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Vendas de carro online

Vendas de carro online

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A queda na busca de veículos foi inevitável, desde o início da pandemia de COVID-19, mas algumas concessionárias conseguiram manter certo ritmo. Isso por conta das vendas de carro online. A implementação dessa medida por parte dos gestores é perfeitamente comum diante das circunstâncias e até afirmamos que ela poderia ter sido feita bem antes, evitando as dificuldades que se apresentaram neste momento.

No entanto, fique tranquilo. Um bom planejamento pode remodelar o seu negócio e permitir maior competitividade. Neste post, você entenderá melhor a importância do mindset digital atualmente. Confira!

Como a crise de COVID-19 afetou as concessionárias?

A pandemia chegou de forma repentina e o tráfego de pessoas nas ruas reduziu praticamente a zero. Nos 30 dias iniciais do isolamento social, gestores viram as suas agências com um esvaziamento praticamente fatal para a sobrevivência do negócio.

Como se não bastasse a preocupação com a saúde, a possibilidade de ruína financeira chegou com força, mas como os clientes ainda poderiam pesquisar sobre marcas, modelos e acessórios? Por meio da internet!

Quedas em vendas

É claro que, de uma forma geral, todas as concessionárias apresentaram quedas nas vendas, até por conta da necessidade de isolamento. No entanto, alguns perfis já adaptados ao universo online e propensos a comprar viram um caminho muito mais facilitado por meio da grande rede.

Prazos de garantia estendidos

Outro fator de auxílio ao cliente foi a possibilidade de extensão de garantia para a realização de revisões. Essa medida visa a tranquilizar o cliente em relação aos prazos, permitindo a manutenção a partir da flexibilização do isolamento.

Atendimento em domicílio

Uma saída viável para manter o relacionamento e a prestação de serviços aos clientes também foi a visita domiciliar, adotando-se as devidas medidas de proteção. Assim, foi possível realizar serviços e sanar pequenos problemas de forma mais pontual.

Como se reinventar nessas circunstâncias?

É importante que o gestor busque ampliar o seu sentido de compreensão do momento e implementar um atendimento ainda mais humanizado, com menos priorização de lucros e maior esforço na manutenção da fidelidade dos clientes.

O aspecto tecnológico acabou se apresentando como uma saída obrigatória para quem precisou manter a competitividade. Isso porque a presença física das pessoas foi alterada quase que drasticamente para a presença digital. Veja, agora, alguns dos principais recursos para essa adaptação.

E-commerce

A criação de um e-commerce não é necessariamente uma tecnologia nova, pois já havia sido implementada por diversas concessionárias. Porém, pelas circunstâncias atuais, torna-se um recurso obrigatório para manter as vendas.

Por meio do e-commerce, o dono do negócio pode oferecer um sistema digital completo com vendas de carro online. Assim, é viável atender ao consumidor desde a pesquisa, passando pela escolha, até a decisão final de compra, de maneira totalmente digitalizada.

Marketing digital

O uso de marketing digital é outra saída inteligente, já que auxilia o gestor em estratégias sólidas de atração na grande rede. É interessante, nesse sentido, que o gestor entenda que o consumidor apresenta outro tipo de comportamento, diverso do antigo.

Já não se busca tanto um modelo de automóvel por meio de visitas a agências. Hoje, o cliente pesquisa sobre itens e funcionalidades e sobre a qualidade das marcas em sites, redes sociais e blogs de concessionárias. É nesse estágio que o gestor precisa apresentar-se de forma agradável e educativa, orientando sobre as melhores formas de compra e sobre a qualidade de seus produtos e serviços.

Software de gestão

A digitalização também deve passar pela administração dos negócios. Essa migração do cliente para o universo digital permitiu um aumento expressivo no volume de dados e informações.

Isso é resultado da chamada transformação digital, que revolucionou a forma de gerir números e resultados e agregou muito mais inteligência ao processo administrativo. Há sistemas de workflow e backoffice, por exemplo, na indústria automotiva que são totalmente personalizados e otimizados para esse ramo, permitindo ao gestor uma transformação mais efetiva nesse nicho de negócios.

CRM

Outra ferramenta que se tornou indispensável nesse cenário é o CRM (Customer Relationship Management), que é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente. Por meio desse recurso, o gestor pode explorar estratégias-chave, como captação e qualificação de leads, pós-vendas e outras. Assim, o cliente tem a chance de um atendimento quase que em tempo integral e o gestor consegue o monitoramento de suas decisões e dos planos de fidelização.

Delivery

O delivery de carros em casa se apresentou como uma das saídas mais comuns. Em alguns casos, até um simples atendimento por WhatsApp pode efetivar um fechamento como esse e permitir vendas. Esse modelo também pode ser o resultado final de um e-commerce, podendo ser explorado para qualquer possibilidade, como venda de veículos, itens e acessórios.

Quais os principais cases de sucesso digitais?

Algumas marcas e concessionárias têm se adaptado com mais facilidade ao momento, até por já terem um sistema digital minimamente implementado para atendimento ao consumidor. Confira, agora, algumas ações inteligentes que foram tomadas nessa circunstância de pandemia de COVID-19.

Caoa Chery

A montadora passou a atender em domicílio na pandemia, levando o modelo de interesse à casa do cliente, com as devidas medidas de higienização. Por meio dessa atitude, a marca conseguiu manter o mínimo relacionamento com o seu público sem desobedecer às regras de isolamento.

Volkswagen

A marca Volkswagen, por já ter certa estrutura digital, destacou-se nesse momento com o resultado das vendas, ainda que tenha sido baixo em relação aos números normais, devido à pandemia.

Chevrolet e BMW

Essas duas marcas inovaram ao estruturar showrooms virtuais no site do Mercado Livre. Foi uma saída inteligente para manter a atração e o desejo por modelos 0 km. O consumidor, impactado pela transformação digital, é atraído por esse tipo de novidade, que tende a despertar maior interesse por eventos como esse, para a visualização de lançamentos e até para o fechamento de compras.

Entendeu a importância da digitalização de sua concessionária? Ainda é possível fazer essa implementação. Uma dose de espírito empreendedor e a quebra de objeções em relação à tecnologia são fundamentais para colocar a sua agência nos trilhos novamente.

Comece a vivenciar o universo digital mais intensamente. Siga a Dealernet nas redes sociais e acompanhe as principais inovações tecnológicas das vendas de carro online. Estamos no YouTube, no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!

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