Em tempos de pandemia de COVID-19, é preciso se reinventar e buscar melhores práticas de gestão. Aprimorar o trabalho se tornou uma obrigação para quem deseja manter-se competitivo no mercado.
Um efeito inevitável trazido por esse cenário foi o acesso estrondoso da internet na busca de produtos, serviços e entretenimento — ou seja, qualquer coisa, já que as pessoas se viram "presas" em suas próprias casas.
No entanto, como seguir com os negócios em um momento tão delicado para a vida humana? As pessoas voltarão ao seu comportamento anterior de consumo? Por que vale a pena investir em uma estrutura digital? Confira!
Como a pandemia alterou as práticas de gestão comercial?
A pandemia praticamente obrigou as pessoas a acessarem a internet para tudo. Sendo assim, considerando especialmente as empresas revendedoras de produtos e serviços, como as concessionárias de veículos, quem não tinha uma estrutura digital ficou oculto nesse período.
Por outro lado, o momento despertou um senso de urgência para quem não se digitalizou. É muito provável que o consumidor não queira voltar às famosas visitas às lojas para escolher os seus automóveis, mas apenas em um possível fechamento.
Mesmo antes da pandemia de COVID-19, algumas fabricantes e revendedoras ofereciam uma experiência de compra totalmente online com inteligência artificial e realidade virtual aplicada. Tudo isso para proporcionar mais facilidade, flexibilidade e mobilidade para os clientes.
Gestão na nuvem
Um dos resultados mais impactantes da nova gestão comercial inclui uma infraestrutura baseada em nuvem e um novo olhar voltado para o controle, para a proteção e para a gestão de dados. O chamado cloud computing é uma das melhores apostas para atualizar de vez o seu negócio.
A gestão na nuvem proporciona uma administração mais inteligente e voltada para o tratamento de dados. Segurança da informação, criptografia e sincronia automática são algumas das ótimas características desse modelo. Com isso, a concessionária tem a possibilidade de aplicar ferramentas digitais de forma mais organizada, atuando com sites de vendas, gestão de mídias sociais, plataforma digital de gestão de negócios, entre outras ferramentas tecnológicas.
Quais as melhores práticas de gestão comercial para concessionárias de veículos?
Esse novo cenário, como você está observando, exige um novo perfil do gestor. Ele precisa buscar novos conhecimento e habilidades, além de adotar novas atitudes para se adequar ao novo momento digital. Veja, agora, seis práticas primordiais nesse novo mundo.
1. Utilização de um software de gestão na nuvem
Como falamos, a nova onda é o cloud computing, ou seja, computação em nuvem. Para isso, você pode implementar ferramentas separadas ou utilizar um software de gestão na nuvem.
Nesse modelo, será possível guardar, organizar, proteger, sincronizar e administrar todos os seus dados de forma que o gestor tenha possibilidades de relatórios, filtros e consultas importantes para pensar em estratégias de negócios e aumentar possibilidades de insights. Uma plataforma tende a integrar todas as atuações digitais, inclusive controlando as interações de clientes, coletando informações e embasando as tomadas de decisão do gestor comercial.
2. Análise de dados
A transformação digital, com o advento da internet e o uso massivo de smartphones, mudou consideravelmente as interações entre clientes e organizações. Isso se dá muito mais de forma virtual do que presencial.
A análise de dados trata-se justamente de gerenciar com inteligência essas informações, oferecendo com precisão os fatos ocorridos na empresa. Mais do que isso, é possível, com as ferramentas digitais, imprimir análises preditivas que montam perspectivas e cenários futuros com maior possibilidade de acerto.
3. Otimização de processos
Outra prática, atrelada à digitalização da gestão comercial, refere-se à otimização de processos. Os softwares tendem a reconhecer o fluxo de trabalho e a identificar inconsistências, duplicações e morosidades, gerando uma rotina muito mais fluida e rápida.
É inevitável que, após essa otimização, a concessionária ganhe em economia de tempo e de recursos, permitindo alavancagem de produtividade e permitindo fazer muito mais com muito menos. É nesse sentido que a nova gestão foca uma estrutura digital, economizando custos com uma estrutura física e pessoal.
4. Foco na experiência do cliente
Mais uma prática essencial para o novo profissional de gestão comercial é o tratamento da jornada do consumidor como prioridade máxima. Afinal de contas, o que seria da organização sem o cliente?
Vale uma reflexão: se o seu cliente está completamente envolvido com redes sociais, vídeos na internet, sites de realidade virtual e simulação de test drives, por que a sua empresa não deve estar também?
Então, é preciso mais do que inovar. É necessário encantar o consumidor e acompanhá-lo em cada passo do seu caminho até a compra. Além disso, é importante compreender os perfis e o comportamento de cada um diante das possibilidades oferecidas e aprimorar constantemente.
5. Atuação omnichannel
O omnichannel é uma tendência de gestão que busca aprimorar principalmente a experiência do cliente. A ideia é otimizar a conveniência para ele, facilitando os passos tanto em presença online quanto em offline. O objetivo é integrar os canais de comunicação e permitir que o cliente tenha uma jornada mais simples e, ao mesmo tempo, envolvente, eliminando possíveis barreiras com a marca online ou offline.
Concluímos que essa prática tem a ver necessariamente com a comunicação com o cliente. Esse fator precisa ser aprimorado, sendo mais transparente e mais claro, para que ele sinta segurança em fechar uma compra.
6. Diversificação dos canais de alcance dos clientes
Finalmente, apontamos a diversificação dos canais de venda como obrigatória para a gestão comercial. Nesse cenário digital, é muito comum observarmos preferências distintas entre os consumidores.
Enquanto alguns preferem buscar informações em pesquisas no Google, por exemplo, outros gostam de interagir em redes sociais e verificam depoimentos sobre a marca e boas recomendações sobre o veículo desejado. Apesar de se tornar exceção no cenário futuro, os clientes que preferem a visita presencial não estarão extintos. Portanto, há que se considerar os canais ideais de acordo com o perfil do seu público-alvo.
Chegamos ao final do nosso artigo. Nele, foi possível descobrir 6 práticas essenciais para qualquer gestor que precise de excelência e de um diferencial competitivo. Considere mudar o seu mindset e estabelecer as suas ações em cima de ferramentas digitais e busque o topo do mercado!
Agora, você tem um excelente arcabouço para montar a sua gestão comercial. Aproveite a oportunidade e aprofunde-se no estudo, conhecendo como o grupo caminho se beneficiou com software para concessionária de alto desempenho