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Software para concessionária de veículos: como escolher o melhor?

Software para concessionária de veículos: como escolher o melhor?

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Está procurando um software para concessionária? Então, não deixe de ler este artigo, pois nele contém dicas valiosas para você acertar na escolha do software.

Escolher um bom software para concessionária de veículos promove diversas vantagens, como a aceleração da transformação digital, a melhoria da performance nos negócios e o crescimento no número de vendas. Por esse motivo, é importante investir no assunto.

Resumidamente, esse tipo de software é capaz de promover a integração entre setores e melhorar a aplicação dos recursos disponíveis. Assim, empresa, funcionários e clientes são beneficiados.

Nos aprofundaremos no tema durante este texto. Explicaremos o que considerar ao escolher um software para concessionária de veículos. Portanto, continue atentamente a leitura!

Quais as vantagens de usar um software na concessionária?

Assim como qualquer outro empreendimento, uma concessionária precisa dispor de diferenciais competitivos para atrair e fidelizar os seus clientes. Nesse sentido, a utilização de uma ferramenta capaz de unificar os processos é essencial para alcançar esse objetivo.

Isso porque a captação de produtos e insumos comercializados, o gerenciamento dos veículos, a gestão de estoque de peças e oficinas, a administração do setor financeiro, Recursos Humanos e de relacionamento com o cliente se tornam menos burocráticos e mais eficientes.

No entanto, você deve estar pensando que a utilização de um sistema que emite notas e executa algumas funções já é suficiente, certo? Errado. Como mencionamos, para que você eleve a qualidade da prestação de serviços e disponha de diferenciais únicos é preciso investir em um software que atenda as expectativas.

Por que estamos batendo nessa tecla? Porque a escolha correta dos sistemas de gestão é um dos principais responsáveis por elevar a qualidade dos seus processos. Por esse motivo, aconselhamos a utilização do workflow management que nada mais é que uma técnica de Business Process Management (BPM). A adoção desse método tem como objetivo aprimorar constantemente a forma como os procedimentos são realizados na empresa.

Nesse caso, o sistema opera em parceria com os profissionais de modo que consigam entregar resultados melhores, por meio das análises feitas em tempo real. Logo, os benefícios dessa junção podem ser vistos a curto, médio e longo prazo. Para você ter uma ideia da importância de investir em um sistema de software, reunimos as principais vantagens que um bom sistema oferece. Veja só!

Aumenta a eficiência e eficácia

Embora grandes impérios tenham sido construídos sem a ajuda da tecnologia, sabemos que esse recurso, hoje, faz toda a diferença no desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Quando você investe em ferramentas tecnológicas, é possível visualizar de forma rápida o aumento da eficiência e eficácia dos processos internos.

Isso porque dispensa serviços manuais que demandam tempo, elimina retrabalhos e torna a equipe mais produtiva. Por esse motivo, os resultados são vistos de forma imediata, uma vez que os planejamentos, estratégias e tomadas de decisões serão definidos com base em análises precisas.

Eleva a margem de lucros

Para uma empresa continuar competitiva no mercado, é preciso garantir que sua margem de lucros se mantenha em constante crescimento. Nesse caso, há poucas oportunidades para decisões erradas que comprometam os ganhos da empresa. Portanto, a utilização de ferramentas e recursos que tornam as ações mais seguras é fundamental para evitar prejuízos e economizar recursos.

Melhora o planejamento

Por meio da utilização de ferramentas de workflow é possível visualizar todo o fluxo de trabalho na empresa de maneira que os analistas consigam:

  • melhorar a distribuição dos processos;
  • identificar erros que sem uma análise minuciosa passam despercebidos;
  • visualizar quais tarefas e obrigações não estão sendo cumpridas.

Ter esse controle permite que a equipe tenha em mãos relatórios rápidos e seguros que devem servir de guia para a construção dos planejamentos e, consequentemente, para as tomadas de decisões.

Oferece maior controle do fluxo de informações

A partir do momento que você passa a fazer uso de um sistema de gestão, todas as informações são disponibilizadas em uma única plataforma. Isso significa que sua equipe tem mais controle sobre o fluxo de dados. Isso porque é possível identificar quem, onde e quando as informações foram acessadas.

Essa possibilidade, tem como vantagem a construção de uma cultura corporativa transparente que deixa claro as ações de cada membro da equipe, bem como suas responsabilidades.

Otimiza os processos

A otimização dos processos nada mais é que o mapeamento das atividades da concessionária. Seu objetivo é identificar erros que estão sendo cometidos e gargalos que têm atrapalhado o desenvolvimento da empresa. Sendo assim, com a implantação de um software, os processos são otimizados e os resultados são potencializados.

Isso porque é possível eliminar desperdícios e direcionar melhor os recursos. Como consequência dessa ação, a qualidade dos serviços prestados aos clientes aumenta, bem como o número de fidelizações e a lucratividade.

Auxilia na tomada de decisão

Quando você opta por um sistema como o Dealernet Workflow, fica mais fácil tomar decisões importantes na empresa. Isso porque, por meio dos dados gerados pelo software, os líderes podem utilizá-los como base para as tomadas de decisões.

Vale ressaltar que apesar do esforço para garantir que todas as ações tenham consequências positivas, sabemos que nem sempre é possível alcançar as expectativas. Isso significa que durante a gestão erros serão cometidos e decisões que geram impacto negativo ou baixo desempenho serão tomadas.

No entanto, a diferença entre uma empresa que dispõe de um software para uma que não utiliza é que os danos podem ser reversíveis, uma vez que o sistema consegue identificar com agilidade a causa do erro e faz uso dessas informações para potencializar novas práticas e ações.

Afinal, o aprimoramento das decisões ocorre por meio da análise do histórico de ações da empresa. Esse processo visa garantir que os gestores consigam ter uma visão ampla e real da situação atual da concessionária. Nesse caso, as decisões tomadas passam a ter mais chances de solucionarem o problema, pois são tomadas baseadas nas condições em que o problema foi gerado.

Além das vantagens já mencionadas, podemos citar também:

  • melhora o relacionamento e o fluxo de comunicação;
  • reduz riscos;
  • elimina custos desnecessários;
  • potencializa as vendas;
  • facilita o atendimento;
  • torna os processos mais definidos;
  • aproxima os clientes;
  • gera diferenciais competitivos.

Como acertar na escolha do software para a concessionária?

Após visualizar as vantagens de investir em um software, temos certeza de que você já não têm mais dúvidas de que essa ferramenta faz toda a diferença no sucesso de um negócio. No entanto, diante de tantas opções disponíveis no mercado, entendemos que a busca por um software de qualidade pode se tornar um verdadeiro desafio.

Então, para ajudar você nesse processo, reunimos algumas dicas para você seguir e acertar na escolha do sistema. Confira!

Escolha uma solução específica

Em primeiro lugar, é interessante que você fique atento à especificidade da solução. Hoje, existem muitos softwares gerenciais e boa parte deles não foi desenvolvida pensando em atender a concessionárias. São softwares genéricos.

Portanto, comece avaliando quais soluções são específicas para concessionárias. Isso é importante por dois motivos:

  1. softwares especializados contam com soluções profundas para seu modelo de negócio;
  2. e seu fornecedor entende melhor sua "dor".

Felizmente, é muito fácil notar se um software é (ou não) especializado. Visite sua página web e avalie para qual público ele se direciona. Se seu público-alvo não for bem delimitado, o mais provável é que seja um software genérico. Não é, então, uma boa escolha.

Pesquise sobre a cobertura do software

Se você encontrou um software especializado, muito bom. É um passo importante. Outra coisa é avaliar a cobertura da solução, isto é, quais dos seus processos e departamentos ela pode cobrir e ajudar a melhorar. Quanto maior a cobertura, melhor.

Nesse caso, o ideal é conhecer mais das funcionalidades do software. Avalie quais módulos estão disponíveis (por exemplo, financeiro, comercial e contábil) e como eles podem melhorar o fluxo de trabalho da sua concessionária. Ou seja, é preciso estudar a ferramenta.

Outra opção é listar os principais processos da sua concessionária e, depois, avaliar se o software cobre todos eles. Se sim, é um ótimo sinal. Se não, pode ser um desperdício obter a solução. Então, busque encontrar um software que cubra demandas latentes.

Não se concentre apenas no custo

Ao selecionar um software para concessionária de veículos, um erro muito grave é pensar somente no custo inicial. Isto é, enquanto você vai precisar pagar pela solução. Por vezes, o barato sai caro e pode gerar uma série de prejuízos ao seu empreendimento.

Por exemplo, se você compra um software com baixos padrões de segurança, pode ser que tenha problemas ligados a ciberataques ou que seus dados cadastrais sejam perdidos, entre muitas outras coisas. Por isso, também é necessário olhar para a qualidade da solução.

Nesse caso, o ideal é fazer uma análise da relação custo-benefício. Questione-se: "Dado o custo dessa ferramenta, quais são seus maiores benefícios? Será que vale a pena pagar um pouco a mais por outra solução?". Assim, sua decisão será mais bem pensada.

Preocupe-se bastante com a segurança

Um ponto muito importante (e algumas vezes negligenciado) é a segurança da informação. No software, são cadastrados dados sigilosos da empresa, dos empregados e até dos clientes finais. Se esses dados são roubados ou perdidos, os problemas são graves.

Portanto, pesquise bastante sobre os módulos de segurança do software. Avalie se eles são desenvolvidos o suficiente para gerar segurança à sua concessionária ou se isso pode gerar "dor de cabeça" lá no futuro. O ideal, claro, é ter um sistema bastante seguro.

Outro ponto importante é avaliar com que frequência o software é atualizado e qual a postura do seu fornecedor em relação à segurança. Alguns fornecedores tentam oferecer o que há de melhor em termos de segurança, atuando ativamente para evitar problemas.

Obtenha o feedback de quem já usa a ferramenta

Algo muito importante é o feedback. Na medida do possível, pare alguns minutos para conversar com quem já utiliza o software e avalie sua opinião sobre a solução. Por exemplo, se é algo que gera satisfação ou se está deixando a desejar.

Esse feedback é importante por três principais razões:

  1. porque vem de outros clientes, especificamente concessionárias;
  2. porque eles costumam ser honestos;
  3. porque revelam tanto pontos positivos quanto negativos do software.

Nesse caso, se você conhece alguém que utiliza o software, aproveite para agendar uma conversa. Se não, uma opção é pedir para o próprio fornecedor. Uma alternativa é avaliar os casos de sucesso disponibilizados pela própria empresa.

Solicite uma demonstração ao fornecedor

Uma dica simples e bastante funcional é a demonstração. Peça para que o fornecedor fale mais do software e mostre como ele pode ser aplicado dentro da sua empresa. Dessa forma, você sentirá mais segurança ao escolher e terá um contato efetivo com a ferramenta.

Em geral, demonstrações não são pagas e não custam muito tempo. É um período em que sua concessionária pode avaliar a ferramenta sem compromisso e, apenas depois, decidir sobre sua aquisição ou não.

Além de tudo, a demonstração é uma ótima estratégia para ter mais contato com o fornecedor, avaliar sua disponibilidade em atender sua empresa e apresentar a ferramenta. Se o fornecedor não é prestativo nem mesmo no período de demonstração, é um mau sinal.

Tire alguns minutos para conversar com o fornecedor

Por fim, tire alguns minutos para conversar com o fornecedor. Pergunte mais sobre a empresa, sobre os protocolos de atendimento, sobre processos de recuperação de dados e sobre os diferenciais do software oferecido. É o momento certo para tirar todas as suas dúvidas.

Ao longo da conversa, aproveite para avaliar se existe uma boa sinergia entre negócio e o fornecedor. Em outros termos, se vocês compartilham dos mesmos valores e da mesma prioridade. Se sim, é um ótimo sinal. A relação pode ser duradoura e benéfica para ambas as partes.

Veja, agora, você está por dentro do assunto e entende como escolher o software para concessionária de veículos. Felizmente, nós, da Dealernet, estamos há mais de 30 anos no mercado, oferecemos soluções específicas para concessionárias e tecnologias de ponta. Além disso, contamos com clientes realmente satisfeitos com nossas soluções.

E então, gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudar a otimizar sua concessionária. Vamos lá!

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