Saber o futuro das concessionárias tem sido uma preocupação comum entres os gestores desse segmento, afinal, o mercado tem passado por uma constante transformação. Por isso, é preciso estar preparado para se adaptar às novas mudanças e, sobretudo, buscar meios que promovam a inovação do negócio.
Contudo, entre tantas tendências que surgiram e que ainda vão surgir, foram aparecendo alguns mitos e verdades sobre o futuro das concessionárias. Por esse motivo, com o objetivo de esclarecer o que é realmente verdadeiro e o que é falso, separamos 6 indagações mais comuns que têm circulado por esse segmento. Confira!
1. A concessionária vai desaparecer completamente
Mito! As concessionárias não vão desaparecer, porém o seu atual modelo de negócio vai sofrer algumas alterações.
Isso porque, devido às mudanças causadas pela tecnologia e a disponibilidade de informação, a forma de consumir também mudou. Atualmente, antes de comparecer à loja física, o consumidor busca todas as informações necessárias sobre o produto na internet.
Além desse fator, existem outras variantes que obrigam as concessionárias a investirem em inovação e, sobretudo, a pensar em como elas vão se posicionar em um mercado em constante transformação.
Nesse caso, para ter êxito frente ao novo cenário digital que se transforma rapidamente é preciso estar disposto a se adaptar a essas mudanças, buscando sempre por inovação, a fim de garantir a relevância do seu negócio.
2. Vai ter queda no número de concessionárias
Mito! Apesar da redução nas vendas de veículos novos, as concessionárias têm percebido a importância de disponibilizar outros tipos de serviços para manterem os lucros. Ou seja, investir em outras fontes de receitas tem sido a solução encontrada para driblar o período de baixa demanda.
Além de conseguir manter a margem de lucros, ao fazer isso a concessionária garante seu lugar no mercado automotivo. Afinal, passa a oferecer diferenciais para os seus clientes ― o que conta como pontos positivos para a empresa.
Sendo assim, disponibilizar conteúdos relevantes que vão educar os seus clientes, oferecer opções de financiamento e seguro, optar pela venda de peças e demais serviços são algumas das alternativas que geram resultados positivos e, por isso, valem o investimento.
3. Montadoras vão vender mais carros que concessionárias
Mito! Mesmo que em países como os Estados Unidos, onde algumas montadoras foram autorizadas a vender o veículo diretamente para consumidor, não é motivo suficiente para colocar as concessionárias de lado.
Isso porque já é de conhecimento do público que, além da venda de veículos novos, as concessionárias também oferecem outros tipos de serviços como:
- venda de seminovos e usados;
- serviços de manutenção;
- revisão preventiva;
- atendimento no pós-venda;
- comunicação mais próxima com o cliente;
- venda de peças para reposição.
Por esse motivo, a concessionária continua sendo a opção mais viável para o consumidor. No entanto, é importante que o gestor esteja atento às novas mudanças previstas para o mercado, como é o caso das vendas online, pois esse novo modelo de negócio pode afetar os resultados da loja física.
Mesmo que essa mudança não ocorra do dia para a noite, é de suma importância que o gestor, além de manter o foco no mercado online, crie estratégias para que seu negócio não sofra grandes impactos ao mesmo tempo em que desenvolvem novos meios para garantir a lucratividade.
4. O consumidor está cada vez mais especialista
Verdade! Devido ao fácil acesso à informação, os consumidores atuais iniciam sua jornada de compra pesquisando e manifestando o interesse pelo produto ou serviço por meio da internet.
Sendo assim, antes de fechar o negócio, é realizada uma pesquisa online completa, no qual ele não só encontra dados sobre o veículo, mas visualiza fotos, compara preços e ofertas, analisa as avaliações de clientes anteriores etc.
Ou seja, a disponibilização da informação faz com que o consumidor se torne um especialista, e isso proporciona a ele maior decisão de compra.
5. O compartilhamento de veículos é uma nova tendência
Verdade! O compartilhamento de veículos é uma tendência mundial que vem ganhando espaço nesse segmento com a proposta de disponibilizar veículos para a locação rápida por meio de aplicativos.
A ideia é basta simples. Ao instalar o aplicativo no celular, o usuário se cadastra na plataforma e aguarda a aprovação da empresa. Após essa etapa, é escolhida uma opção de veículo entre os modelos disponíveis e a forma como será calculado o valor do aluguel (por tempo e distância, diária ou pacotes) para que, em seguida, seja feito o destravamento do carro.
Contudo, existem alguns fatores que variam de um empreendimento para outro, por exemplo, para as empresas que possuem frota própria, o usuário pode alugar o automóvel em uma unidade e deixá-lo em outro local autorizado pela empresa. Já para aquelas que servem como “ponte” entre o proprietário do veículo e o locatário, a proposta é que o possuidor leve o carro até o usuário.
São muitas as vantagens desse novo modelo de negócio. Entre elas podemos citar:
- racionaliza o uso do carro;
- evita gasto com manutenção;
- proporciona mobilidade mais inteligente;
- promove a sustentabilidade;
- reduz a quantidade de veículos nas vias, o que contribui com a diminuição de congestionamentos;
- diminui os gastos com combustível;
- reduz o nível de poluição;
- causa melhorias no impacto ambiental.
6. Redução no número de vendas
Verdade! Mas calma! Vamos explicar o motivo. Diferentemente de alguns anos atrás, onde ter o próprio veículo era sinônimo de independência e status. Hoje, o uso recorrente de aplicativos de carona, compartilhamentos de carros e solicitação de serviços como o Uber, foram responsáveis por mudar esse conceito.
Atualmente, é possível encontrar clientes que optam por não ter o próprio veículo pelo motivo de existir tantas opções acessíveis de locomoção que, além de seguras, são práticas e econômicas. Por isso, devido aos novos serviços de mobilidades é esperado que tenha uma redução no número de vendas realizadas pelas concessionárias.
Diante dessa realidade é preciso pensar em estratégias que atendam às necessidades desse novo perfil de consumidor. Nesse caso, é importante levar em consideração dois fatores essenciais que constata essa nova fase:
- consumidor mais consciente: devido aos inúmeros problemas ambientais, a conscientização sobre sustentabilidade tem ganhado cada vez mais força. Por isso, o desenvolvimento de propostas que valorizam essa temática, como carros movidos a fontes renováveis são, sem dúvidas, uma aposta segura;
- carros autônomos e conectados: ainda em desenvolvimento, os carros autônomos surgiram com a proposta de revolucionar o segmento automotivo. Por isso, a previsão é que ocorra mudanças na aquisição do veículo, ou seja, deixaram de ser vendidos pelas concessionárias, assim como a compra de peças.
Com base nessas informações é possível perceber que existem propostas positivas que vão garantir o futuro das concessionárias. Contudo, para que sua empresa permaneça no mercado é preciso estar atento a todas as mudanças e buscar meios de se adaptarem a elas.
Gostou do artigo e quer saber mais? Então, aproveite para entender os impactos da transformação digital no mercado automotivo.