concessionária. Você pode explorar estratégias orgânicas que são disseminações de conteúdos em canais específicos ou investir em anúncios pagos.
Esses anúncios são fundamentais para aumentar a velocidade de conversão de clientes interessados em fazer negócio com a marca. Normalmente, os canais virtuais de maior relevância são:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- YouTube Ads;
- LinkedIn Ads e outros.
Como acompanhar os resultados do marketing digital para concessionárias?
Ao aplicar esses passos, você já terá meio caminho andado no marketing digital para concessionária. Porém, para que as estratégias se completem, é importante verificar a eficácia dessas implementações.
Mais uma vantagem especial da tecnologia é a possibilidade de levantar dados, tratá-los e analisá-los com o objetivo de identificar, por meio de índices de performance, se a estratégia está gerando resultados. A seguir, conheça algumas das principais ações.
Elabore KPIs
KPI significa Key Performance Indicator, que, traduzido para o português, é o indicador-chave de desempenho. Essa é uma métrica para analisar os resultados da estratégia de marketing digital para concessionárias.
Como exemplo, podemos citar uma página no Facebook. Se uma página A tem 1.000 curtidas e apenas 3 clientes, obviamente, ela é menos performática que uma página B, com 50 curtidas e 16 clientes, entende?
Mensure o ROI
Outro fator interessante é o ROI, que nada mais é do que o retorno sobre o seu investimento. Especialmente em anúncios pagos, como Google Ads e Facebook Ads, você poderá identificar se os valores investidos estão retornando em uma proporção ideal.
Da mesma forma, os investimentos em sites, em e-mail marketing e em outros recursos também precisam oferecer retorno para a marca. Por isso, é fundamental que você estabeleça os níveis para alcance e acompanhe o sucesso dessas estratégias.
Quais os prováveis prejuízos de concessionárias que não investem em marketing digital?
É bom que você saiba que o Marketing Digital não veio apenas para as concessionárias. Ele está em todo lugar, inclusive nos clientes. E se você é um gestor de excelência, sabe que o cliente é o ponto focal do sucesso de um negócio.
Nesse cenário, as ações do Marketing Tradicional não deixam de ter seu valor, mas perdem em competitividade para as estratégias digitais. Como saber com exatidão se um potencial cliente assistiu a uma campanha na TV? Como identificar se o cliente ideal ouviu a propaganda no rádio?
E mais, como resgatar a interação com esse usuário interessado sem nem saber quando, nem por que canal ele deve voltar a assistir o seu anúncio? Sim, essas perguntas são caras demais para não serem bem respondidas.
E como respondê-las com exatidão? Por meio de estratégias de Marketing Digital para Concessionária. Com velocidade aumentada, alcance o seu cliente ideal, interaja e realize a venda muito mais rápido do que você imagina e com os custos otimizados.
Chegamos ao final do nosso artigo. Agora é o momento de você colocar o plano em ação e implementar ou aprimorar o seu marketing digital para concessionárias. Os tempos são outros e o novo ambiente de gestão é orientado por dados.
Talvez você não soubesse o quanto é importante o Marketing Digital para Concessionária. Que tal se aprofundar no assunto? Curta nossas páginas. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e acompanhe nossas postagens!