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Marketplace B2B: entenda o que é e as vantagens de utilizá-lo

Marketplace B2B: entenda o que é e as vantagens de utilizá-lo

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Você está em busca de ótimas ideias? Que tal uma solução de vendas com faturamento até três vezes maior do que o mercado de consumidores? Estamos falando sobre o marketplace B2B, um e-commerce especialmente desenvolvido para empresas.

Se o conceito ainda é novo em sua mente, você está no lugar certo! Ao longo do conteúdo, mostraremos aspectos-chave sobre essa inteligência e como tal tipo de aplicação pode beneficiar o mercado automobilístico.

Você vai descobrir o que é, quais são os principais benefícios e a diferença para outras modalidades como B2C. Veja também as tendências mais importantes e finalize o artigo conferindo como implementá-lo a partir de hoje!

Em que consiste o marketplace B2B?

O B2B é apenas uma ramificação do conceito de marketplace, surgido há alguns anos. A sigla se refere a "business to business" e representa uma solução de vendas específica para transações entre empresas. Conheça as principais modalidades:

  • B2C — "business to consumer": transações entre empresas e consumidores;
  • B2B — "business to business": transações entre empresas;
  • C2C — "consumer to consumer": transações entre consumidores;
  • B2G — "business to government": transações entre empresas e governos;
  • G2C — "government to consumer": transações entre governo e cidadãos.

Na prática, o business to business funciona como um espaço online para a divulgação de produtos e serviços direcionados a pessoas jurídicas. O objetivo é alcançar de forma simples e rápida os interesses corporativos nas transações comerciais.

Muitos países já utilizam o B2B como ferramenta-chave em transações comerciais — no Brasil, há uma expectativa de alto crescimento para os próximos anos. O relatório Webshoppers, preparado em 2018 pela Ebit, comprova a tendência de adesão ao comércio eletrônico e revela o faturamento de mais de R$ 47 bilhões em 2018, além das tendências no Brasil.

O B2B é a ferramenta mais ágil para alcançar o público-alvo. Ao aderir a esse tipo de plataforma, o gestor acrescenta qualidade e precisão à sua oferta de produtos ou serviços empresariais. A ideia é apenas pertencer a um grande shopping corporativo online, com a possibilidade de inserção exatamente no tipo de negócio pretendido.

O que difere o B2B do B2C?

Com estratégias parecidas, as duas modalidades funcionam em plataformas semelhantes, porém diferentes especificamente no que se refere ao público-alvo. Dessa forma, as ferramentas do B2C focam em atração, conversão e fidelização de consumidores finais.

Já no ambiente B2B, há a negociação como finalidade, com ferramentas e mecanismos de controle voltados a transações comerciais entre pessoas jurídicas. Ainda assim, é possível que alguma negociação empresarial ocorra no B2C.

Destacamos que as particularidades inerentes às negociações empresariais, como oferta de extensas quantidades com orçamento diferenciado, produtos que envolvem atividades-meio complementares à produção e outras funcionalidades, são incluídas apenas na modalidade B2B.

Quais são as vantagens de implementar o marketplace B2B?

A opção de compra por marketplace B2B tem se mostrado uma saída inteligente para as empresas. Ao efetuar esse tipo de transação online, o gestor obtém uma série de vantagens competitivas em relação aos modelos tradicionais.

Em primeiro lugar, apontamos a comodidade e a flexibilidade de acesso por meio de qualquer aparelho eletrônico conectado à internet. Além disso, o comprador avalia informações detalhadas sobre produtos e outras funcionalidades importantes, como indicadores para análise, filtragem por categoria, abrangência geográfica de entregas e muitos outros recursos. Acompanhe alguns dos benefícios mais importantes abaixo.

Diminuição das despesas decorrentes da pesquisa de novos fornecedores

Encontrar fornecedores sem uma plataforma digital como base é uma tarefa cara e demorada. A viabilidade do marketplace B2B torna possível concentrar os maiores e melhores fornecedores em apenas um ambiente virtual.

Esse aspecto é fundamental para facilitar a busca de novos fornecedores e reduzir custos com pesquisas, visitas ou comunicações com outras empresas. Nesse sentido, o site tem o poder de filtrar o perfil ideal para o fornecimento de produtos.

Praticidade na recompra e compra de novos produtos

Automatize a filtragem de produtos atuais e encontre novos itens com muito mais agilidade. As ferramentas digitais fortalecem o controle, o registro e a repetição das transações. Dessa maneira, o gestor encontra muito mais praticidade para fechar negócios

Redução dos custos da transação comercial

Outro aspecto interessante a ser considerado é a facilidade na pesquisa de preços. Uma plataforma B2B oferece comparativos por valores e qualidade de produtos. Dessa forma, com poucos cliques o gestor pode embasar muito melhor sua tomada de decisão para efetuar a transação comercial.

Maior segurança em transações comerciais

Grandes barreiras de confiabilidade foram superadas pelos programadores do marketplace B2B. Hoje a ferramenta tem um alto nível de credibilidade e é estruturada com uma série de instruções internas que combatem falhas, fraudes ou problemas no domínio.

Para o comprador, há uma diminuição significativa nas incertezas e o aumento da confiança em negociações. Os chamados "crimes cibernéticos", frequentes no passado, atualmente são combatidos com controles potentes de segurança que favorecem um aumento cada vez mais expressivo das transações comerciais B2B.

Qual é a relação entre marketplace B2B e gestão de estoque?

É importante compreender que as compras via marketplace B2B têm relação direta com a gestão de estoque das concessionárias de veículos em bom sentido, já que a responsabilidade pelo armazenamento é transferida às empresas fornecedoras.

Dessa forma, os aspectos inerentes à gestão de estoque são reduzidos quando a empresa resolve adotar modelos de transações comerciais B2B. Alguns exemplos são as previsões de:

Esse tipo de plataforma digital oferece até a possibilidade de verificar a disponibilidade de estoque dos fornecedores para efetuar a melhor compra, devendo ser compatível com a demanda pretendida pela organização.

Após esse cenário educativo sobre marketplace B2B, que tal uma visão real com demonstração sobre a inteligência voltada para o mercado automobilístico? Complemente o aprendizado deste post conhecendo algumas funcionalidades aplicadas para concessionárias.

Nosso conteúdo está chegando ao final, mas fica um novo insight para trabalhar a comercialização empresarial de sua empresa automotiva. Após essa compreensão sobre o marketplace B2B e a descoberta de suas vantagens, você está mais preparado para vencer desafios como melhor visibilidade, redução de custos e gestão de estoques.

Para complementar o conhecimento sobre marketplace B2B, recomendamos saber por que é importante ter uma boa gestão de estoque. Até a próxima!

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