Novos tempos para o mercado, novas oportunidades para as empresas: essa é a máxima que deve imperar na mente dos gestores. Para a indústria automotiva — que vem sendo chamada de “indústria da mobilidade”, de forma a alargar suas possibilidades e fazer jus à sua importância —, é hora de pensar em tecnologia na gestão de concessionária e inteligência artificial.
A transformação digital é uma realidade e suas oportunidades devem ser correta e rapidamente exploradas. Aqui e agora, qualquer demora na aplicação de inovações tecnológicas pode comprometer a saúde e a viabilidade do negócio no médio prazo.
Para entender um pouco mais sobre esses conceitos, verificando como o mercado automobilístico e as concessionárias já estão sendo impactados por eles, continue a leitura deste post. A partir deste conteúdo será possível repensar as estratégias do negócio e agir proativamente para obter retornos cada vez mais consistentes e positivos — angariando, assim, mais lucros.
Transformação digital no ambiente das concessionárias
O termo “transformação digital” é relativamente recente, mas suas implicações já estão alterando o cenário de mercado e redefinindo paradigmas empresariais. Não é para menos: a expressão evoca mudanças na cadeia produtiva — que se torna mais enxuta e eficiente — e pressupõe melhorias significativas na experiência do cliente — que encontra mais conforto e transparência no consumo.
Na prática, a transformação digital sinaliza uma completa reconfiguração do modelo tradicional de produção e consumo. Trata-se de automatizar a fábrica e de oferecer ao cliente todo o suporte de que ele precisa para encontrar o que deseja — antes, durante e depois da aquisição.
O conceito e as práticas inerentes à transformação digital também chegaram às concessionárias, contribuindo para alavancar a performance das unidades não apenas em volume de vendas, mas em experiência e fidelização.
De início, esse deslocamento — de uma operação descentralizada e offline para algo conectado e totalmente online — começa quando os procedimentos de vendas, de negociação com montadoras e de relacionamento com o consumidor deixam de requerer a presença física.
Na atualidade, é perfeitamente possível que os clientes visitem a loja de modo virtual — sem que precisem se movimentar — por meio de sites especializados. Da mesma forma, é totalmente natural que os profissionais da concessionária mantenham proximidade com seus fornecedores sem visitá-los pessoalmente.
Esse novo modelo, que facilita a rotina de toda a cadeia envolvida, respira tecnologia — e só pode ser viabilizado por meio dela. A internet liga todos os agentes e os permite concluir transações ainda que a muitos quilômetros de distância uns dos outros, otimizando processos e recursos.
Não seria nenhum exagero dizer, portanto, que a transformação digital, embora desafiadora, também apresenta um excelente leque de oportunidades às concessionárias.
Além disso, vale dizer que a aplicação de estratégias tecnológicas assegura conformidade às novas demandas do mercado, alavancando a competitividade e, em função disso, melhorando os retornos do negócio.
Tecnologia de gestão
Se a transformação digital desponta como um requisito para a sobrevivência das organizações contemporâneas, é justo que haja enfoque nas ferramentas e nas inovações que vão permiti-la e, gradualmente, também potencializá-la.
É o caso, por exemplo, dos sistemas de gestão para concessionária. Os sistemas computacionais integrados conferem transparência aos processos e contribuem frontalmente para padronizar operações e otimizar recursos — humanos, físicos ou financeiros.
Ao interligar departamentos, minimizar retrabalhos, diminuir a incidência de erros manuais e centralizar informações, o software garante o acesso aos dados imputados e possibilita análises aprofundadas e críveis, que devem ser empregadas na definição de estratégias e na tomada de decisão.
No contexto da transformação digital, um gestor munido de informações detalhadas e seguras pode estruturar táticas mais efetivas e que posicionem a concessionária na vanguarda do mercado.
Inteligência artificial
Da mesma forma, a inteligência artificial também desponta como um artifício interessante para a alavancagem de processos e a competitividade das empresas. No cenário das concessionárias, no que compete à interação com clientes, por exemplo, a utilização dessa tecnologia endossa uma série de possibilidades.
Ao aplicar os princípios de AI ao relacionamento com consumidores, é possível, por exemplo, maximizar a eficácia do atendimento online fazendo uso de chat, WhatsApp ou outras ferramentas de comunicação para tirar uma dúvida ou agendar um serviço em até 40 línguas diferentes como é o caso do IgWix que assegura às concessionárias um atendimento automatizado 24/7, redução do "no-show" e outras soluções mais que auxiliam na geração de receita.
Quando acionado, o robô de inteligência artificial (chamado de chatbot) pode prover o atendimento humanizado de que o cliente precisa, uma vez que está munido de todas as informações do usuário e em constante aprendizado enquanto a interação acontece.
É importante frisar, ainda, que os robôs de AI são essencialmente diferentes dos chatbots. Na inteligência artificial, há mecanismos sobre árvore de grafo que interpretam a intenção do usuário, oferecendo as melhores opções, enquanto o chatbot se limita a seguir um script predefinido e potencialmente inflexível.
Tecnologia na gestão de concessionária e inteligência artificial
Há concessionárias de marcas conhecidas, como a Fiat, que já desenvolveram aplicativos para o sistema Android com o objetivo de proporcionar ao cliente uma forma de relacionamento direta, simplificada e em tempo real.
Dessa forma, solicitar serviços e revisões para os veículos é uma tarefa fácil. O uso de tais aplicativos representa benefícios para compradores porque suas necessidades são atendidas de forma satisfatória. Além disso, são vantajosas para vendedores, pois colaboram para a fidelização do cliente.
Dessa forma, convém apontar a sinergia das tecnologias: gestão integrada por meio de softwares e inteligência artificial. Esses são recursos essenciais na guinada da concessionária, garantindo a melhor estrutura e, consequentemente, o melhor serviço do mercado.
Principais impactos da revolução tecnológica nas concessionárias
É importante repassar e reforçar quais são os principais benefícios da adoção de tecnologias inovadoras no contexto da concessionária.
Otimização de recursos
A tecnologia, enquanto conceito, tem a missão de inovar métodos e sistemáticas. Quando aplicada ao ambiente empresarial, contribui largamente para otimizar os recursos da organização.
Na implantação de um sistema de gestão para concessionária de veículos, por exemplo, há ganhos de escala e de performance, uma vez que as operações estão padronizadas e os gestores têm tempo de focar no que é realmente importante para o negócio.
Conectividade da cadeia
Uma cadeia conectada significa menos retrabalho, mais agilidade e mais transparência.
Ao interagir com clientes e fornecedores valendo-se da inteligência artificial, por exemplo, a concessionária alimenta um valioso banco de dados que pode ser posteriormente consultado para balizar estratégias e decisões.
Relacionamento com o cliente
O relacionamento com os principais públicos de interesse — com destaque para os clientes — é um dos mais expressivos ganhos agregados à revolução tecnológica. Afinal, somente ao corresponder às novas demandas de mercado, entregando produtos e serviços inovadores, é que será possível manter o crescimento saudável.
Nesse âmbito, a tecnologia na gestão de concessionária e inteligência artificial são importantes catalisadores de escala, estratégia de negócios e desenvolvimento operacional.
As principais dicas para o uso de tecnologia na gestão
Toda essa transformação digital e aparato tecnológico são essenciais para o gestor de excelência que deseja se destacar no mercado, mas como aplicar tudo isso corretamente? Quais são as principais ações a serem priorizadas?
Acompanhe a partir de agora as práticas cruciais para implementar tecnologias e melhorar o desempenho e a produtividade da organização. Seguindo as dicas que listamos você terá mais suporte na aplicação de ferramentas digitais.
Digitalização de documentos
Digitalizar documentos é particularmente útil para concessionárias porque diminui o custo com materiais em papel e salas de guarda. Essa aplicação não só reduz esses gastos como melhora o acesso à informação, permitindo que vários setores possam tratar e atualizar dados.
Outros aspectos também podem ser gerenciados com mais comodidade, como a segurança dos dados e a restrição de acesso. Dessa forma, somente o corpo de funcionários autorizado poderá operar o conjunto de arquivos.
Armazenamento em nuvem
Ainda mais interessante do que digitalizar os documentos é armazená-los em nuvem. Acesse-os a qualquer hora e lugar e por meio dos principais dispositivos eletrônicos como tablets e celulares.
Além disso, compartilhe e edite facilmente os documentos, desburocratizando os processos e mantendo a competitividade e a produtividade empresarial. Essa maneira de implantar tecnologia na gestão é básica para garantir mais eficiência nas demais soluções.
Uso de CRM
O uso de CRM é fundamental para qualquer empresa, e no caso de uma concessionária não é diferente, já que o atendimento personalizado e diferenciado ao cliente pode oferecer muita vantagem competitiva.
Priorizar a implementação desse tipo de ferramenta tecnológica melhora o foco e o relacionamento com o cliente. A partir disso, os gestores de marketing alcançam melhor embasamento para suas estratégias e melhor alinhamento em relação aos processos de negócios
Ao final de uma aplicação que integre CRM, a organização terá aumentado as vendas, melhorado o poder de decisão e personalizado a gerência para o atendimento das verdadeiras necessidades da organização.
Implementação de um sistema de gestão de concessionárias
Há no mercado soluções profissionais completas, que abrangem todas as demandas necessárias para digitalizar a sua gestão. A partir de um sistema como esse, todo o processo operacional será otimizado e a organização ganhará em agilidade e segurança de dados.
O aspecto-chave de uma plataforma profissional envolve principalmente a automação de todas as ações práticas da organização. O tratamento de rotinas e processos repetitivos é uma das maneiras de permitir que o gestor priorize questões mais estratégicas e abstratas da empresa.
Uma concessionária que investe em solução empresarial conquista uma série de benefícios gerenciais para a organização. De uma forma geral, uma plataforma digital deve oferecer como benefícios:
- redução de custos;
- otimização de resultados;
- melhora no atendimento e na comunicação com o cliente;
- mais flexibilidade organizacional;
- abertura à inovação, entre outros.
Destacamos aqui que o conhecimento sobre a gestão de concessionárias é uma tarefa longa e que exige atualização constante. O nosso blog conta com publicações sobre a tecnologia em gerência de negócios — são diversos termos e conceitos para dominar e implementar.
Um gestor de excelência deve estar sempre por dentro das inovações do mercado digital. Entre todas as dicas, a principal é: digitalize a gestão da sua concessionária e garanta uma administração mais segura e profissional.
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