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Como um software de gestão pode ajudar na redução de custos da concessionária?

Como um software de gestão pode ajudar na redução de custos da concessionária?

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Implementar um software de gestão é o melhor caminho para aprimorar sua administração. Melhor tomada de decisão, gestão inteligente de clientes e, principalmente redução de custos, estão entre as maiores vantagens.

Mas como escolher a melhor solução? Há aplicações específicas para gestão de concessionária? Quais as principais vantagens dessa implementação? São algumas das perguntas fundamentais para extrair o melhor desse software.

Neste artigo, você verá para que serve esse tipo de sistema, descobrirá os melhores caminhos de implementação e, ainda, entenderá como a Dealernet apresenta soluções ideais para o universo de concessionárias. Confira!

Para que serve um software de gestão?

Em essência, o DMS (Dealership Management System ou sistema de gestão de concessionárias), também conhecido por ERP (Enterprise Resource Planning) para concessionárias de veículos, é o instrumento que integra toda a operação. Do Comercial ao Estoque, passando pela Controladoria e pelo Relacionamento com o Cliente, todos os inputs são necessários ao bom andamento das atividades cotidianas e precisam ser controlados de forma orgânica e sinérgica.

Na prática, a tecnologia de gestão é a base de uma estrutura transparente, na qual as rotinas são padronizadas e automatizadas, minimizando a chance de erros e eliminando o retrabalho. O software de gestão, portanto, desponta como o recurso ideal para maximizar os resultados corporativos, zelando pelas unidades de negócio enquanto oferece uma abundância de dados estratégicos.

Não seria equivocado dizer que a capacidade de associar visão analítica à operacionalização é um dos grandes benefícios do DMS (software para gestão de concessionária de veículos). Ao contar com uma ferramenta robusta e aderente, o gestor tem a segurança de que os processos estão sendo corretamente executados e reitera a tranquilidade de que todos os indicadores de que precisa estão à disposição, endossando decisões mais acertadas.

Diante disso, a finalidade (e a relevância) de um bom software de gestão fica evidente: apoiar todos os departamentos da companhia e potencializar as deliberações estratégicas, mantendo a competitividade e desenvolvendo o negócio. Nas concessionárias, por exemplo, bons relatórios e feedbacks de qualidade alavancam as rotinas e edificam resultados mais positivos e perenes.

Como extrair o máximo potencial de um software de gestão?

A tecnologia mudou o panorama corporativo. Seja na produção, em que máquinas e equipamentos se tornam cada vez mais eficazes e inteligentes, seja na administração, em que gestores dispõem de dados cada vez mais consistentes e confiáveis. É inegável que o salto de desenvolvimento foi bastante significativo.

Nesse contexto, o software de gestão desponta como o recurso capaz de organizar e potencializar a nova realidade empresarial. Para fazer frente a um mercado competitivo e altamente volátil, porém, é preciso mais que apenas implantar soluções robustas: é preciso que as ferramentas sejam exploradas em seu máximo potencial, contribuindo para que os objetivos da companhia sejam atingidos e superados.

No caso do DMS (Dealership Management System), a redução de custos por meio do melhor aproveitamento de recursos é uma possibilidade real, viável e que deve ser aproveitada.

Um software de gestão permite a redução de custos e abrange as principais atribuições de um ERP ou DMS (sistema de gestão de concessionária de veículos). Ao longo do artigo, você verá como elas podem ser empregadas para servir a uma meta bastante estratégica: reduzir os custos corporativos.

Como é possível planejar a redução de custos?

O ganho financeiro gerado pela implantação de um bom DMS também figura como uma questão fundamental na escolha de uma solução. A redução de custos, que contribui para maximizar a competitividade operacional ao mesmo tempo em que pode incrementar os investimentos em inovação, é um dos objetivos mais recorrentes dos gestores focados em resultados.

No contexto das concessionárias de veículos, a aplicação adequada dos recursos pressupõe uma série de mudanças benéficas, e somente o acompanhamento contínuo do fluxo financeiro pode assegurar a pertinência e a qualidade das decisões gerenciais.

Há, por exemplo, o rígido controle na entrada da nota fiscal, na programação das contas a pagar e nos valores a receber, considerando a forma de pagamento (cartão de crédito, boleto etc.) escolhida pelo cliente. Além disso, o fluxo de caixa é essencial para garantir certa previsibilidade administrativa, indicando se a operação está saudável ou se é preciso intervir em alguma etapa ou departamento.

O DMS, nesse caso, admite a visualização instantânea das informações corporativas. A partir da checagem diária dos indicadores financeiros, os líderes podem formatar cenários coesos para embasar estratégias e táticas, priorizando as atividades de maior valor agregado sem prejudicar o andamento cotidiano do negócio.

Para fazer frente à velocidade do mercado e, por consequência, à urgência das decisões, os sistemas online são a melhor solução. O Dealernet Workflow, por exemplo, pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, expandindo as possibilidades de gestão e conferindo dinamismo às rotinas corporativas.

Vale lembrar, ainda, que além de melhorar a efetividade do controle financeiro, endossando a utilização eficiente de recursos ao identificar e corrigir gargalos, o software de gestão de concessionária de veículos também elimina o retrabalho, permitindo que as equipes mantenham o foco no que é realmente importante e vai gerar resultados sustentáveis à organização.

A efetividade do DMS na redução de custos, portanto, é nítida: ao agir em diversas frentes, tanto na produtividade dos times quanto na eficácia dos investimentos a medida que também reduz gastos com infraestrutura local de TI, como é o caso do Dealernet Workflow, que fica hospedado na nuvem, proporcionando escalabilidade às operações das concessionárias e garante máxima segurança, a tecnologia prova sua força e contribui para automatizar os processos, alavancar as performances (individuais e coletivas) e acelerar o crescimento da companhia.

Quais as vantagens de um software de gestão para concessionária?

Você já deve ter percebido que implementar um software de gestão se tornou praticamente uma obrigação para qualquer gestor. Mas não custa detalharmos algumas das melhores vantagens dessa iniciativa. A partir de agora veremos os principais benefícios dessa aquisição. Acompanhe.

Melhora na gestão de relacionamento com o cliente

Hoje o cliente pode fornecer dados valiosos até sem perceber. Um preenchimento de formulário, por exemplo, pode trazer informações importantíssimas para estratégias de marketing e ajudar o gestor a segmentar da melhor forma os seus planos.

Mas isso só é possível quando temos um sistema de registro bem-feito. O software de gestão se encarrega dessa demanda, integrando os dados com outros setores e permitindo consultas detalhadas para embasar ações de relacionamento.

A integração com o CRM (Customer Relationship Management), nesse ponto, permite o gerenciamento de leads e colabora para que o vendedor identifique as melhores oportunidades para fechar negócio.

Centralização das informações

Dados dispersos são péssimos para gestão. Quando um item é atualizado no sistema, mas não abrange as áreas relacionadas, tudo fica em desarmonia. Nesse sentido, o software de gestão é útil para integrar as ações e não deixar que essas informações fiquem "soltas" no cadastro.

Certamente que ações que impactem em custos influenciarão na gestão e não podem ser registradas de forma separada. No caso da Dealernet é possível garantir essa integração das áreas com o sistema de workflow.

Redução de erros e falhas

Erros e falhas acontecem em qualquer organização. Isso é perfeitamente comum, porém, o diferencial está na detecção e correção desses equívocos. A função do software é justamente monitorar essas possibilidades e oferecer saídas para o gestor.

Fatalmente esse potencial colaborará para que a concessionária melhore o fluxo de trabalho, agilize a produção e otimize o serviço como um todo. Além disso, essa vantagem será útil para liberar tempo ao gestor para planejar ações estratégicas.

Diminuição de custos

Reduzir custos é praticamente um mandamento para um líder. Antes mesmo de buscar maior lucratividade, o recomendado é "enxugar" os gastos para não mascarar os resultados do negócio.

Há uma série de pontos de auxílio que o software de gestão fornece, como a gestão contábil, econômica e financeira, o controle ideal de recursos humanos e a otimização de compras junto a fornecedores.

Aumento da produtividade

A partir da diminuição de custos, da eliminação de erros e da centralização das informações, o sistema inevitavelmente aumenta a produtividade da concessionária. Em um ambiente organizado e baseado em inovação é possível ser mais ágil e qualitativo ao mesmo tempo.

Esse aumento de produtividade sem a solução digital adequada está sujeito a muito mais esforço e tempo, o que impacta diretamente na produtividade. Além disso, podemos interligar produtividade com lucratividade, então, o investimento em um software é fundamental para isso.

Integração dos setores

Já comentamos superficialmente sobre a integração entre os setores que é tão importante para a gestão do negócio. Mais a frente, falaremos sobre o potencial do sistema workflow que é essencial para otimizar o fluxo de trabalho e realizar essa integração.

A ideia é aprimorar o fluxo de processos e viabilizar ferramentas úteis para automatização de tarefas. Com um sistema como esse, é possível conquistar competitividade e garantir a sobrevivência no mundo dos negócios.

Controle dos processos

Controlar individualmente e coletivamente os processos da gestão das concessionárias é fundamental. Uma baixa de estoque pode ser facilmente controlada com um sistema de gestão e evitar que a empresa sofra com atrasos ou perdas de vendas.

Sempre lembrando que todas as ações precisam estar coordenadas para evitar inconsistências. Um ponto de atraso na produtividade é o nível de burocracia imposto ao andamento dos processos. Nesse ponto, o software de gestão workflow é extremamente útil para acelerar a rotina de trabalho garantindo a integração entre os processos.

Como escolher o software de gestão ideal para a concessionária?

Primeiramente é importante o entendimento que há diversas soluções no mercado para auxílio à gestão de um negócio. Porém, é possível implementar uma solução específica para concessionárias.

Nesse ponto, a solução Dealernet oferece diferenciais focados no controle da agência como a administração da oficina, em relação a contratos, rentabilidade, acompanhamento das operações em andamento, entre outras funcionalidades. Com o sistema workflow é possível controlar:

  • estoque automotivo;
  • operação da oficina;
  • venda de modelos e serviços;
  • controle de faturamento da concessionária, entre outras funções.

Além disso, há outras questões fundamentais que precisam ser focadas especialmente para sistemas automotivos. Vamos introduzir agora alguns conceitos até o próximo tópico que falará especialmente sobre os diferenciais da Dealernet.

Foco no relacionamento com os clientes

Hoje em dia há uma exigência muito mais forte de consumidores. Uma série de itens como cor, elementos de automatização, além de design são avaliados antes de uma compra. Até mesmo o tamanho de um aro pode influenciar positivamente.

Hoje o cliente também está muito mais presente no ambiente virtual. Então, esse foco precisa considerar as ações e o comportamento de potenciais consumidores na grande rede e o sistema precisa se antecipar a essas ações para identificar oportunidades de venda.

Inovação

Os sistemas de gestão atuais precisam estar conectados com a cultura data driven, que prima por uma gestão orientada por dados. Nesse sentido, essas soluções precisam considerar tecnologias como BI, Big data, IoT, entre outras.

Transparência

Ao escolher um sistema automotivo para gerir a sua concessionária é imprescindível a opção por uma solução segura e confiável. Lembre-se que você precisará de uma relação de confiança com o seu fornecedor e é fundamental que ele tenha credibilidade no mercado de tecnologia de gestão automotiva.

Quais são os diferenciais da Dealernet?

A Dealernet é referência em tecnologia de gestão para concessionárias. Há quase três décadas no mercado, a empresa entende das necessidades do setor e endereça as demandas, automatizando processos e eliminando o retrabalho.

No que compete ao software de gestão, em especial, a Dealernet oferece excelentes vantagens: o DMS Dealernet Workflow, alicerçado em práticas de BPM (gestão de processos de negócios), dispõe de um fluxo de tarefas ativo notificando os executores dos processos da necessidade de uma ação.

A hospedagem em cloud computing facilita o acesso online às funcionalidades e a homologação com as principais montadoras do Brasil agiliza as rotinas, reduzindo custos para concessionárias de veículos e outros segmentos automotivos.

O processo de tomada de decisão também é diretamente facilitado e aperfeiçoado. Enquanto a maioria dos sistemas tem atuação passiva, esperando a ação humana para gerar resultados, o Dealernet Workflow trabalha de forma inversa, monitorando processos que emitem sugestões gerenciais para maximizar o desempenho da concessionária.

controle de estoque eficaz, por exemplo, é uma ótima forma de reduzir custos. Considerando que a depreciação dos veículos é bastante onerosa, o Dealernet Workflow dispõe de um fluxo que ajuda a concessionária a vender os veículos que estão parados há mais tempo.

Entre as principais funcionalidades do Dealernet Workflow, é válido destacar:

  • gestão de vendas e oportunidades, acompanhando todo o ciclo de negociação até a efetivação da compra;
  • acompanhamento de campanhas de marketing, analisando geração de leads e integrando-os ao CRM Connectlead;
  • personalização do pós-venda, aprimorando o atendimento ao cliente por meio de soluções integradas (como CRM Connectlead e Torpedo Workflow);
  • administração da oficina, acompanhando as programações, serviços abertos e entregues, controle de recursos e validação de estoque;
  • extração de relatórios, monitorando o desempenho das áreas por meio de balanços detalhados e individualizados.

O produto de excelência, porém, não é o único diferencial da Dealernet. Os serviços, da implantação ao suporte técnico, são prestados com base em confiança mútua, garantindo que as duas empresas cresçam de forma sustentável e possam ser cada vez mais competitivas.

O software de gestão é a resposta para uma operação alinhada, coesa e produtiva. Lembre-se, porém, de que é preciso assegurar que o fornecedor esteja sempre atualizado e tenha verdadeira expertise no negócio. Conheça, avalie e invista!

Neste artigo, você teve a oportunidade de conhecer melhor os impactos de uma implementação de um software de gestão em um modelo de negócios de concessionárias. Além disso, entendeu como a Dealernet oferece valor com essa plataforma.

Aproveite a oportunidade para conhecer melhor o nosso trabalho. Navegue pela Dealernet e conheça nosso software de gestão para atender todo o ecossistema automotivo!

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