Logo Dealernet

Saiba como escolher o sistema de gestão de concessionárias ideal

Saiba como escolher o sistema de gestão de concessionárias ideal

Compartilhe:

Um sistema de gestão de concessionárias é útil para o planejamento e controle dos vários recursos que pertencem à empresa, bem como para condução das rotinas de trabalho. Sem um bom sistema, as operações podem ser prejudicadas e as vendas, impossibilitadas.

Na prática, existe uma enorme quantidade de benefícios ligados à escolha e à adoção de um bom sistema gerencial, como o aumento da produtividade, a melhoria da comunicação interna e um melhor monitoramento dos indicadores de desempenho. Entretanto, a seleção de um bom sistema exige que você conheça bem sua empresa, além da tecnologia e do seu fornecedor.

Pensando na importância da temática, ao longo dos próximos tópicos esclarecemos como escolher um sistema de gestão de concessionária ideal. Continue com sua leitura!

Considere as necessidades da concessionária

Um dos primeiros passos é refletir sobre as necessidades da sua empresa, avaliando quais as demandas existentes e como uma boa tecnologia pode ajudar a lidar com elas. Aqui, vale frisar que cada empresa é única, com rotinas, pessoas e metas peculiares.

Em uma concessionária, as principais necessidades estão ligadas ao controle dos estoques (de peças e veículos), emissão de propostas de venda, faturamento de veículos e controle dos fluxos financeiro e contábil. Se houver alguma exigência adicional, lembre-se de pontuá-la.

O ideal é que o sistema de gestão de concessionária conte com módulos, como o financeiro ou o comercial, capazes de suprir as necessidades do seu negócio. Assim, você terá soluções tecnológicas para melhorar o que está sendo feito, gerando mais precisão e agilidade.

Evite softwares genéricos

Alguns softwares apresentam-se como genéricos, atendendo aos mais diversos tipos de negócios, sem considerar suas especificidades. Nesse caso, não importa se você tem uma loja de roupas ou cafeteria, o sistema oferecido será exatamente o mesmo.

Na concessionária, esse tipo de software pode ser bastante prejudicial. Isso porque não foi arquitetado para atender às necessidades estratégicas, financeiras e/ou operacionais do seu empreendimento. Por consequência, muitas vezes, ele deixará a desejar.

Busque por um software especialista, projetado para a realidade da sua concessionária. Assim, você terá mais chances de ter todos os recursos que precisa para trabalhar. Avalie também se os módulos podem ser "customizados", de modo a ajustá-los ao seu empreendimento.

Pesquise sobre o fornecedor

Fazer uma boa análise do fornecedor é algo essencial, mas comumente negligenciado por quem está adquirindo um sistema. Com frequência, você precisará do suporte do fornecedor, seja para tirar dúvidas, promover atualizações ou orientar a sua equipe de trabalho.

Portanto, não pense na aquisição de um software como uma compra isolada. Na realidade, ao adotar uma tecnologia gerencial, você está iniciando um relacionamento de longo prazo. Em grande medida, o fornecedor será um parceiro estratégico para seu sucesso.

Ao analisar o fornecedor, reflita sobre itens como: o grau de conhecimento do seu negócio central (venda de veículos), o nível de satisfação dos seus atuais clientes, a propensão para tirar dúvidas e a disposição para facilitar a adoção do sistema em sua empresa.

Solicite uma demonstração gratuita

É muito difícil dizer se um sistema de gestão de concessionárias é bom apenas lendo sobre ele ou ouvindo seu fornecedor. O ideal, na realidade, é fazer testes e verificar se a tecnologia efetivamente atende às demandas inicialmente listadas em sua concessionária.

Portanto, solicite uma demonstração gratuita. Você não estará se comprometendo com a compra, mas terá informações mais claras e profundas para decidir com acerto. Quando o fornecedor não disponibiliza demonstrações e/ou testes, é preciso ter cuidado, pois você acaba tendo menos informações sobre a tecnologia e assumirá um risco a mais na aquisição.

Na demonstração, você será mais bem orientado sobre o software, seus módulos e funções que facilitam a rotina na concessionária. Também terá tempo para tirar eventuais dúvidas, ouvir dicas do fornecedor e entender os principais desafios na integração da tecnologia.

Pesquise sobre casos de sucesso

Outro importante passo é pesquisar sobre os casos de sucesso. Isto é, avaliar quem utiliza a tecnologia, quais resultados foram alcançados e o grau de satisfação com a ferramenta. Dê preferência, é claro, por casos envolvendo concessionárias e marcas automotivas.

Há muitas formas de analisar casos de sucesso. O próprio fornecedor pode compartilhar algumas histórias de concessionárias que adotaram o sistema gerencial, bem como explicar seus principais desafios e resultados obtidos, como mais produtividade e segurança.

Você também pode obter feedbacks diretamente com os clientes ativos. Entre em contato com concessionárias que utilizam o sistema gerencial, especificamente com o setor de TI, e solicite um feedback. O próprio fornecedor pode disponibilizar contatos de referência.

Leve em consideração o custo-benefício

Analisar única e exclusivamente o custo da tecnologia é um grande equívoco. Por vezes, o barato pode sair caro, exatamente por não atender às demandas do seu empreendimento. O mais recomendado é avaliar a relação entre o custo e o benefício obtidos com a tecnologia.

Nesse caso, vale recordar que bons sistemas de gestão de concessionárias agregam uma série de benefícios, podendo resultar em mais vendas e maiores ganhos financeiros. Caso esse retorno seja desconsiderado, sua análise e adoção de tecnologia podem ser prejudicadas.

Uma importante prática é pensar em termos de retorno sobre investimento (ROI), de modo a entender o tempo necessário para que a tecnologia se pague e gere ganhos financeiros positivos ao seu empreendimento. Quanto maior o ROI, melhor.

Reflita sobre a adoção da ferramenta

Comprar uma tecnologia é importante, mas não suficiente. É preciso pensar em termos de adoção. Adotar uma tecnologia significa disseminá-la na prática, fazendo com que seu time de trabalho utilize deliberadamente a solução e saiba como tirar melhor proveito dela. Sem a efetiva adoção, a tecnologia torna-se subutilizada.

Para promover a adoção, é importante instruir os colaboradores sobre a importância da tecnologia, tirar as principais dúvidas existentes e orientar sobre a operacionalização do novo software. Em todas estas etapas, vale contar com a ajuda do seu fornecedor.

Veja, agora você está por dentro do tema. Um bom sistema de gestão de concessionárias ajuda no planejamento e controle dos recursos, também potencializa as rotinas de trabalho. Para selecionar um bom sistema, é necessário considerar as peculiaridades do seu negócio, a reputação do software e as referências do fornecedor. Em todos estes aspectos, o sistema da Dealernet, dedicado ao ecossistema automotivo, ganha destaque.

Gostou do nosso artigo, não é mesmo?! Aproveite, então, para entrar em contato conosco e descobrir muito mais sobre o sistema Dealernet. Vamos lá!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter:

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram