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7 estratégias de redução de custos para uma concessionária de veículos

7 estratégias de redução de custos para uma concessionária de veículos

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A pandemia simplesmente aconteceu de forma surpreendente e com uma rapidez impressionante. Junto a ela, também houve o prejuízo de muitas vidas e de negócios. Uma saída obrigatória para qualquer gestor nesse caso é a redução de custos.

Pois é, mas quem já não busca isso a todo momento? Como fazer isso de forma ainda mais inteligente? Dá para investir e reduzir custos ao mesmo tempo? Você já pensou em montar uma estratégia completa e focada em reduzir custos?

Neste post, você verá a importância dessa consideração, principalmente para os gestores de concessionárias, um dos setores mais prejudicados com essa difícil situação. Veja 7 estratégias fundamentais!

A importância da redução de custos em tempos de pandemia

Principalmente em tempos de crise, é preciso pensar bastante em como reduzir custos. Ainda não há uma previsibilidade muito clara para o futuro diante dos estudos sobre vacinas e sobre a velocidade de disseminação do vírus. Se há uma constatação clara nesse cenário, no entanto, é a de um novo perfil de consumidor muito mais digitalizado e focado em tecnologias para a decisão de compra. Nesse caso, é preciso otimizar a redução de custos, sim, mas com os devidos cuidados.

Isso envolve inteligência administrativa e principalmente estratégia. É preciso analisar os pontos de maior impacto na concessionária e entender os novos processos de vendas para, aí sim, otimizar os custos.

A redução de custos com manutenção de qualidade

Essencialmente, a redução de custos não significa comprar mais barato para gestores de excelência. Em vez disso, a ideia é manter o nível de qualidade e reduzir os gastos para isso. Descubra, agora, pelo menos 7 estratégias cruciais para esse caminho.

1. Otimização de processos

Retrabalho, excesso de tempo, recursos em duplicidade — só para citar alguns dos fatores que podem contribuir para processos mais demorados e menos eficientes. Nesse caso, buscar soluções e ferramentas que otimizem isso é fundamental para que o ciclo fique mais enxuto, reduza o esforço e traga menores custos no cômputo geral.

2. Eliminação de falhas e gargalos

Ainda sobre os processos, é preciso analisá-los em busca de falhas e gargalos que prejudicam a execução de serviços da concessionária. Esses gargalos operacionais são problemas no fluxo e podem sinalizar uma série de entraves, como operação inadequada de equipamentos, problemas com a validade de produtos ou avarias. Tudo isso pode estar ocultado no processo e mascarado no resultado final.

3. Adoção de tecnologias de automação

Identificar padrões de execução é um passo importante para considerar a adoção de automação. Nesse caso, a rotina é um fator determinante para implementar tecnologias que ampliam (em quantidade e velocidade) a execução de determinados serviços.

4. Corte de custos de operação

Os custos de operação são os mais delicados, por isso, precisam ser muito bem pensados. O corte de pessoal pode elevar custos com valores de demissão. Nesse caso, pensar no modelo home office ou treinar os funcionários para novas tecnologias pode ser mais interessante. Em todo caso, é preciso analisar as circunstâncias para entender a melhor ação.

Encontrar uma forma mais atrativa de aproveitar o ponto comercial também pode ser uma saída. Por outro lado, a escolha de outro local ou de uma estratégia mais voltada para o mundo virtual com os modelos em salas fechadas também deve ser avaliada.

Provavelmente, as salas de atendimento perderão muito em valor diante da redução significativa de visitas às concessionárias. Dessa forma, deve-se pensar no melhor aproveitamento desse espaço para a operacionalidade do negócio.

5. Corte de gastos supérfluos

Quando falamos de gastos supérfluos, nos referimos a valores desnecessários para a sobrevivência do negócio. Nesse sentido, a manutenção de custos mensais com assinaturas de TV a cabo e gastos com telefonia e revistas, por exemplo, podem ser reavaliados e cortados para a otimização de custos.

6. Priorização de investimentos inteligentes

O desafio aqui é entregar mais valor com menos custos. Então, o investimento em uma tecnologia, por exemplo, pode resolver uma ausência de recurso da concessionária e abrir um novo canal estratégico para melhorar o desempenho.

Nesse caso, um possível custo para a recuperação de uma sala física ou para uma publicidade tradicional, por exemplo, pode ser substituído por um investimento mais tecnológico, com melhor potencial e menor gasto.

7. Implementação de marketing digital

O uso de marketing digital se tornou praticamente obrigatório para qualquer negócio e isso não significa necessariamente depender de grandes valores de investimento.

Alguns canais, como WhatsApp e Facebook, são ferramentas de alto potencial e com acesso gratuito. Outras possibilidades, como a implementação de um blog, envolvem certo custo, porém, muito baixo em relação a outras modalidades mais tradicionais de aplicação de marketing.

O valor de um software de gestão

Entre todas as estratégias citadas, há um valor especial para os sistemas de automação, como um software de gestão de concessionária. Com essa ferramenta, é possível mensurar a necessidade exata de número de pessoal, realizar análises de dados e focar a otimização de processos.

Particularmente, o caso de concessionárias exige uma inteligência muito forte por trás de sua gestão para auxiliar o líder com ferramentas de consulta e integração. Veja, agora, alguns dos itens essenciais que uma ferramenta como essa pode harmonizar e otimizar para reduzir custos:

  • controle de estoque;
  • gerenciamento de leads por CRM;
  • controle de serviços da oficina;
  • otimização de vendas;
  • estimulação para pós-vendas;
  • controle de área fiscal;
  • controle de área contábil;
  • controle de transações financeiras.

Outras estratégias de redução dentro dessa tecnologia já consideram a perspectiva de serviços em cloud computing (computação em nuvem) e o baixo custo com a aquisição e a manutenção de servidores.

O desafio é enorme, mas vencedores são feitos para superar obstáculos. Talvez o que falte para você é reorganizar o pensamento e readaptar o negócio para novos voos. É preciso haver resiliência e sabedoria para enfrentar o momento e tomar as atitudes certas.

Neste post, você conferiu, pelo menos, 7 estratégias fundamentais para otimizar a redução de custos em sua concessionária. Coloque os planos em prática e acredite que os resultados voltarão ainda melhores.

Uma das melhores ideias para a redução de custos do seu negócio é a digitalização completa. Aproveite a oportunidade e entenda o valor de um software de gestão para concessionária!

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