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[CASE DE SUCESSO] Saiba como o Grupo Caminho se beneficia com o nosso software de gestão de concessionária de alto desempenho

[CASE DE SUCESSO] Saiba como o Grupo Caminho se beneficia com o nosso software de gestão de concessionária de alto desempenho

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A construção de uma empresa de sucesso depende de uma série de fatores — entre pessoas, recursos, processos e ferramentas. A tecnologia, por exemplo, é item indispensável nos negócios: o software de gestão de concessionária de alto desempenho faz toda a diferença no crescimento sustentável das lojas.

Neste post, você conhecerá a história do Grupo Caminho, que tem quase duas décadas de experiência na venda de veículos. De lá para cá, embora muita coisa tenha mudado, a mentalidade do negócio permaneceu a mesma, com foco na otimização de processos e totalmente centrado na satisfação do cliente.

A tecnologia, que sempre foi uma grande aliada, teve papel importante no desenvolvimento das operações e no fortalecimento da marca. Confira como a Dealernet, referência em softwares de gestão para concessionárias, ajudou a escrever a história do Grupo Caminho.

Boa leitura!

O Grupo Caminho: em 2001, o sonho vira realidade

A cidade de Araçatuba, no interior de São Paulo, era o cenário de um sonho grande. Em 2001, ele se tornou realidade: o Grupo Caminho dava seus primeiros passos no mercado automobilístico e começava a operar com a representação de uma marca forte, a Ford, para automóveis e caminhões.

Desde o início, a visão da companhia se baseou no desejo de ser reconhecida como a melhor opção para todos os clientes, valorizando a transparência, o respeito e a excelência em cada relacionamento. Enquanto esse pensamento guiava o cotidiano operacional, da Diretoria ao atendimento, o Grupo Caminho crescia a passos largos, confirmando que continuava caminhando na direção certa.

Em poucos anos, a empresa expandiu as suas representações e incorporou outras marcas relevantes — tais como Hyundai, Fiat e DAF — ao seu portfólio de veículos. Além disso, o sucesso em Araçatuba permitiu que o grupo avançasse para outras cidades do interior de São Paulo, levando qualidade e eficiência para diversas regiões do Estado.

Hoje, o Grupo Caminho mantém filiais nas cidades de São José do Rio Preto, Piracicaba, Limeira, Americana, Catanduva e Ribeirão Preto, trabalhando todos os dias com o mesmo empenho de quase 20 anos atrás.

O grande desafio: inovar para crescer

Ainda que o sucesso atual demonstre um excelente resultado operacional, o Grupo Caminho, à semelhança de muitas das empresas mais expressivas do mercado, também precisou se reinventar. A expansão das lojas, por exemplo, fez surgir um problema grave com a padronização de processos na companhia: a tecnologia até então utilizada para gerir o dia a dia da equipe não estava homologada na marca que seria a nova casa da concessionária.

“Sempre ouvíamos falar do sistema da Dealernet, mas o contato direto com a empresa só aconteceu quando identificamos a necessidade de buscar uma solução alternativa para a nova loja”, explica Rafael, responsável pelo setor administrativo no Grupo Caminho.

Depois de conhecer a tecnologia em profundidade, foi fácil optar pela implantação do software. A prioridade da concessionária era escolher um sistema que agregasse eficiência aos processos administrativos e garantisse a segurança dos dados financeiros — tanto fiscais quanto contábeis —, e tudo isso estava a poucos cliques de distância, no sistema integrado da Dealernet, o Workflow.

“Assim que entendemos que o Dealernet Workflow possuía uma gama ampla de soluções, capazes de alavancar a agilidade e a transparência de nossas rotinas, batemos o martelo com mais tranquilidade”, aponta Rafael. Era preciso inovar para continuar crescendo com saúde e efetividade.

Eficiência sempre foi, de fato, o ponto central para o Grupo Caminho. Desde que a Dealernet passou a fazer parte do dia a dia da concessionária, em um esforço concentrado para suportar o desenvolvimento da empresa, a companhia ganhou força para se dedicar ao que sempre a motivou, fazendo brilhar os olhos da equipe e dos clientes: servir e realizar sonhos.

 

A poderosa virada: tecnologia e eficiência no dia a dia

Na prática, a implantação do Dealernet Workflow foi uma experiência bastante positiva. “A Dealernet possui um processo bem estruturado, que busca validar os principais pontos da rotina”, sintetiza Rafael.

Das regras de negócio às questões fiscais, todos os procedimentos da concessionária foram sistematizados, padronizados e validados. No caso do Grupo Caminho, foi preciso migrar informações e acompanhar de perto as primeiras semanas de utilização.

A aderência da equipe foi excelente e, em pouco tempo, times independentes incorporaram a tecnologia em suas demandas. “Devido ao foco da equipe, tanto a nossa quando a da Dealernet, a implantação se mostrou bastante assertiva”, alega Rafael.

Hoje, a operação do Grupo Caminho está centralizada no Dealernet Workflow, a solução ideal para integrar todas as áreas da concessionária. Da burocracia à estratégia, o software contribui para lapidar procedimentos e otimizar recursos, maximizando os resultados da companhia no curto, no médio e no longo prazo.

Para além da automatização de tarefas comuns a quaisquer empresas, um grande ganho do Grupo Caminho foi integrar seus dados às instituições financeiras. “Utilizamos as integrações automáticas dos bancos comerciais e exploramos os benefícios da contabilidade em tempo real”, ressalta Rafael.

Todas as entradas de veículos no pedido de venda, por exemplo, são feitas via boleto bancário. O Dealernet Workflow emite, registra o documento e faz a baixa no pedido, finalizando a operação com a conciliação bancária e a baixa financeira e contábil. Na ponta da cadeia, o processo contribui para acelerar as demandas internas, reduzindo, inclusive, as chances de erro operacional ao longo das entregas.

Tudo isso, no entanto, só foi possível a partir de uma colaboração mútua e altamente dedicada. “Tivemos vários colaboradores da Dealernet para nos apoiar e isso fez diferença”, sinaliza Rafael.

Todos os pontos de contato — consultor comercial, gestor de projeto e coordenador de implantação, por exemplo — tiveram a liberdade de estabelecer urgências e prioridades, ajudando a sistematizar os dados da concessionária de modo ágil e transparente. “Se não tivesse sido desse jeito, não vejo como obteríamos sucesso”, finaliza.

A história do Grupo Caminho, porém, não chegou ao fim. Pelo contrário! Muitos capítulos ainda serão escritos e, agora, a empresa conta com o apoio próximo da Dealernet. Mais do que um software de gestão de concessionária de alto desempenho, o Workflow é um catalisador de sucesso. Vale a pena conhecer!

A história do Grupo Caminho inspirou você a repensar as estratégias do seu negócio, selecionando bons parceiros e investindo em recursos capazes de maximizar os retornos da operação? Ótimo! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo no seu próximo objetivo. Sucesso e até breve!

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