Logo Dealernet

Gestão por indicadores: o que é e qual sua importância para o negócio?

Gestão por indicadores: o que é e qual sua importância para o negócio?

Compartilhe:

A rotina corporativa mudou bastante nos últimos anos. Um dos principais catalisadores da transformação do cotidiano nas empresas foi, sem dúvida, a tecnologia. Ao incorporar metodologias mais ágeis e dinâmicas, maximizando a performance da equipe, a administração sistêmica promove ganhos expressivos e perenes. Nesse contexto, a gestão por indicadores endossa e evidencia a importância de ferramentas otimizadas.

Gerir por meio de indicadores é, na prática, uma forma mais transparente e eficaz de liderar. Trata-se, por exemplo, de analisar panoramas em vez de deliberar por impulso. Diz respeito ainda à capacidade de aprimorar operações com segurança, em vez de testar alternativas arriscadas sem dispor de embasamento.

Se você busca mais informações sobre o assunto e deseja aplicar o conceito na sua concessionária, encontrou o conteúdo certo. No post, você entenderá um pouco mais sobre a essência da gestão por indicadores e conhecerá as principais vantagens de implantar uma administração mais analítica. Além disso, também terá acesso a dicas valiosas para aplicar novos processos no dia a dia do seu negócio. Boa leitura e boas reflexões!

Afinal, o que é gestão por indicadores?

Imagine-se à frente de uma expedição marítima. É sua função dar as ordens de navegação e avaliar as variáveis do mar, traçando o melhor caminho para que a embarcação chegue ao destino em segurança, concorda?

Esse cenário pode ser transportado — mantendo as devidas proporções, é claro — para o dia a dia empresarial. À frente de uma companhia e de uma equipe, o gestor precisa contar com recursos capazes de nortear suas decisões, de modo a potencializar o desempenho operacional.

Os indicadores são justamente os instrumentos que facilitam uma liderança eficaz, enxuta e lucrativa. Ao contar com ferramentas transparentes, a partir das quais é possível construir um panorama produtivo, o gestor tem mais confiança e autonomia para indicar as melhores estratégias e táticas.

A gestão por indicadores, portanto, baseia-se na disponibilidade de métricas de desempenho. É possível, por exemplo, medir o tempo médio do ciclo de vendas, identificando quantos dias — ou meses — são necessários para concluir um negócio. A depender dos resultados, vale empreender ajustes e testar novas abordagens, buscando resultados mais consistentes e expressivos.

Diante disso, não seria equivocado afirmar que a gestão por indicadores é um método eficiente para endereçar e responder às demandas de um mercado volátil e altamente competitivo. Certifique-se de implantar métricas — e também rotinas sistêmicas de análise — para alavancar a rotina da sua concessionária.

Quais são as principais vantagens de uma gestão por indicadores?

A gestão por indicadores possibilita uma série de benefícios — em curto, médio e longo prazos. Ao incorporar padrões de medição, submetendo processos e colaboradores a rotinas de monitoramento e avaliação, o líder tem a capacidade de repensar posturas e práticas, buscando alternativas viáveis para melhorar a performance da empresa. Abaixo, confira algumas das principais vantagens!

Analisar resultados (individuais e coletivos)

Em um mercado altamente dinâmico e repleto de dados, perguntas e respostas gerenciais estão em constante mutação. Para ser capaz de entender e corresponder às demandas operacionais e de consumo, os líderes modernos devem estar atentos a seus resultados cotidianos.

A gestão por indicadores permite que a análise de resultados — por colaborador e por equipe — faça parte da rotina do negócio, possibilitando uma administração focada em desempenho. Com isso, a produtividade aumenta e os retornos financeiros se robustecem.

Tomar decisões certeiras

Uma das mais relevantes missões do líder empresarial certamente é tomar decisões acertadas. Cabe ao gestor o papel de analisar as variáveis de seu mercado (e de sua concessionária) e, a partir dos insights gerados, indicar os melhores caminhos para sua operação.

Quando a gestão está alicerçada em indicadores, fica mais fácil deliberar. Os números ressaltam o contexto corporativo e são bem claros ao elucidar as possibilidades de ação — seja investir na divulgação massiva de um novo modelo de veículo a ser lançado em breve, seja a implantação de um novo processo para qualificar possíveis clientes na área de vendas.

Assim, as decisões podem ser tomadas com mais segurança e autonomia, garantindo uma performance mais eficiente no curto prazo e uma estratégia mais vitoriosa nos anos vindouros.

Acompanhar o desenvolvimento da concessionária

A gestão por indicadores proporciona uma série de possibilidades e, entre elas, desponta a capacidade de examinar a trajetória de desenvolvimento do negócio. A partir dos dados coletados, é viável verificar a taxa de crescimento em determinado período — um, cinco ou dez anos, por exemplo.

Além disso, a cada ciclo de sazonalidade (julho de cada mês, para citar apenas um), pode-se depreender se houve avanço, estabilização ou queda de resultados, buscando, então, as variáveis que impactaram na performance — positiva ou negativamente.

Como incorporar indicadores eficazes à gestão da concessionária?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a proposta e as vantagens da gestão por indicadores, vale explorar etapas e métodos que viabilizam a aplicação das métricas na administração da concessionária. Fique atento às dicas!

Conheça os objetivos da companhia

Antes de estabelecer indicadores, é preciso saber quais métricas são interessantes à concessionária. Retoma-se ao contexto da navegação: quando não se sabe para onde se está indo, qualquer vento é favorável.

O gestor, enquanto capitão, precisa conhecer profundamente as metas da concessionária. Com todas elas em mente, é o momento de organizá-las por prioridade, tecendo métricas eficientes na medição de resultados.

Defina os indicadores mais adequados

É pertinente lembrar ainda que cada organização tem uma realidade e uma demanda. A padronização de métricas, ignorando as particularidades processuais, é um erro que pode custar o desenvolvimento da concessionária.

Para evitar desmotivação, transtornos e prejuízos, vale ponderar quais indicadores são mais adequados para medir o desempenho da equipe, conduzindo o negócio às metas de crescimento estabelecidas.

Monitore os indicadores constantemente

Porém não basta criar métricas para então esquecê-las. O trabalho continua e requer empenho no controle de indicadores. A gestão enxuta, focada em resultados, exige que o líder esteja sempre à frente dos resultados, enxergando possíveis gargalos de forma a corrigi-los imediatamente.

O monitoramento de dados na concessionária deve ser feito por meio da tecnologia de gestão, evitando retrabalho e otimizando os processos — de compilação, segmentação e análise. Ao dispor de relatórios integrados e atualizados, o gestor acelera sua avaliação e tem mais confiabilidade nos desdobramentos dela.

Conte com um sistema integrado de gestão

Por fim, ainda que não menos importante, a tecnologia desponta como uma poderosa aliada das concessionárias de alta performance. Com um ERP aderente, o líder dispõe de ferramentas eficazes para criar, padronizar e acompanhar indicadores, embasando sua gestão em informações transparentes.

Os sistemas integrados são, portanto, a melhor alternativa para otimizar e maximizar as rotinas do negócio, assegurando desempenhos (individuais e coletivos) cada vez mais expressivos e uma administração cada vez mais lucrativa. É, na prática, a viabilização de uma valiosa gestão por indicadores!

A essa altura, você provavelmente já compreendeu que a gestão por indicadores pode fazer a diferença nos resultados da sua concessionária. Entretanto, é relevante lembrar que dispor de ferramentas aderentes e atualizadas é o primeiro (e mais importante) passo para viabilizar uma liderança mais analítica.

Então, aproveite para entender as vantagens de implantar um sistema integrado de gestão na sua concessionária!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram