Logo Dealernet

DMS on Cloud: por que adotar o sistema de gestão em nuvem?

DMS on Cloud: por que adotar o sistema de gestão em nuvem?

Compartilhe:

O DMS (Dealership Management System) é o sistema de gestão ideal para potencializar os retornos nas concessionárias. A missão da tecnologia é padronizar e automatizar tarefas, garantindo que as rotinas da empresa — das negociações comerciais às demandas de contabilidade — sejam cada vez mais eficientes e enxutas.

Ainda que o DMS represente um salto de produtividade, é preciso lembrar que há formas ainda mais completas de agregar inovação aos processos das companhias. O software em nuvem, também conhecido como DMS On Cloud, é a resposta para muitas das perguntas gerenciais nas concessionárias brasileiras.

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o cenário do DMS enquanto tecnologia catalisadora de resultados. Primeiro, você saberá a diferença entre o modelo On Premise e o On Cloud, assegurando a melhor decisão no momento de optar por um deles.

Em seguida, mergulhará no funcionamento do DMS On Cloud, ficando por dentro das principais vantagens envolvidas na implantação da tecnologia. Por fim, explorará os benefícios do sistema em nuvem na operação da concessionária.

Preparado? Boa leitura e bons insights!

On Premise x On Cloud: entenda as diferenças

Gestores focados em alta performance costumam ser afeitos a tecnologias inovadoras. Por isso, é natural que você já tenha ouvido algo a respeito dos dois termos. Um deles indica o futuro da gestão e faz toda a diferença na escalabilidade do negócio.

O modelo On Premise foi o primeiro a surgir. Com a expansão dos ERPs (Enterprise Resource Management), conhecidos pela capacidade de integrar todas as áreas de uma empresa, a compra de licenças de software, bem como a manutenção de uma pesada infraestrutura voltada a suportar o uso cotidiano da tecnologia, compunha a realidade da maior parte das empresas — no Brasil e no mundo.

De forma geral, o On Premise pressupõe que, ao decidir implantar um sistema de gestão para potencializar as rotinas de seu negócio, o gestor arque com custos bastante altos.

De acordo com Jailson Santos, Gerente de TI da Dealernet, é preciso, por exemplo, adquirir servidores, responsabilizar-se pela manutenção periódica deles, programar atualizações de sistema e zelar pelo backup dos dados. Tudo isso requer, é claro, muito trabalho e um volume considerável de dinheiro.

O modelo On Cloud vai na contramão desse paradigma. Como o próprio nome sugere, trata-se de um sistema armazenado em nuvem, o que dispensa a necessidade de uma infraestrutura própria.

Nesse caso, a empresa que contrata o software não precisa se preocupar com o desequilíbrio no fluxo de caixa: a dor de cabeça com servidores, atualizações e backups é eliminada de uma vez por todas.

Jailson, que há anos supervisiona a operação de tecnologia da Dealernet e tem vasta experiência em gestão de concessionárias, é claro e direto quando diz que "é só implantar e usar". Isso quer dizer que, ao contrário do servidor local, um sistema em nuvem permite acesso de qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo — um diferencial muito valioso em um mercado altamente competitivo.

Diante disso, fica fácil perceber que o modelo On Premise demanda um volume maior e mais imediato de recursos, além de ter acesso restrito (somente na empresa ou por VPN). Enquanto isso, o On Cloud é econômico e flexível, empoderando profissionais em todos os níveis operacionais — do atendimento à Diretoria.

DMS On Cloud: saiba como funciona

A essa altura, fica evidente que o modelo em nuvem é a escolha mais acertada. Jailson sinaliza, inclusive, que a implantação do DMS On Cloud da Dealernet é rápida e eficiente: em cerca de 30 dias, após análise técnica e treinamentos direcionados (online e presencial), todos os fluxos da concessionária já estão padronizados e são automatizados no sistema.

A próxima etapa é, portanto, explorar as possibilidades do software em nuvem. Sobre esse assunto, vale reforçar que:

  • todo o aparato de hardware permanece fora da empresa, eximindo a concessionária de qualquer custo relacionado à compra e à manutenção de infraestrutura;
  • as atualizações do software ficam a cargo do fornecedor, otimizando os custos do negócio e simplificando a incorporação de novas funcionalidades;
  • o software em nuvem é muito mais flexível do que o sistema local, permitindo que a equipe acesse as aplicações de qualquer dispositivo (computador, celular e tablet, por exemplo) conectado à internet.

Para Jailson, o DMS On Cloud é a alternativa ideal para gestores que querem informatizar a concessionária e buscam o que há de mais inovador em tecnologia de gestão. O sistema é totalmente aderente às demandas empresariais e está alinhado ao dinamismo do mercado — viabilizando, por exemplo, sem atritos e desgastes desnecessários, o trabalho em esquema home office.

Na prática, o DMS On Cloud funciona como um integrador completo de rotinas, automatizando tarefas no Comercial e, ao mesmo tempo, agiliza a apuração no Fiscal. Enquanto o vendedor negocia um desconto predefinido no sistema, o gestor extrai um relatório de vendas para identificar a sazonalidade das negociações. Ou seja: inteligência de negócios de ponta a ponta, com transparência e segurança.

DMS em nuvem para concessionárias: conheça os benefícios

O DMS em nuvem da Dealernet atende a qualquer segmento de concessionária — carro, moto, caminhão ou máquina agrícola, por exemplo — e agrega valor às operações cotidianas. No fim do dia e em cada análise de fluxo de caixa, é possível perceber o valor da integração de áreas e dados.

Na visão de Jailson, que está à frente dos processos de tecnologia e informação há vários anos, é possível citar três grandes benefícios do DMS em nuvem para concessionárias de todos os portes. São eles:

  • segurança máxima na gestão de dados, incluindo backups automáticos e periódicos, bem como confiabilidade e transparência no trabalho remoto;
  • otimização de recursos e redução de custos, considerando a terceirização de investimentos pesados em infraestrutura e a manutenção de equipamentos;
  • empoderamento de equipes por meio da flexibilidade de acesso, permitindo que qualquer dispositivo autorizado se conecte ao sistema, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Todos esses aspectos interferem diretamente na performance das empresas — e cabe a você, gestor, decidir se o impacto na sua concessionária será positivo ou negativo. Afinal, não basta saber que o DMS é uma tecnologia indispensável, é preciso entender que o modelo em nuvem, mais ágil e enxuto, pode ser o grande diferencial da sua operação a partir de hoje.

Para entender como podemos ajudar você — e seu negócio — a promover a inovação necessária na rotina da sua equipe por meio de tecnologia de ponta, entre em contato conosco. A solução que você precisa está na Dealernet. Sucesso e até breve!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram