Saber como motivar a equipe de vendas da sua concessionária é parte indispensável na otimização dos resultados. Um bom líder sempre deve buscar maneiras de deixar seu time motivado — afinal de contas, o impacto é muito grande na produtividade e na rotatividade dos colaboradores.
O que mais acontece hoje são empresas tentando manter equipes por meio de comissões. No entanto, é preciso ter em mente que essa não é única forma de conseguir a melhor performance, uma vez que há limites para o modelo, como fatores externos que reduzem as vendas no período ou ainda um teto comissional.
Pensando em ajudar você a garantir a motivação do seu time de vendas, trouxemos 10 dicas essenciais! Continue acompanhando e coloque-as em prática o mais rápido possível! Boa leitura!
1. Defina metas alcançáveis
Não adianta muito criar metas que sejam impossíveis de serem alcançadas pelo time de vendas, pois a única coisa que você vai conseguir é deixar os colaboradores frustrados e ainda mais desmotivados.
Não é possível atingir metas sem os vendedores comprarem a ideia da meta. Caso eles não concordem ou aceitem, todo o planejamento feito pode ser perdido. É exatamente por isso que as metas devem ser alcançáveis.
Jamais crie metas fantasiosas, pois isso vai prejudicar o resultado do time e, consequentemente, da concessionária. Lembre-se sempre de que os profissionais precisam se sentir provocados a bater as metas.
2. Crie uma recompensa pelo bom desempenho
Saber recompensar e reconhecer os profissionais pelas metas atingidas é um modo de incentivá-los a continuar com o excelente trabalho. A maioria das empresas determina comissões sobre as vendas, mas saiba que esse não é o único benefício que você pode oferecer à sua equipe.
Conheça as necessidades dos funcionários para oferecer benefícios que sejam mais específicos e interessantes. Nem sempre remunerar vai ser a melhor maneira de incentivar sua equipe.
3. Realize treinamentos
Os treinamentos de vendas são essenciais e necessários para ensinar as técnicas corretas. Ao ter um aprendizado constante, os vendedores conseguem entender melhor a mente do público-alvo e também todos os benefícios e as características dos produtos e serviços que são comercializados na concessionária.
Saiba que, além das técnicas de vendas, é importante que os treinamentos também incluam as técnicas de negociação e de prospecção. Enfim, tenha em mente que a equipe de vendas do seu negócio tem que estar muito bem preparada para todas as etapas desse processo.
4. Dê feedbacks construtivos
É essencial usar o diálogo aberto com os profissionais, dando críticas construtivas onde é preciso melhorar e elogios onde eles são merecidos. É interessante sempre elogiar antes de solicitar mudanças, pois, assim, o colaborador vai se sentir mais disposto a ouvir e melhorar.
Outra dica é jamais parabenizar os vendedores somente quando eles fecham vendas. É preciso também incentivá-los quando obtêm conquistas relevantes durante o processo. Mas cuidado para não elogiar demais e parecer superficial ou falso.
5. Faça um desenho de plano de carreira
É importante e necessário desenhar o plano de carreira dos profissionais na sua concessionária. Este é um programa que organiza e ajuda no caminho que cada colaborador terá que percorrer dentro do negócio, permitindo que cada um atinja seu objetivo a longo prazo.
Esse é um benefício que toda empresa pode garantir para valorizar o crescimento profissional do time. Além disso, é um grande atrativo para os novos talentos que desejam trabalhar na empresa.
Após concluir o plano de carreira, é importante acompanhar como cada funcionário está se desenvolvendo. Saiba que esse monitoramento é imprescindível para evitar desentendimentos ou que o profissional pense que seus objetivos estão sendo ignorados em relação aos de outros colegas de trabalho.
6. Abra canais de comunicação
Ter uma comunicação clara e objetiva é fundamental para qualquer empreendimento que tenha uma quantidade considerável de colaboradores. Quando isso não é feito, o gestor perde oportunidades de negócios e geralmente foge dos valores e da forma de atuação que deseja implantar na empresa.
Para que seu time de vendas esteja sempre motivado e funcionando da melhor forma possível, é importante ouvir cada um dos funcionários. Estabeleça uma relação de confiança com a equipe, implementando canais de comunicação diretos.
7. Faça reuniões periodicamente
Se você deseja ter uma equipe de vendas motivada, saiba que fazer reuniões de forma frequente é uma ótima maneira de ajudar nesse processo. Sempre apresentar os resultados aos vendedores vai ajudá-los a terem noção do que já teve sucesso, do que ainda deve ser feito e daquilo que poderia ser feito novamente.
Uma ação valiosa é sempre deixar a reunião aberta para que todos os colaboradores possam expressar suas preocupações, desejos e dúvidas. Quando os funcionários são ouvidos, eles tendem a ficar mais motivados e dispostos.
8. Crie um excelente ambiente de trabalho
É fundamental ter harmonia entre o time, e para isso é importante investir em um excelente ambiente de trabalho. O ideal é sempre organizar confraternizações e demais medidas para que a rotina não seja chata e desgastante.
Outra dica importante é garantir um ambiente equipado com todas as ferramentas e aparelhos necessários; manter a limpeza impecável do local, enfim, proporcionar qualidade ao dia a dia do funcionário. Lembre-se de que cada vez mais as pessoas estão abrindo mão de salários mais altos para conseguir exercer seu trabalho em uma empresa com um clima saudável.
9. Ofereça flexibilidade de horário
Com exceção dos treinamentos e das reuniões, não há nenhuma razão para manter horários fixos dentro da concessionária para o time de vendas. Isso, inclusive, é algo que já vem sendo adotado por boa parte das empresas.
Então, caso seja possível no seu negócio e desde que todos os profissionais estejam entregando excelentes resultados e atingindo as metas, permita que os vendedores organizem sua rotina. Dar esse tipo de liberdade para a equipe mostra a confiança do líder em seus funcionários.
10. Dê exemplo aos colaboradores e os inspire
Os vendedores devem olhar para seu gestor e sentir credibilidade e confiança. Isso porque o líder é a pessoa que tem que inspirar os seus liderados, sendo um bom exemplo de profissional.
Tal relação entre as partes não tem que ser estritamente profissional e fria. É fundamental que o líder seja mais humano e que veja o funcionário na sua individualidade. É preciso deixar claro que cada colaborador é importante para a concessionária, pois essa atitude vai servir de incentivo para que eles possam vender mais.
Enfim, para que você consiga melhorar os resultados da sua concessionária, jamais deixe a motivação da sua equipe de vendas cair. Os profissionais devem estar sempre em sintonia, trabalhando como um verdadeiro time e entendendo que são parte essencial do negócio, garantindo maior sucesso nas vendas.
Como você viu, a equipe de vendas deve ser bem recompensada, e não somente no modelo clássico de comissão. Existem muitas outras formas de motivar colaboradores, investindo em cursos de atualização, oferecendo flexibilidade de horário ou criando um ambiente de trabalho saudável. O importante é sempre jogar para ganhar!
E aí, gostou deste texto sobre como motivar a equipe de vendas? Quer aproveitar a visita em nosso blog para continuar aprendendo? Então descubra, aqui, se é possível fazer um bom treinamento online durante o trabalho remoto!