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Como o software de CRM impulsiona uma concessionária? Descubra!

Como o software de CRM impulsiona uma concessionária? Descubra!

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Feiras de carros e eventos que ditam as tendências no mercado automotivo trazem flashes instigantes do futuro. Dentre eles, está o de que ter um software de CRM é cada vez mais determinante para o sucesso das concessionárias.

Visitas guiadas com óculos 3D, para personalizar o modelo do carro, que também registram elementos da face do comprador e usam esses dados como chave de acesso para o atendimento presencial — essa é uma possibilidade. Uma maneira de encantar o cliente, ao mesmo tempo em que gerencia o fluxo de compradores no interior da loja.

No entanto, esse é só um exemplo. Então, qual é o papel do software de CRM nessa jornada de inovação, com etapas inteiras sem a presença de um vendedor da concessionária? É o que veremos neste post! Continue lendo e confira.

Entenda como funciona um software de CRM

O Customer Relationship Management (CRM) é uma filosofia de gerenciamento e otimização do relacionamento com o cliente. Grosso modo, seu foco é criar experiências de contato mais relevantes e com maior potencial comercial.

Nesse sentido, um software de CRM traz inúmeras vantagens a uma revendedora de carros. Ele organiza tais processos, armazena suas informações e faz o tratamento desses dados, para gerar inteligência à concessionária.

Além de uma simples ferramenta que complementa seu negócio, o CRM é uma estratégia de vendas que aumenta a produtividade dos vendedores e a gestão comercial, visando escalar o faturamento e o crescimento da empresa no ramo.

Podemos dizer que é indispensável o uso desse tipo de ferramenta em uma concessionária que deseja competir no mercado, visto que ela automatiza ainda mais os processos na empresa e retira a sobrecarga nos seus funcionários.

Conheça seus benefícios para uma concessionária

Para a geração millennial, ter um carro não é prioridade — soluções como o compartilhamento de carros, por exemplo, tornam-se mais atraentes. Também, mesmo àqueles que necessitam ou gostam de ter um veículo, os processos tradicionais de compra parecem complexos e burocráticos demais.

Em outras palavras, o interesse pela aquisição existe, mas vem acompanhado de receios e pré-indisposições. Nesse sentido, o CRM traz uma incrível vantagem.

Considerando os desafios comuns da venda de carros e essas novas demandas e comportamentos dos clientes, ele garante uma organização dos processos ao conectar todas as áreas envolvidas no atendimento para atuarem em um fluxo de trabalho otimizado e eficiente. E ainda é possível apontar outros benefícios — como veremos a seguir.

Gerenciamento de serviços auxiliares

O aumento de interessados no compartilhamento de veículos, por incrível que pareça, não desaqueceu as vendas de automóveis. O fato é que é preciso saber gerenciar essa demanda e aproveitar o máximo de oportunidades que ela proporciona.

Muitas concessionárias estendem seus serviços além da venda e suporte de manutenção, por exemplo, oferecendo também customizações, seguros veiculares e outras soluções que facilitam a vida de seus clientes. E, com um CRM, todos esses serviços — bem como o histórico de utilização de cada um deles -- ficam bem registrados e controlados de modo que a concessionária utilize as informações estrategicamente.

Cadastramento de potenciais clientes

Clientes que visitam uma concessionária costumam estar em um estágio avançado de decisão de compra. Por isso, essas oportunidades de contato não podem ser deixadas para o acaso de o cliente voltar outro dia.

Nesse sentido, um CRM registra o potencial comprador, assim como guarda algumas informações sobre o seu perfil de interesse que podem ajudar a concessionária em futuras ações de marketing e vendas, para atraí-lo novamente. Como exemplo, podemos citar:

  • modelo do veículo de interesse;
  • faixa de preço da possível compra;
  • número de pessoas que vão dirigi-lo;
  • forma preferencial de pagamento.

Com base nessas informações, armazenadas no CRM, é possível criar listas de prospecção mais eficientes para um evento especial da concessionária ou feirão de automóveis, por exemplo, garantindo maiores chances de conversão.

Follow up de clientes

Os clientes da concessionária também precisam ser devidamente acompanhados para que se garanta que eles continuam satisfeitos. E para gerar mais negócios, é claro.

Vale a pena lembrar que as concessionárias se tornarão cada vez mais um pool de serviços agregados aos compradores de veículos. Logo, ter um histórico dos serviços e produtos adquiridos por cada um deles permite esse acompanhamento completo — o chamado follow up.

Por meio do CRM, várias ações são possíveis para fortalecer esse relacionamento, como convites para a próxima revisão, lembretes do prazo para renovação de seguros, informações sobre o lançamento de um novo modelo do carro, entre outras.

Saiba quais são suas principais funcionalidades

Pelo que vimos até aqui, fica claro que um bom CRM deve solucionar as questões antigas que desagradam os clientes no processo comercial, além de trazer melhorias que estejam em sintonia com as modernidades da sociedade. Vejamos, a seguir, as principais delas.

Utilização da nuvem

CRM modernos são armazenados na nuvem, o que garante a segurança dos dados e a possibilidade de acessá-los de qualquer lugar. Isso significa que não é preciso mais instalar um programa em vários computadores da concessionária — pode-se acessá-los pelo próprio navegador.

Sincronização de informações

Adicionalmente, os dados registrados no sistema na nuvem podem ser visualizados em tempo real, por qualquer outro usuário que esteja autorizado. Isso é particularmente importante quando dois ou mais setores estão envolvidos no atendimento ao cliente, como o financeiro e o comercial.

Com os sistemas Dealernet Workflow e Connectlead essa interação ainda ocorre de forma automatizada e em tempo real, garantindo agilidade e clareza no processo — dois dos fatores que costumam influenciar muito a decisão dos clientes quanto a compra.

Otimização das estratégias de marketing

Atualmente, é fundamental que a área de marketing trabalhe com a segmentação do público para que suas ações sejam mais eficientes. Pois, com um CRM, é possível fazer diferentes análises da base de clientes e, a partir dos resultados, criar campanhas personalizadas.

Ao fazer um evento para o lançamento de carros populares, por exemplo, pode ser mais eficiente enviar incentivos para os clientes que estão em busca desse estilo e que sejam mais sensíveis ao preço.

Do contrário, o envio de promoções e eventos pode impactar negativamente a visão desse público sobre a concessionária — além de atrair aqueles que não vão fechar negócios, aumentando o trabalho dos vendedores em promover esse filtro posteriormente.

Melhoria do desempenho dos processos internos

Assim como dissemos dos setores financeiro e comercial, o CRM é capaz de otimizar as interações entre todos os setores da concessionária. Para cada ação, o fluxo do atendimento poderá relacionar todos os responsáveis em um workflow, estabelecer prazos, enviar alertas para que esses prazos sejam cumpridos, e muito mais.

Enfim, podemos dizer que o software de CRM, quando utilizado na gestão das concessionárias, garante a otimização dos processos e mais eficiência operacional, bem como uma melhoria do relacionamento com o cliente — ingredientes básicos para que qualquer inovação tenha sucesso!

A escolha do software de CRM ideal para sua concessionária

Dentre todas as vantagens citadas e as funcionalidades que um CRM de qualidade entrega a uma concessionária que deseja crescer no mercado, é necessário sua revendedora olhar mais atentamente a essa ferramenta se ainda não tem. Caso o seu negócio:

  • tenha fluxos de trabalho ineficientes;
  • ações de marketing antiquadas;
  • armazenamento de informações confusas;
  • leads ignorados pelos vendedores;
  • atendimentos sem padrões;
  • processos de venda lentos e burocráticos.

Vamos listar a seguir os passos a serem seguidos para escolher o software de CRM ideal para sua revendedora. Confira:

Considere as necessidades do negócio

Veja quais são os pontos fracos da concessionária que precisam ser revistos, e com esses dados em mãos, busque pelo CRM que vai auxiliar nessas necessidades. Opte pelo sistema que ofereça o melhor desempenho e funcionamento.

Pensar dessa forma dá uma dimensão melhor sobre o quanto é importante contar com um sistema funcional, eficiente e que priorize seus clientes que vai fazer diferença nos resultados da organização.

Conheça suas funcionalidades

Veja se as funcionalidades do CRM vão ser compatíveis com o que você deseja em sua concessionária. Um software eficiente prioriza clientes, prospects e envolvidos no centro da estratégia comercial da empresa.

Um bom CRM precisa ter sua utilização em nuvem, análise avançada da base de clientes da empresa e suporte disponível sempre que desejar.

Verifique o suporte

Veja se o software contratado oferece suporte aos seus clientes, caso contrário, escolha um novo ou procure mais caso esteja apenas analisando. O suporte para esse tipo de sistema é fundamental e necessário.

Um CRM sem um suporte de qualidade pode acabar sendo prejudicial a sua revendedora em algum momento no futuro.

Observe a possibilidade de personalização

Um atendimento personalizado aos seus clientes faz toda a diferença para a fidelização de seus consumidores. Seu retorno constrói uma imagem sólida, e são grandes as chances de recomendarem a sua concessionária a outras pessoas interessadas.

O CRM de qualidade que guarde os dados do seu cliente é capaz de antecipar todos os desejos e objeções do consumidor e, consequentemente, deixando esse atendimento mais pessoal.

Faça uma pesquisa de mercado dos melhores softwares

É necessário sua empresa buscar a melhor solução que cubra todos os processos da gestão corporativa, auxiliando na gerência de custos, aumentar a rentabilidade e fortalecer a relação da concessionária com os clientes.

Nós da Dealernet, com mais de 27 anos de experiência no mercado de TI, temos soluções capazes de impulsionar sua concessionária e atender a todas as necessidades.

Uma delas é o Dealernet Workflow que é capaz de integrar os sistemas da sua empresa e ter uma visão estratégica de todo o seu negócio.

Então, gostou do nosso post? Agora, vale dizer que os óculos 3D e outras tecnologias não virão desacompanhadas: junto delas estará o conceito de Concessionária Inteligente da Dealernet.

A Dealernet coloca todo seu conhecimento em forma de conteúdo e compartilha regularmente. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços e ferramentas para sua concessionária!

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