Logo Dealernet

Plataforma de negócios Dealernet para a transformação digital das concessionárias

Plataforma de negócios Dealernet para a transformação digital das concessionárias

Compartilhe:

O que é transformação digital?

Transformação digital significa reestruturação de processos para uma cultura tecnológica. A inteligência não está em simplesmente adquirir equipamentos de última geração, mas consolidar uma gestão centrada em tecnologia, mais eficaz e pronta para negócios de alto impacto.

É lógico que o ganho em agilidade é um dos principais benefícios, porém o mais importante é contar com um sistema que domina extensos volumes de dados e informações, harmoniza interações internas e externas, fornece relatórios de base para tomada de decisão e otimiza a produtividade de todos os departamentos.

Essa abrangência exige que a decisão de implementação parta da gerência principal e não do setor de TI, pois a longo prazo impactará positivamente na organização como um todo. Por isso é fundamental que o gestor que ainda não conhece o conceito comece a dominar desde já as principais ferramentas digitais focadas em gestão como:

  • IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas);
  • Big Data;
  • Analytics;
  • BI (Business Intelligence ou Inteligência de Negócios), dentre outras.

Como a transformação digital impacta as concessionárias?

A transformação digital não é uma moda ou tendência, é uma realidade já presente nas maiores organizações. As soluções não são exclusivas para empresas de TI, mas para qualquer negócio incluindo concessionárias. Por isso a aplicação se tornou uma obrigação para quem deseja estar alinhado ou liderar mercado.

O uso da tecnologia cresce exponencialmente no mundo todo devido as principais transformações:

  • adaptação à nova jornada de compra;
  • adequação à nova geração de consumidores;
  • criação de nova experiência em concessionárias.

Quando pensamos em concessionárias basta atentar para as principais inovações do mercado, como carros elétricos, autônomos e outros. Essas invenções estão mudando radicalmente o conceito automotivo e isso será sentido nas agências.

Pense bem, a tecnologia de um carro elétrico demanda outros aspectos de manutenção e aquisição. Isso impacta em legislação, novas exigências de clientes, pós-venda etc. O desafio então é internalizar um novo modelo de negócio monitorando indicadores de desempenho, a concorrência (que pode aparecer até por outros segmentos) e acompanhando as mutações do mercado.

A Uber é exemplo claro de impacto. A consolidação desse serviço de aplicativo trouxe uma nova realidade ao setor, alterando a locação e a aquisição de veículos seminovos. O impacto alcança ainda os elementos externos como montadoras, entidades públicas e outros.

Por fim, apontamos dois cuidados interessantes para concessionárias: o varejo online, que pode tornar a comercialização pela internet o principal meio de venda, e a mobilidade como serviço de aplicativo. Nesse caso, empresas como a própria Uber, Cabify, 99pop e outras empurram o transporte para o modo compartilhado.

Quais as soluções trazidas pela Dealernet?

Ok, está tudo ótimo até aqui, mas como fazer isso funcionar de verdade? É aí que entram as soluções profissionais. Primeiro identifique problemas e suas principais demandas: pressão por resultados, alta rotatividade de colaboradores e lentidão em processos são algumas das dificuldades mais comuns.

Diretrizes para qualquer organização envolvem aumento de automação e efetividade em métodos. Para entender melhor uma plataforma digital inteligente vamos raciocinar a partir de um tripé básico:

  • processos;
  • pessoas;
  • ferramentas / sistemas / aplicativos / soluções.

A plataforma Dealernet trabalha com o fundamento básico de toda concessionária, que é a solução DMS (Dealership Management System), ou seja, um sistema de gestão integrada ou mais conhecido como sistema de gestão para concessionária de veículos que promove integração e automatização de funções além da interação com montadoras e eventuais parceiros. Essa estrutura objetiva melhorar a gestão nos seguintes aspectos:

  • otimização de processos por meio de equipes mais capacitadas e recursos mais inteligentes;
  • uso de dispositivos tecnológicos como tablets e quadros eletrônicos para ordens de serviços;
  • automação em cadeia na jornada de compra desde o início até a recepção presencial por um atendente com um iPad que registra características, diferenciais e interage com entidades externas como bancos e seguradoras;
  • abrangência no pós-venda e interação com o consumidor mesmo após a saída da concessionária.

O objetivo é entregar da forma correta (qualidade), no momento correto (tempo) e gerar satisfação e fidelidade ao negócio (concessionária e marca). Por fim, a melhora da efetividade da gestão que envolve os três principais níveis na organização. Funciona assim:

  1. no nível operacional, garanta a estabilidade de processos e entregas;
  2. no nível tático, mensure produtividade, resultados e compare com as necessidades do consumidor e do negócio para definir redirecionamentos;
  3. no nível estratégico, avalie o alcance dos objetivos e como manter competitividade e diferencial no mercado.

Acompanhe agora as nossas principais soluções!

Dealernet Workflow

O Sistema para concessionária de veículos, Dealernet Workflow, é o coração sistêmico da concessionária, com foco total no processo de transformação digital. Para cobrir todos os processos operacionais de uma concessionária a solução é dividida em 2 dimensões:

  1. módulos operacionais que interagem com o consumidor por vendas, manutenções, prestações de serviço e comercialização de peças sobressalentes;
  2. módulos de retaguarda que englobam a parte administrativa e financeira da concessionária como contas a pagar, a receber, tesouraria, fiscal (notas fiscais e outros) e contabilidade.

A plataforma também cobre a integração entre as áreas da empresa interna e externamente conectando montadoras, parceiros, organizações públicas, parceiros e prestadores de serviço.

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram