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Saiba como gerar leads qualificados para aumentar as vendas de carros

Saiba como gerar leads qualificados para aumentar as vendas de carros

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O cliente mudou, e você ainda investe todos os seus esforços aguardando as visitas deles às concessionárias? Então, é hora de entender o que são e como gerar leads qualificados!

O consumidor se digitalizou e, agora, ele segue uma espécie de caminho digital até você. Isso exige uma alteração significativa nessa captação, mas como fazer isso de forma inteligente no universo digital?

Neste post, você entenderá melhor o conceito de leads e a sua relação com o seu público-alvo. Descubra os melhores recursos para otimizar esse processo de captação online de clientes e saiba até os caminhos para automatizar essa rotina. Boa leitura!

O que são leads?

Para aprender a gerar leads qualificados, é essencial que você tenha uma noção mais precisa do termo lead. De forma simples e resumida, podemos dizer que o lead representa um potencial cliente para a concessionária.

Isso significa que ele pode vir a se tornar um comprador ou não, ou seja, é uma pessoa que demonstrou certo interesse, mas não fechou nada com a marca. Por isso, é um perfil muito interessante para qualquer empresa.

Em um caso presencial, seria alguém que deixa o seu telefone, por exemplo, para receber algum tipo de oferta de valor mais baixo ou um modelo procurado não disponível no momento. Já no universo digital, isso pode ser explorado por meio da captação do e-mail pessoal ou do oferecimento de um material interessante de divulgação, como uma revista ou um formulário de preenchimento. É o estágio mais inicial do funil de vendas.

Entendendo o funil de vendas

Nesse contexto, também é importante saber o conceito de funil de vendas, que representa os estágios que o cliente atravessa até a decisão de compra. Essa estratégia está diretamente relacionada à nova jornada do consumidor que passa por níveis de conhecimento até a escolha do seu produto ou serviço.

O funil, basicamente, terá os estágios de atração, em que o cliente visita o site, por exemplo, faz pesquisas na internet, mas não cede informações de contato. No próximo estágio, chamado de consideração, ele já tem alguma noção sobre as qualidades do produto e tem certa pretensão pela compra. No estágio final, ele fará a decisão.

Como qualificar leads?

Hoje, o processo de geração de leads não é tão complexo. Com uma boa estratégia de marketing digital e um sistema automotivo inteligente, é possível gerar um número bastante significativo.

O processo começa a exigir mais expertise a partir da qualificação, ou seja, do uso de métodos para aumentar, em praticamente 100%, o seu desejo de compra. É claro que o ideal seria a qualificação de todos os leads, mas nem sempre isso é possível, então, estabelecer uma meta para a qualificação é muito importante.

Mais um passo fundamental nesse estágio é o melhor conhecimento do perfil do cliente, entendendo as suas dores e melhorando a qualidade das ofertas. A partir de agora, veremos algumas das melhores estratégias para essa geração.

E-mail marketing

Quando você consegue o e-mail do cliente, tem uma possibilidade de estabelecer um relacionamento por meio de mensagens. No marketing digital, o termo utilizado é a chamada "nutrição" do lead, que envolve qualificá-lo com informações, dicas, orientações, sugestões e textos persuasivos que induzem a ação de compra.

Um termo bastante apropriado para esse momento seria a educação do cliente sobre as qualidades do seu produto ou serviço. Quando você foca esse tipo de persuasão, tende a convencê-lo a comprar.

Essa estratégia pode ser composta por uma série de e-mails, que variará de acordo com a situação, podendo se apresentar em um intervalo entre 3 e 5 emails, por exemplo, até a decisão final de compra.

Ofertas personalizadas

O envio de ofertas personalizadas pode representar uma ação bem estratégica, pois vai direto ao desejo do consumidor, criando estímulos e impulsionando para uma decisão de compra.

Dessa forma, uma promoção ou a entrega de um item ou serviço de maneira a agregar valor a uma compra podem se tornar uma vantagem irresistível e fazer com que o lead se qualifique para o fechamento. Vale lembrar que a democratização do acesso à internet tornou o público mais seletivo, justamente por haver um arcabouço de orientações muito mais robusto na grande rede. Dessa forma, essa barreira de seletividade pode ser quebrada com uma promoção bem atrativa.

Lead scoring

Você pode também estabelecer uma criação de lead scoring, que representa uma espécie de pontuação do lead em relação ao funil de vendas. Assim, é interessante para o gestor compreender os melhores caminhos para elevar essa pontuação e passar da etapa de consideração para a compra, por exemplo.

Como automatizar a qualificação de leads?

O uso de um software para automatizar o processo de qualificação pode oferecer uma série de vantagens. Em primeiro lugar, porque o número de leads pode ser tão elevado que um processo manual demandaria muito tempo e complexidade para ser administrado.

Em segundo lugar, a internet permite uma conexão permanente que possibilita contatos inesperados. Por exemplo, em uma madrugada de segunda-feira, alguém pode pesquisar sobre algum veículo e até fechar uma compra.

Para que isso seja possível, é importante ter sistemas inteligentes de atendimento, como chatbots que funcionam 24 horas por dia e sete dias por semana. Além disso, vale apostar em plataformas digitais que atuam como e-commerces e que auxiliam o cliente a qualquer momento, com pré-visualizações por meio de realidade virtual e janelas pop-up com ofertas de compra. O próprio e-mail marketing pode ser configurado com mensagens para responder e conduzir o cliente até uma decisão de compra de forma totalmente automatizada.

Nesse sentido, o sistema trabalha para que o relacionamento com o cliente esteja quase que 100% digitalizado, deixando o momento de dúvidas mais específicas sobre um modelo ser uma possibilidade mais pessoal de atendimento personalizado.

Percebeu que a transformação digital está mudando até a nomenclatura da gestão de negócios? Agora, você sabe o que é e como qualificar leads e aprendeu as utilidades das tecnologias para otimizar esse processo.

Este conteúdo foi útil? Saiba que a automação de leads qualificados é, na verdade, mais uma entre as várias inteligências digitais que você aplica para implementar tecnologia workflow e automatizar processos de concessionárias! Confira o nosso post sobre o tema e saiba mais!

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