Logo Dealernet

Sistema ERP: conheça os benefícios para a gestão de concessionária

Sistema ERP: conheça os benefícios para a gestão de concessionária

Compartilhe:

O mercado competitivo exige que os gestores estejam na dianteira de seus negócios, assegurando a uniformidade das operações e a qualidade dos resultados. O cenário não é diferente nas concessionárias, que precisam buscar controle de processos e otimização de recursos para que construam diferenciais competitivos relevantes. Para isso, o sistema ERP (Enterprise Resourse Planning) desponta como um recurso imprescindível.

A tecnologia de gestão é a grande aliada das empresas saudáveis e lucrativas. Afinal, apenas ao automatizar rotinas manuais e ao acessar informações transparentes, utilizando-as para embasar decisões estratégicas, é possível se destacar entre os concorrentes.

Se você ainda não está convencido a respeito das inúmeras vantagens que um sistema ERP agrega à administração da sua concessionária, não deixe de ler o texto até o fim. No post, você vai entender um pouco mais sobre o funcionamento da ferramenta, conferindo os principais benefícios da tecnologia. Boa leitura!

O que é e como funciona um sistema ERP?

As organizações contemporâneas existem em um mercado altamente volátil. As mudanças são constantes (até mesmo diárias, quando consideramos algumas áreas específicas) e é preciso estar preparado para enfrentar novos desafios.

No segmento de concessionárias, em que a competitividade é bastante acirrada, a otimização de processos e recursos tem se mostrado uma necessidade imediata. Empresas que negligenciam o poder da automação de rotinas, aliada à maximização de performances, correm o risco de ficar para trás.

Para proporcionar a tranquilidade de uma gestão sinérgica, assegurando a coerência dos processos e a transparência das informações gerenciais, o sistema ERP se mostra indispensável ao setor.

Na prática, a tecnologia é o mecanismo que possibilita a integração de todas as áreas — do comercial, na geração de orçamentos, ao pós-venda, na manutenção de registros de relacionamento com o cliente — e garante que o líder possa controlar os fluxos de trabalho de forma ágil e confiável.

Além disso, os softwares de gestão contemplam a evolução da contabilidade e favorecem a emissão de relatórios e balanços que evidenciam os resultados do negócio, embasando decisões estratégicas que podem significar uma alavancagem competitiva.

Diante disso, ao explorar as potencialidades da tecnologia, fica mais fácil entender os atributos do recurso e sua importância inquestionável no contexto das concessionárias. Afinal, somente ao corresponder às demandas do mercado — seja em análises de sazonalidade, seja em suporte para clientes ativos, ambas suportadas e administradas pela ferramenta —, é possível se destacar entre a miríade de opções disponíveis.

Quais são os principais benefícios de um sistema ERP em concessionárias?

As vantagens da implantação de um ERP são inúmeras — e podem ser sentidas já no curto prazo. A tecnologia de gestão empodera as lideranças e molda profissionais mais comprometidos com os resultados de suas áreas. Conheça alguns dos principais benefícios!

Otimização de processos

A otimização de processos certamente implica a otimização de recursos. Isso porque, em um mercado que exige velocidade e coerência, automatizar operações costuma minimizar a incidência de erros e agregar valor às rotinas da empresa.

Nas concessionárias, um exemplo simples é bastante pertinente. Quando um cliente em potencial demonstra desejo quanto à compra de um novo carro, o vendedor se dedica a mostrar as alternativas e a estimular o interesse.

Após esse momento, é hora de produzir o orçamento, cortando os opcionais desejados e adequando as condições de pagamento de acordo com as possibilidades do consumidor. Sem um sistema de gestão, esse processo seria moroso — e deixaria o cliente esperando.

Com um ERP, toda a configuração de orçamentos, incluindo a adição de itens extras, já está contemplada na interface. Além disso, as formas de pagamento possíveis, incluindo um eventual financiamento, são prontamente apresentadas.

O cliente fica satisfeito e o vendedor ganha tempo para fazer o que é mais importante: vender.

Aumento de produtividade

A capacidade de reduzir as atividades de baixo valor agregado, focando no que, de fato, gera retorno, é uma das principais características de um sistema ERP.

Com uma tecnologia de gestão aderente, capaz de endereçar as demandas e de melhorar o tempo de resposta, é a solução ideal para alavancar a produtividade da equipe, estimulando-a a fazer mais em menos tempo.

Nas concessionárias, todas as áreas são imediatamente impactadas por esse benefício. O time de suprimentos, por exemplo, sabe exatamente o que está em baixa no estoque ao puxar um relatório de armazenagem. O time de compras, por sua vez, consegue acessar o histórico de preços praticados em determinado período, facilitando as negociações com fornecedores. Na prática, mais produtividade também significa mais resultados.

Melhora no relacionamento com o cliente

O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma prática imprescindível entre as empresas de maior sucesso. Para se destacar entre as opções disponíveis no mercado, a concessionária deve priorizar um excelente atendimento em todas as fases da vida do cliente — do simples interesse no produto, antes mesmo da avaliação de compra, ao pós-venda.

O sistema ERP, nesse âmbito, é a ferramenta ideal para centralizar todo o histórico do cliente. O input de dados permite que os gestores e vendedores saibam exatamente qual foi o ciclo do consumidor: qual sua origem (procurou na Internet, viu um outdoor, recebeu uma indicação etc.), quais suas preferências (marca, modelo etc.) e quais as disposições (formas de pagamento desejadas, por exemplo).

Além disso, após a compra do carro, o cliente deve manter sua importância nas bases da empresa. As rotinas de pós-venda (o que inclui revisões, por exemplo, mas vai muito além disso) são um chamariz para que a empresa continue presente e mantenha-se relevante na vida do consumidor.

Como escolher um bom sistema ERP para concessionárias?

O sistema ERP além de entregar os principais benefícios já citados neste texto e integrar todos os setores de sua concessionária, precisa pertencer a uma empresa de TI que forneça todos os tratamentos necessários para que seu negócio prospere.

Por isso, listamos a seguir os passos necessários para escolher o melhor sistema ERP para sua revendedora de veículos.

Mapeie suas necessidades

Toda empresa possui uma necessidade especial que precisa ser analisada com mais cuidado do que outros setores do negócio. Pode ser o objetivo de aumentar os ganhos financeiros, captar mais clientes, controlar melhor o estoque, dentre outros.

Dessa forma, é sempre importante definir bem as prioridades da sua concessionária e considerar os objetivos de curto, longo e médio prazo para alinhar adequadamente com as funcionalidades do software pretendido.

Conheça as funcionalidades

No momento da escolha, as funcionalidades do sistema ERP precisam fazer sentido para sua revendedora, isto é, obter funções e integrar áreas compatíveis com o negócio administrado.

Muitos desses softwares variam de acordo com cada sistema e fornecedor, e caso a empresa de TI contratada não conseguir suprir outras necessidades da concessionária, você pode ter um grande prejuízo e bastante dor de cabeça.

Portanto, analise bem o seu segmento e todas as áreas que precisam ser melhoradas na organização, filtrando sua busca até chegar no sistema que mais combine com o que deseja.

Para concessionárias, alguns dos setores que um ERP deve suprir é o de emissão de notas fiscais, gerenciamento de estoque, controle de pedidos, dentre outros. O Dealernet Workflow é um dos melhores exemplos de soluções para esse crescimento.

Observe o suporte

Toda empresa de TI que fornece um sistema ERP de qualidade precisa oferecer suporte aos seus clientes. Caso contrário, não é a melhor opção a ser feita para seu negócio que almeja prosperar.

É fundamental que exista um auxílio para a empresa que a contratou e, de preferência, que também seja ágil e eficaz. Afinal, esses sistemas não estão livres de potenciais erros ou falhas.

A empresa contratada, além de oferecer todo o suporte necessário, também pode dar um treinamento aos seus clientes de como manusear a ferramenta corretamente ou até disponibilizá-los um tutorial.

Considere o custo-benefício

Outro fator fundamental para o processo de escolha do sistema ERP ideal é considerar os valores de cada um e observar as vantagens que vão proporcionar à sua concessionária. Essa é uma decisão que vai fazer bastante diferença em seu fluxo de caixa.

Faça um levantamento dos custos de implantação e das mensalidades que vão ser pagas a esse software e compare com os valores de todos os benefícios que os outros sistemas ERP da lista podem fazer para melhorar sua revendedora.

Qual é a importância de escolher um fornecedor competente?

Diante disso, não seria equivocado dizer que a tecnologia de gestão é o recurso ideal para potencializar os resultados. Uma solução ERP para concessionárias ou DMS (Dealership Management System) como o Dealernet Workflow integra o todo o negócio garantindo que todas as áreas trabalhem de forma alinhada.

Para extrair todos os benefícios do software, porém, é preciso ter cautela na escolha do fornecedor: principalmente para concessionárias, que vivem uma rotina diferenciada e têm processos muito específicos — é essencial, então, optar por um parceiro com expertise no negócio.

Certifique-se, portanto, de conhecer as empresas de software e de avaliar criteriosamente suas propostas e diferenciais. Escolha um sistema ERP aderente às rotinas da sua concessionária e, já no curto prazo, comece a identificar as vantagens surpreendentes que a tecnologia de gestão incorpora à organização.

Qual a diferença de contar com uma fornecedora com boa reputação no mercado?

Um software de TI de qualidade precisa entregar todo o necessário para integrar os setores da área de sua revendedora automotiva. Destacamos a seguir os principais recursos que um sistema ERP geralmente possui. Confira!

  • histórico de clientes;
  • recursos Humanos;
  • analisar os custos de operação;
  • vendas;
  • serviços;
  • materiais;
  • finanças;
  • NF-e;
  • processos;
  • fiscal.

Para impulsionar o crescimento de sua concessionária e torná-la mais competitiva no mercado, o Dealernet Workflow é a melhor solução que você vai encontrar. Desenvolvida especialmente para negócios voltados ao setor automotivo, ele oferece uma visão detalhada para todas as áreas do seu negócio.

Com mais de 27 anos de experiência no mercado de TI, Somos uma empresa que se consolidou como uma das líderes no desenvolvimento de plataformas que atendem o ecossistema da indústria automotiva. Dentre os módulos da solução Workflow, podemos destacar os principais como:

  • CRM;
  • venda;
  • pós-venda;
  • estoque;
  • compras;
  • financeiro;
  • fiscal.

Portanto, com a leitura completa deste conteúdo, você entendeu o que é um sistema ERP e a sua importância para as concessionárias. Além de saber os benefícios proporcionados pela ferramenta, também é capaz de escolher o melhor fornecedor e como fazer essa busca.

A Dealernet coloca todo seu conhecimento em forma de conteúdo e compartilha regularmente. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços e sistemas!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram