O relacionamento com o cliente está mais digitalizado do que nunca. O atendimento via WhatsApp é uma viabilidade real nesse momento e os gestores que utilizam esse recurso estão à frente no mercado.
Gratuidade, simplicidade e eficácia. São alguns dos principais atributos dessa excelente ferramenta que democratiza o acesso tanto a empreendedores como clientes.
Neste post, você verá as principais vantagens dessa implementação, a forma correta de uso e os principais erros ao se relacionar com seu cliente por esse canal. Acompanhe!
Quais as vantagens do atendimento via WhatsApp?
Em tempos de intensa transformação digital, uma das coisas mais importantes é a priorização da gestão de relacionamento com o cliente. Cada vez mais as pessoas buscam canais digitais para interagir, pois são formas mais baratas, simples e democráticas de comunicação.
A popularidade de algumas redes como Facebook e WhatsApp é tão importante para os gestores que permite a implementação de formas comunicativas simples, eficazes e de alto alcance. Veja agora algumas das principais vantagens.
Alcance em massa
Em fevereiro de 2020, o aplicativo anunciou o impressionante número de 2 bilhões de usuários espalhados pelo mundo. Texto, voz ou vídeo com criptografia de ponta a ponta num serviço gratuito.
É claro que ferramentas gratuitas naturalmente trazem certas limitações, porém, há de se considerar a aceitação das pessoas e a facilidade de uso dessas ferramentas, o que amplia consideravelmente o potencial de alcance da marca.
Funcionalidades corporativas
Usufrua de funcionalidades especiais para empresas como respostas rápidas, uso do recurso especial de etiquetas para organizar contatos e filtro de conversas para melhor classificação das mensagens. Essas e outras possibilidades você pode obter ao instalar a versão WhatsApp Business.
Agilidade
Uma das principais vantagens do aplicativo é o atendimento em tempo real. Em tempos de forte transformação digital, a velocidade é um diferencial competitivo. Além disso, a possibilidade de relacionamento direto motiva o cliente a comprar com a marca.
Interação com multimídia
Comunique-se facilmente por diferentes formatos de mensagem como texto, voz, vídeo, imagem, infográficos e outros. Essa funcionalidade é muito interessante para compartilhar vídeos de campanhas, documentos importantes, links de compra e muito mais.
Como usar o WhatsApp corretamente para o atendimento comercial?
O WhatsApp é bem intimista e dá a impressão de que você está estabelecendo um contato muito pessoal com o cliente. Nesse caso, algumas práticas são praticamente obrigatórias para imprimir um tom mais corporativo de atendimento. Veja agora algumas das principais.
Instale o WhatsApp Business
Se você ainda não sabia, há duas versões de instalação do aplicativo: a convencional, mais comum, amplamente conhecida e utilizada pela maioria dos clientes, e a versão para negócios chamada WhatsApp Business.
Ao optar por essa versão comercial, que também é gratuita, você terá uma série de funcionalidades extras, que auxiliarão a passar uma imagem mais corporativa e melhorarão a experiência de relacionamento com o cliente. Entre os principais recursos destacamos:
- informações de contato, site e localização da empresa;
- tags de categorização de clientes;
- respostas automáticas;
- monitoramento de resultados; outros.
Explore o perfil corporativo
No caso específico de uma concessionária, é possível usar fotos e vídeos de modelos de automóveis promovendo o produto e ampliando a publicidade do negócio.
Deixe informações como horário de atendimento, link direto para o site e outras opções de forma acessível e descomplicada para os usuários. Use o catálogo para promover com detalhes, links e outras informações.
Configure respostas automáticas
É normal que os clientes — por apresentarem perfis muito parecidos — façam sempre as mesmas perguntas. Nesse ponto, a ferramenta auxilia a criar respostas automáticas e agilizar o atendimento aos usuários.
Integre com as plataformas digitais
Mais interessante ainda, a possibilidade de integração com ferramentas de gestão e a ampliação da infraestrutura de atendimento ao cliente. Faça isso para avaliar números e índices de evolução por meio do seu sistema de CRM.
Preserve o histórico de mensagens
Entender o real nível de relacionamento e a propensão para a compra é um dos requisitos fundamentais para qualquer gestor que precise se relacionar com mais precisão com o seu cliente.
Nesse sentido, é importante que você mantenha os históricos de mensagens para que o atendimento seguinte sempre busque o próximo nível na jornada de compra.
Humanize as conversas
Sabemos que os chatbots são excelentes ferramentas empresarias e devem ser implementadas sim, mas, na medida do possível, procure humanizar as conversas com uso de emojis, gifs animados, tom casual e autenticidade na conversa.
Quais os erros de uso de WhatsApp para vendas?
Por fim, ressaltamos alguns dos erros comuns que podem prejudicar a sua estratégia de atendimento via WhatsApp. Veja agora os principais e elimine imediatamente.
Não use um número pessoal
Apesar de os clientes gostarem de um atendimento mais humanizado e intimista, é importante que você tenha o mínimo de formalidade para impor uma imagem corporativa. Além disso, a mistura desse contato pode até atrapalhar a contabilização correta de atendimentos.
Evite o envio de mensagens fora do horário comercial
Ser atendido em um horário não comercial é uma vantagem, por outro lado, ser incomodado é extremamente prejudicial para o seu lead. Então, use preferencialmente o horário definido para enviar mensagens ao seu público, mas se ele entrar em contato em um final de semana, por exemplo, busque atendê-lo da melhor forma possível.
Não dispare mensagens
O excesso é uma das coisas mais incômodas para os clientes. Busque um equilíbrio entre o número de envios e os desejos de clientes. Nunca faça spam e conte sempre com a permissão dos usuários para interagir.
Não demore para responder
Procure imprimir o máximo de velocidade em suas respostas. Principalmente no primeiro contato, há uma intenção muito forte por parte do consumidor de se relacionar com a marca e a primeira impressão é fundamental. Seja rápido e gentil, pois a demora pode até gerar a perda da oportunidade.
Bem, se um dos seus objetivos é aumentar as vendas, saiba que o WhatsApp é um excelente canal para se relacionar com o seu cliente e converter vendas. Neste post, você pôde conferir ótimas funcionalidades dessa ferramenta, o que fazer e o que não fazer para a melhor implementação.
O atendimento via WhatsApp, na verdade, é apenas mais um aprimoramento de implantação de um sistema totalmente digitalizado conforme a nova Jornada do Consumidor!