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Atendimento como diferencial competitivo? Descubra como inovar!

Atendimento como diferencial competitivo? Descubra como inovar!

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Na atualidade, com o propósito de se dar bem e garantir uma boa posição no mercado de serviços, os novos empreendimentos devem estar a todo momento buscando formas e meios de inovar nos seus processos de gestão, produção e desenvolvimento da equipe interna. Isso porque, com os avanços comunicacionais e tecnológicos, a concorrência entre as empresas do mesmo setor, bem como a exigência do público consumidor, tem aumentado cada vez mais.

Por isso, é necessário que os líderes tenham uma cultura de desenvolvimento, buscando estar sempre por dentro das tendências do seu nicho de mercado. A esse respeito, um tema bastante relevante é o relacionamento com o cliente instituído pelo negócio.

Os colaboradores devem enxergar o atendimento como um diferencial competitivo. Isso é possível quando a empresa direciona investimentos voltados a proporcionar uma maior qualidade em seu setor de relacionamento com o público.

Se você quer ficar por dentro dessa temática, confira o artigo que preparamos com os principais meios para inovar na sua concessionária. Continue a leitura!

Invista em múltiplos canais de atendimento

Antes de falarmos propriamente sobre a importância de investir nos múltiplos canais de atendimento, é necessário salientar que, no atual cenário de mercado, os consumidores estão cada vez mais inseridos na inovação e na tecnologia ligada à comunicação.

Por meio de aparelhos remotos, como smartphones e tablets, os usuários passam boa parte do seu tempo conectados à internet, o que torna populares os diversos recursos virtuais de interação social, como WhatsApp, Instagram e Facebook.

Tendo isso em mente, para que uma concessionária possa obter bons resultados em vendas e relacionamento com o público, ela deve diversificar os seus canais de atendimento. No passado, os serviços eram demonstrados aos consumidores de forma bastante limitada, dispondo apenas de poucos recursos de marketing e de comunicação.

Por outro lado, hoje, há um mercado mais amplo e diversificado, cabendo aos gestores a adaptação à sua realidade de negócio. O investimento em vários canais contribui para que você eleve a eficiência dos programas de captação de novos consumidores.

Quando uma concessionária, por exemplo, garante a sua presença nas redes sociais, ela diminui a distância entre o cliente e a sua loja. Além do mais, ela é capaz de compreender de perto quais são as necessidades e os objetivos principais do seu público. Isso permite desenvolver campanhas mais condizentes com a realidade do cliente, aumentando, assim, o seu sucesso e a satisfação dos consumidores.

Aposte em chatbots

Outra tecnologia que tem ganhado a confiança e o respeito dos empreendedores é o chatbot. Esse recurso basicamente é um software que cumpre a função de manter um diálogo com uma pessoa física por meio de canais de comunicação, como aplicativos de mensagens, sites e outros meios digitais. Ou seja, temos chatbots que podem ser inseridos:

  • no WhatsApp;
  • no Facebook Messenger;
  • no Telegram;
  • em sites em geral;
  • em serviços de call center;
  • no e-commerce.

Entre as razões que justificam o sucesso dessa ferramenta, está a sua capacidade de disponibilizar um suporte imediato e de boa qualidade aos clientes a qualquer momento do dia, o que torna o atendimento mais ágil e satisfatório. Além do mais, ela reduz quase que completamente a necessidade de manter grandes equipes de colaboradores direcionadas a esse fim.

Com isso, o time pode voltar os seus esforços para atender a tarefas e atividades que exigem planejamento e estratégia. Em síntese, os chatbots foram criados para possibilitar que o seu negócio tenha um atendimento escalonável e, ao mesmo tempo, entregue um serviço de qualidade e com eficiência ao cliente.

Fique atento aos indicadores de desempenho

Não basta apenas investir em novos recursos tecnológicos e programas de atendimento ao cliente para alcançar o sucesso. É fundamental também analisar se as propostas e ações executadas estão cumprindo o objetivo estipulado.

Isso só é possível por meio da avaliação dos principais indicadores de desempenho do seu setor de atendimento. Eles demonstram os resultados de satisfação ou de rejeição de um determinado plano.

Com essa informação, os gestores podem elaborar novas intervenções de modo a modelar o serviço mediante o que o cliente deseja. Para conhecer esses dados, é viável estudar indicadores, como:

  • registro total de reclamações;
  • valor do ticket médio;
  • Retorno sobre o Investimento (ROI).

Invista em softwares de automação

Não podemos deixar de falar sobre os softwares de automação criados para atender a determinadas demandas do setor de suporte. Essas ferramentas cumprem a finalidade de facilitar o trabalho da equipe de atendimento de modo a fornecer várias funções que otimizam as tarefas de tratamento e de manutenção de clientes.

No mercado, já existem diversos sistemas de gestão capazes de garantir ao empreendimento uma maior produtividade e um melhor desempenho nas tarefas executadas.

Vale citar também a possibilidade de oferecer um serviço personalizado ao consumidor. Isso porque a tecnologia é capaz de cruzar dados e de armazenar informações relevantes sobre um lead de maneira a montar um perfil específico de cliente. Por meio dele, fica mais fácil direcionar planos e estratégias para atender às expectativas e às necessidades do consumidor.

A automação dos dados também permite elaborar um serviço personalizado, o que proporciona uma maior satisfação ao público. Outro ponto positivo dessa tecnologia é a eliminação de erros no processo de tratamento e de gestão dos dados de clientes. Por ser um recurso automatizado, são eliminados os erros humanos no processo e há uma contribuição para que o atendimento seja de qualidade, ágil e efetivo.

Treine a equipe de atendimento

Aqui está um ponto fundamental para estabelecer o crescimento do negócio: o treinamento da equipe de colaboradores. Isso porque, juntamente ao investimento em novas ferramentas tecnológicas para modernizar a empresa, é necessário assegurar que o seu time tenha qualificação para utilizar os recursos disponíveis na concessionária para gerar resultados.

Dessa forma, procure saber quais as principais tendências de mercado e viabilize o treinamento específico para que o seu time caminhe paralelo ao desenvolvimento tecnológico do negócio.

Portanto, essas foram as principais informações sobre como apostar no atendimento como um diferencial competitivo e garantir vantagens no mercado de venda de veículos. Percebe-se que, ao investir em recursos nesse setor, as chances de sucesso crescem de forma exponencial.

Gostou do artigo? Então, entre em contato, venha conhecer um pouco mais sobre as soluções de comunicação com o cliente fornecidas pela Dealernet e fique por dentro das nossas novidades!

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