Logo Dealernet

ERP para gestão financeira da concessionária: por que você precisa de um?

ERP para gestão financeira da concessionária: por que você precisa de um?

Compartilhe:

Os líderes empresariais, no exercício de suas rotinas, precisam dispensar atenção a uma série de áreas. Ao mesmo tempo em que revisam estratégias e táticas para garantir o desenvolvimento da marca, por exemplo, também devem se voltar à eficiência dos processos e às previsões de lucro. É justamente para facilitar esse processo complexo e fundamental que um ERP ou software para concessionária de veículos é tão indispensável para gestão financeira e bons resultados corporativos.

Neste post, você entenderá um pouco mais a respeito da importância de agregar tecnologia de gestão ao dia-a-dia da sua empresa — visualizando, na prática, quais são os benefícios imediatos e quais são as oportunidades de mercado a médio e longo prazos. Além disso, você também terá acesso às principais funcionalidades de um ERP eficiente na gestão financeira de concessionárias. É provável que, ao fim do texto, você esteja convencido não apenas da necessidade, mas da urgência de implantar um software robusto e aderente às demandas financeiras.

Boa leitura e bons insights!

Por que é importante, para o desempenho financeiro, um sistema de gestão para concessionária?

As concessionárias modernas se deparam com uma concorrência cada vez mais acirrada. Para manter a competitividade operacional, a eficiência dos processos e a fidelidade do cliente, os gestores precisam investir em mecanismos e ferramentas capazes de potencializar rotinas e resultados.

A gestão financeira é, sem dúvida, uma das demandas mais importantes nas organizações contemporâneas — independentemente do porte ou da natureza do negócio. Seja para alimentar o fluxo de caixa de forma efetiva e transparente, seja para viabilizar o fluxo correto de contas a pagar (garantindo a conformidade da companhia frente aos fornecedores), o fato é que as transações monetárias exigem lisura e atenção.

Neste âmbito, a tecnologia de gestão desponta como uma aliada imprescindível ao sucesso e à perenidade da concessionária. Foi-se o tempo em que bastava à administração de empresas algumas poucas planilhas dinâmicas. A era da operação manual, do retrabalho e das análises superficiais ficou, há muito, para trás: o DMS ou sistema de gestão para concessionária é o recurso das organizações mais sólidas, produtivas e enxutas — no Brasil e no mundo.

A gestão financeira, por sua vez, é frontal e positivamente influenciada pela incorporação de tecnologia sistêmica. Um sistema robusto e atualizado, aderente às demandas cotidianas da concessionária e capaz de integrar todas as áreas do negócio, é indispensável ao bom andamento e, mais do que isso, à lucratividade dos processos.

Vantagens de implantar um ERP para concessionárias de automóveis ou DMS

É simples observar, a título de exemplificação, as vantagens de implantar um software para concessionárias automotivas com recursos modernos de gestão financeira. Imagine, por exemplo, que um cliente chega à concessionária em busca de um produto específico — pode ser um modelo de veículo ou uma peça automotiva.

Com um sistema integrado, você consegue consultar o estoque em tempo real, verificando se a venda pode ser concluída de imediato. Caso o item esteja em falta, também é possível visualizar se já existe ordem de compra em andamento e, assim, estimar o prazo de entrega.

O gestor da concessionária, por sua vez, caso queira analisar os pedidos em aberto com fornecedores, pode (e deve) extrair relatórios completos, levantando datas, quantidades, valores e especificações dos materiais pendentes, facilitando a programação de entregas e o agendamento de serviços. Além disso, a ordem de compra se integra automaticamente ao "contas a pagar" e atualiza o fluxo de caixa, mobilizando recursos e provisionando transações financeiras.

Na prática, seria equivocado dizer que o DMS se posiciona apenas como um instrumento de gestão empresarial. O sistema para concessionárias é, além disso, um poderoso recurso para encantar o cliente, fidelizando-o. Os retornos dessa postura podem ser identificados no curto, no médio e no longo prazo, impactando diretamente a lucratividade (e a sustentabilidade) do negócio.

Quais são as funcionalidades essenciais a um bom DMS?

Uma vez explicitada a importância de contar um ERP na gestão financeira da concessionária, vale adentrar a parte prática da operação. De que modo, de fato, a tecnologia auxilia na execução de tarefas recorrentes? Veja algumas das funcionalidades inegociáveis e certifique-se de adotar processos mais orgânicos e cristalinos na sua empresa!

Integração para emissão e impressão de NF-e

A NF-e é um documento obrigatório que precisa ser emitido a cada nova venda. Isso significa que toda empresa deve possuir um sistema que permita a integração do balcão comercial com a SEFAZ (Secretaria da Fazenda e Planejamento), instituição governamental que recebe as notas em tempo real.

Com um ERP, porém, o processo ganha mais segurança e confiabilidade. A tecnologia integrada é responsável por automatizar o cálculo de impostos e o consequente envio de DANFE a clientes e fornecedores (geralmente por e-mail). Assim, o trabalho manual é suprimido e, na esteira disso, os erros operacionais também caem vertiginosamente.

Controle de estoque

O estoque é uma área bastante sensível às organizações que se dedicam ao comércio. O investimento na manutenção do depósito costuma ser bastante elevado, e os custos logísticos — da armazenagem ao escoamento — também precisam ser levados em consideração.

O ERP — além de prover análises consistentes sobre os custos do estoque, incluindo fatores como depreciação, por exemplo —, é muito útil para controlar e encontrar os itens disponíveis com agilidade e coerência. Se, em determinada venda, uma mercadoria precisa ser separada, o sistema indica exatamente a posição em que foi alocada, facilitando a gestão do armazém.

Análises de custos e margens

Aproveitando o gancho operacional do estoque — que, como foi observado, exige monitoramento constante de gastos —, vale lembrar a necessidade de analisar relatórios de custos e margens. Enquanto o primeiro mantém a operação sob controle, respeitando o teto de gastos e os limites do orçamento, a segunda permite que a empresa, mais do que se dedicar a vender em volume, possa efetivamente lucrar com as transações comerciais.

Ambas são extremamente importantes à saúde da concessionária e devem ser mantidas sob constante vigilância. De forma a viabilizar as avaliações, porém, é necessário dispor de técnicas sistêmicas e automatizadas, com as quais é possível extrair dados, segmentar informações e incentivar análises pertinentes. O ERP é certamente o instrumento ideal para esse propósito, possibilitando a centralização de inputs e o endereçamento de relatórios.

Contas a pagar e a receber

O monitoramento financeiro tem relação direta com um processo indispensável às empresas competitivas. Em essência, o recurso tem a função de compilar todas as movimentações monetárias do negócio, facilitando a visualização do panorama financeiro.

Nas concessionárias, assim como em todos os outros setores de mercado, as análises financeiras têm muito poder: a partir delas, por exemplo, é possível contrapor entradas (contas a receber, tais como vendas no crédito) a saídas (contas a pagar, tais como remessas a fornecedores), classificando-os por data. Na prática, isso significa que o líder tem o domínio da realidade financeira da organização.

O ERP para a gestão financeira da concessionária se posiciona como uma ferramenta robusta, aderente e completamente alinhada aos desafios e às oportunidades do setor. Cabe aos gestores engajados, enquanto responsáveis pela produtividade de seus processos, viabilizar uma rotina mais enxuta, transparente e eficaz. Os resultados são rápidos — aparecem ainda no curto prazo — e duradouros.

O conteúdo motivou novas reflexões e despertou ideias de otimização e eficiência? Ótimo! Por aqui, valorizamos conteúdo de qualidade para desenvolver gestores cada vez mais produtivos e eficazes. Aproveite para assinar nossa newsletter e seja sempre o primeiro a saber das novidades que lançamos. Sucesso e até breve!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter:

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram