Logo Dealernet

Case de Sucesso: ASCIA e o Analysis BI

Case de Sucesso: ASCIA e o Analysis BI

Compartilhe:

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, só sobrevive aquele que busca constantemente pela inovação. Nesse sentido, não há dúvidas de que a tecnologia já deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade, principalmente no setor automotivo. Diante disso, o uso de ferramentas como o Analysis BI tem sido a solução encontrada para promover o desenvolvimento de muitas concessionárias.

Como prova disso, neste artigo, apresentaremos o case de sucesso da concessionária ASCIA e quais os diferenciais que o uso dessa ferramenta trouxe para o negócio. Além disso, vamos explicar melhor o que é Analysis BI e qual a sua funcionalidade. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura!

Conheça o Analysis BI

O Analysis é uma plataforma de business intelligence (BI) que permite ao gestor visualizar e analisar os dados organizacionais de forma ágil e eficiente. Nesse sentido, por meio de um dashboard customizável, é possível ter acesso a insights que vão ajudá-lo a otimizar as tomadas de decisão estratégicas em todos os níveis de gestão.

Sendo assim, a vantagem de poder analisar os dados da empresa com agilidade, precisão e eficiência para facilitar o processo da tomada de decisão tem sido o principal motivo pelo qual as concessionárias têm inserido as plataformas de inteligência no seu sistema de gestão.

Entenda suas principais funcionalidades

Com um dashboard criado pensando em agilidade e qualidade de decisão, o Analysis BI ajuda a identificar os gargalos que comprometem o desenvolvimento do seu negócio, por meio da coleta, interpretação e apresentação de dados de forma simples e prática, facilitando a percepção de tendências de custos em departamentos e operações.

O Analysis BI não só oferece informações mais precisas e dinâmicas, como promove o ganho da vantagem competitiva, proporciona mais segurança e garante a rentabilidade por meio da potencialização do que gera lucros para a empresa. Além disso, essa ferramenta oferece outras vantagens, como:

  • interface personalizável de acordo com as necessidades de qualquer usuário;
  • autoriza, com apenas uma licença, que mais de um usuário possa utilizar a plataforma;
  • mais segurança no armazenamento de dados;
  • possibilita a criação de gráficos e tabelas diretamente do seu navegador;
  • pode ser usado em qualquer navegador de internet;
  • compatível com qualquer smartphone, desktop ou tablet;
  • permite análises personalizadas por data, usuário, departamento e empresa;
  • dispõe de indicadores de performance e análises comparativas;
  • personalizável de acordo com as suas necessidades;
  • economiza tempo e reduz custos;
  • proporciona, em tempo real, a análise do desempenho da sua equipe;
  • permite visualizar tendências de custos e rentabilidade.

Descubra os diferenciais que o Analysis BI trouxe para a empresa

A concessionária ASCIA percebeu que havia um problema no seu atual sistema. De acordo com Roberta Barros Varela, gerente administrativa, era preciso 3 dias para fazer manualmente um fechamento e um demonstrativo de resultado mensal. Além do trabalho extenso, a diretoria não conseguia ver em tempo real as vendas e despesas das concessionárias.

Por esse motivo, em parceria com a Dealernet, foi feita a implementação de um novo sistema como solução: o Analysis BI. Para a concessionária ASCIA, essa ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de apresentar o demonstrativo de resultado gerencial para o regime de caixa.

Por isso, a Roberta consegue expor, em tempo real, tanto para a diretoria quanto para o dealer, o que está acontecendo na concessionária, de modo que eles possam fazer o acompanhamento até mesmo pelo celular. Essa ação não só contribuiu com a parte financeira e a controladoria da empresa, como agregou ainda mais à análise dos indicadores de performance.

Afinal, o Analysis BI permite demonstrar para o dealer os indicadores de performance e análise de margem de venda. “Essa ferramenta de análise de BI veio agregar muito, principalmente com relação ao indicador de performance atrelado ao WCD Processos. Com essa informação em tempo real, a tomada de decisão fica muito mais rápida e fácil. O gestor consegue ter uma visão melhor do negócio” afirma o gestor de qualidade, Marcos Freire Castilho.

A análise providencia uma informação de modo gráfico, que pode ser filtrada por margem, filial e marca. Por exemplo, falando de veículo, é possível selecionar por modelo, marca e vendedor. Além disso, essa ferramenta oferece outros filtros que ajudam e agregam ao dia a dia do gestor, tanto para a realização de vendas quanto no pós-venda.

Além do mais, por meio dessa ferramenta, o gestor de qualidade consegue verificar semanalmente como está a performance de cada um dos indicadores essenciais no processo, pois essa ação é fundamental para alcançar a meta mensal. “O gestor consegue filtrar da maneira mais adequada para tomar a ação, decisão e a realização dos planos de ação, que têm que ser realizados com muito mais eficiência” esclarece Marcos.

Benefícios do Analysis para a empresa

Com relação aos indicadores de performance, a principal vantagem foi permitir o acesso à informação de forma rápida e prática. Nesse sentido, o Analysis BI é uma ferramenta bastante vantajosa, pois garante mais eficiência para a montagem do plano de ação.

Sendo assim, se tem algum "gap", e a concessionária não está atingindo a meta no mês ou na semana que está em evidência, com a informação mais acessível, facilita a criação de um plano de ação mais eficiente. Ou seja, essa rapidez e agilidade na visualização dos dados contribuem para a tomada de decisão.

“Com o BI, eu percebi que, realmente, é impressionante a agilidade e rapidez com que a informação chega até a diretoria e o gerente, sem eles precisarem esperar para ver somente no fim do mês. Agora, eles podem ver a qualquer momento a minha venda e despesa e até a despesa por departamento, o que antes não conseguiam ver dentro do dealer”, explica Roberta.

Analysis BI e a tomada de decisão

A principal vantagem que esse sistema agrega é a informação rápida e de forma que o gestor tenha em mãos, quase que em tempo real, aquilo de que precisa para poder tomar as ações necessárias. Nesse sentido, o Analysis BI permite visualizar tudo o que acontece na concessionária e, assim, saber quais foram as despesas e agilidades.

Ou seja, essa ferramenta dispensa a necessidade de gerar diversos relatórios para chegar a um fim. “Dentro do BI, eu tenho tudo e vejo o que é relevante para a tomada de decisão. Isso faz com que a gente perceba que já teve um impacto em questão de custos. Eu percebo que, se eles conseguem visualizar as despesas, já começam a fazer um planejamento melhor em relação aos gastos do mês”, relata Roberta.

Além disso, Marcos Freire Castilho acrescenta que é muito importante pensar na questão dos indicadores de controle para a reposição do estoque de veículos e peças, pois esse fator é de suma importância para o controle diário de uma concessionária.

Diante do case de sucesso da utilização do Analysis BI por parte da ASCIA, fica claro que essa ferramenta é essencial para promover o desenvolvimento da sua concessionária. Se você ficou interessado em implantar esse recurso na sua empresa, não perca tempo. Entre em contato agora mesmo com a gente e converse com a nossa equipe!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram