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Os desafios da gestão de uma concessionária

Os desafios da gestão de uma concessionária

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Os desafios da gestão de concessionária são inúmeros. Controle de grandes volumes de informações, integração de setores, pré-venda e pós-venda são algumas das dificuldades mais importantes.

Gerir bem tudo isso exige um perfil arrojado do gestor, com olhar detalhista e ousadia em estratégias. Mas será que dá para comportar toda essa administração sem mecanismos informatizados?

É a reflexão que este artigo oferece, com explicações sobre os desafios e a compreensão do valor de uma solução de TI para concessionárias. Confira agora como superá-los e entenda essa implementação. Acompanhe!

Atendimento diferenciado e eficaz

Hoje, a boa gestão de concessionária passa por um sistema de atendimento com foco especial nos anseios do cliente. A partir disso, é necessário eficácia e sincronia com vendas e outros setores importantes da loja.

Para trabalhar como gestor de uma concessionária de veículos, definitivamente, é preciso amar a profissão. Comandar todas as áreas de uma revenda, desde o controle financeiro, passando pelos setores de atendimento aos clientes, vendas de carros novos, carros seminovos, peças, serviços de oficina, F&I, é uma tarefa extremamente desafiadora.

Outro obstáculo que tira o sono dos tomadores de decisões nas empresas do setor é definir estratégias competitivas e que protejam as margens de lucro. Dito isso, é preciso conhecer muito bem os problemas do cotidiano de uma concessionária para conquistar bons resultados e atingir os objetivos no mercado de distribuição de veículos.

Fidelização de clientes

Como reflexo do acirramento da concorrência, da nova dinâmica no cenário competitivo e com os consumidores cada vez mais bem informados e exigentes (93% dos brasileiros pesquisam na internet antes de comprar um carro), as concessionárias de veículos trabalham para agregar valor ao negócio e permitir um melhor posicionamento.

É importante implementar soluções tecnológicas de modo rápido, para solucionar os problemas antes mesmo que eles surjam. Portanto, investir em tecnologia é fundamental para aumentar a produtividade e a rentabilidade.

Afinal, os gestores de uma revenda precisam ter a capacidade de focar o cliente em todos os canais de atendimento, aumentando a oportunidade de prestar sempre os melhores serviços para fidelizar os consumidores.

Controle de estoque

Esse controle é fundamental para embasar ações estratégicas dos gestores de venda, como a hora exata e como fazer promoções em cima de mercadorias paradas, ampliar o estoque para atender a altas demandas de determinado produto etc.

Os desafios vão muito além de ter uma loja bonita, bem localizada, do poder de negociação com os consumidores e da competição com os concorrentes. O gestor de uma concessionária de veículos precisa usar a tecnologia para atrair o cliente e monitorar seus interesses.

Também, evitar que ele perca o prazo de garantia do seu veículo, ter uma equipe eficiente e bem treinada e ter condições de repor estoques de forma ágil e inteligente, por exemplo. Só quem conhece muito bem o universo de uma concessionária sabe das dificuldades que aparecem dia após dia.

Criação de inventário

Outro importante fator, que se conecta com a função do controle de estoque é a criação de um inventário para levantamento de todo o patrimônio da concessionária. Pessoas jurídicas que estão submetidas à tributação com base no lucro real devem fazer o levantamento e a avaliação dos estoques existentes principalmente de:

  • mercadorias para revenda;
  • matérias-primas e auxiliares, entre outros.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos primeiros controles a se considerar no setor financeiro. Esse procedimento deve ser realizado de forma rigorosa e detalhada, de maneira que não passe nenhum gasto ou entrada de valor.

Dessa forma, acompanhe a origem dos recursos e sua destinação para verificar se está ocorrendo o adequado equilíbrio. Procure separar receitas e despesas em categorias e subgrupos para compreensão exata do funcionamento do caixa. Esse controle deve ser diário e disciplinado.

Soluções de TI

Por que as concessionárias precisam do Dealernet Workflow? Com 33 anos de experiência no mercado, a Dealernet é líder em prover soluções inovadoras para o sistema de gestão de concessionária. Sabe como ajudar as empresas a gerenciar seus custos, atender a novas regulamentações institucionais e aumentar a rentabilidade nos relacionamentos com seus clientes.

Para falar mais claramente, a Dealernet conhece os problemas e sabe solucioná-los. Por exemplo, na área de veículos novos, o software ERP Workflow administra os bônus de fábrica, ajuda o vendedor a dar baixa no CRM, sabe se o cliente é novo ou não, mostra ao vendedor a margem de negociação no veículo zero, controla a entrada dos clientes e os contatos com os vendedores.

Mais que isso: o ERP Workflow resolve as falhas no processo de vendas de acessórios, ajuda o vendedor a escolher o melhor financiamento, cria planilhas para o pagamento de terceiros e inclui a revisão de veículos novos na análise de custo e cobrança da montadora. Tudo isso, a Dealernet resolve com facilidade.

O Workflow faz também a gestão de toda a concessionária:

  • resolve problemas com o processo de veículos seminovos;
  • administra vendas diretas;
  • gerencia o departamento de peças;
  • resolve os problemas que mais ocorrem na oficina, como o fechamento das ordens de serviços e o controle do faturamento, através de consultas e relatórios;
  • administra a garantia de fábrica, que geralmente é “glosada” pela montadora;
  • controla o agendamento dos serviços.

O ERP da Dealernet faz também toda a gestão online da contabilidade, permitindo, com um simples clique, sair do balancete até o lançamento da nota fiscal. O Workflow é o braço direito e facilita a vida dos profissionais de uma revenda. E o dealer, neste caso, tem a garantia de uma gestão eficiente, a segurança de bons negócios e que sua empresa vai, definitivamente, decolar na retomada econômica.

Concluímos que um software de gestão como o DealerNet Workflow cumpre um papel fundamental na administração, que é integrar os diversos setores de trabalho. A partir disso, o sistema consegue oferecer uma grande vantagem competitiva à concessionária, ao cruzar e sincronizar informações. Ele fornece um panorama completo do cenário administrativo e amplia a visão do gestor para superar todos esses desafios.

O grande número de desafios pode preocupar inicialmente, mas um sistema de gestão especializado em serviços de concessionária, como o DealerNet Workflow, pode ser a saída mais inteligente para o gestor.

Ficou mais fácil vencer a gestão de concessionária? Entre em contato conosco e saiba detalhes da implementação completa de uma solução de TI!

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