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É possível fazer um bom treinamento online durante o trabalho remoto?

É possível fazer um bom treinamento online durante o trabalho remoto?

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Durante a pandemia, a aceleração do trabalho remoto foi inevitável. Hoje, apesar das sinalizações de queda, ainda encontramos gestores precisando adaptar-se a esse modelo e uma das boas práticas dessa gestão é o treinamento online.

Mas é possível realizar uma boa capacitação nessa modalidade de ensino? Como otimizar esse processo? Como investir corretamente para esse projeto ser bem-sucedido na organização?

São algumas das principais perguntas que todo gestor deve considerar para gerir um bom treinamento online. Fique tranquilo! A evolução cognitiva da sua equipe será ainda melhor. Confira!

Os efeitos da pandemia em ambiente empresarial

Pensar em trabalho remoto ou teletrabalho já era uma realidade para muitas empresas antes da pandemia. Porém, ninguém imaginava que um surto de grandes proporções exigiria isolamento em nível mundial.

O fato é que mesmo após decretos de governantes e queda de contágios, as pessoas mudaram seus hábitos após aqueles primeiros momentos tão difíceis. Hoje os cidadãos priorizam o acesso online e já até investiram em equipamentos para aumentar seu conforto e produtividade em modelo home office.

Por parte dos empreendedores, os investimentos em infraestrutura, transporte e suporte de trabalho presencial vêm sendo substituídos gradativamente por aquisições digitais que colaboram para que esse ambiente online seja mais performático e eficaz para os negócios.

A utilidade do treinamento online nesse cenário

Diferente do que muitos gestores resistentes ao modelo digital imaginavam, o trabalho online acaba oferecendo uma utilidade muito superior ao modelo presencial por reduzir custos, informatizar controles e acelerar processos.

Não só no aspecto administrativo e operacional, mas em questão de saúde pública, as plataformas digitais permitiram tanto que empreendedores mantivessem a funcionalidade de seus negócios. Também, que expandissem sua capacidade de vendas por meio de e-commerce, marketing digital e soluções de inteligência de negócios como o BI (Business Intelligence). Tudo isso atendendo às medidas de isolamento social.

O funcionamento é muito simples. Você não precisa alocar espaços de aprendizagem em sua organização, separar horários específicos de treinamento e investir em equipamentos de suporte à capacitação.

Basta se concentrar em criação de conteúdo de qualidade e adequado às necessidades do negócio. Essa base de conhecimento deve ser digitalizada e flexibilizada para acesso virtual por meio de smartphones, tablets e computadores.

Há vários modelos e formatos de implementação do treinamento online. Especificamente no caso do trabalho remoto, você já terá uma base de operacionalização para inserir essa capacitação aos funcionários. Veja agora algumas das principais dicas.

As melhores dicas de implementação

Ao implementar um treinamento online você deverá considerar estágio de conhecimento do time de colaboradores, necessidades de recursos empresariais e inovações viáveis para o negócio.

Alguns conteúdos precisam ser disponibilizados em vídeos, já outros em PDFs. Infográficos também representam formatos importantes de aprendizagem. Uma avaliação didático-pedagógica antes do oferecimento da capacitação aos colaboradores é fundamental. Vejamos algumas estratégias.

Webinar

Webinar é uma proposta de vídeo em tempo real que proporciona interatividade e dinâmica no ensino. Nesse caso, também há uma possibilidade de troca de conhecimento entre líderes e colaboradores. Além de um programa para repasse de competências e habilidades, pode ser separado um tempo no final para esclarecimento de dúvidas e interação em grupo.

Simulação de vendas

Outro fator importante de uma plataforma digital para aprendizagem online é a possibilidade de simulação de cenários para explorar condutas, ações e estratégias para execução de tarefas, superação de metas, aumento de vendas e outros pontos importantes para uma empresa.

Ao término dessas simulações, é possível enxergar com mais amplitude até que ponto os colaboradores estão conseguindo ter alta performance tanto individualmente como por equipe. Os números ficam registrados e o idealizador do treinamento pode repensar novos desafios ou corrigir falhas na plataforma.

Gamificação

A gamificação é mais uma estratégia opcional, porém, bastante poderosa no sentido da conquista de maior engajamento de colaboradores. Lembrando que o simples fato de oferecer um bom treinamento online não garante a motivação do colaborador em realizá-lo.

Nesse sentido, trabalhar novas formas de motivar o colaborador são extremamente importantes para trazer o funcionário para o objetivo empresarial. Premiações, medalhas, passagem de fases e etapas, rankings e outros elementos relacionados a jogos aumentam o interesse do colaborador, ajudam a fixar o aprendizado e colaboram para o propósito da capacitação.

Mobile learning

Refere-se à priorização de conteúdos para celular. Porém, o ideal é que todo treinamento tenha a característica da responsividade que permite acessibilidade por qualquer dispositivo. Nesse ponto, a adaptação ao smartphone torna-se uma funcionalidade muito importante diante da flexibilidade que o aparelho apresenta.

Micro learning x Macro learning

Enquanto que a versão micro objetiva traz treinamentos curtos e pontuais, aprendizagens rápidas e conhecimento ao longo do tempo, a versão macro exige programas mais robustos e mais tempo para aprendizagem com conteúdos de maior duração. Na avaliação didático-pedagógica será preciso identificar a estratégia apropriada de acordo com a capacitação.

Os novos investimentos em recursos online

O trabalho remoto, como mencionamos anteriormente, exigiu um comportamento diferente por parte do investidor, que precisou considerar soluções digitais como BI, realidade virtual e realidade aumentada, IoT (Internet das Coisas), marketing digital e plataformas diversas de gestão de negócios voltadas para dados.

É necessário que o empreendedor esteja atento a esse ponto e busque conhecimento para suas implementações administrativas, de forma a se adequar ao universo digital e acompanhar a velocidade da inovação que é muito maior em plataformas online.

Na verdade, hoje isso se tornou uma obrigação para qualquer gestor que necessite manter a competitividade do seu negócio. A nova jornada de compra do cliente, mais voltada para sites e redes sociais, é um excelente exemplo dessa mudança que deve ser considerada para novas estratégias de negócios.

Se você ainda tinha dúvidas sobre a qualidade do treinamento online, neste artigo você pode perceber a importância dessa estratégia e o quanto ela pode ser útil para o seu time. Mais do que isso. É preciso criar uma nova cultura para o universo digital e esse tipo de capacitação faz parte desse processo.

Se a pandemia impactou o seu negócio, não deixe de buscar conhecimento sobre as práticas digitais. Treinamento online, soluções corporativas online e muito mais você encontrará em nossos canais. É só seguir a gente nas redes sociais e conferir tudo. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

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