Logo Dealernet

Atendimento via WhatsApp: como fazer na concessionária de veículos

Atendimento via WhatsApp: como fazer na concessionária de veículos

Compartilhe:

O relacionamento com o cliente está mais digitalizado do que nunca. O atendimento via WhatsApp é uma viabilidade real nesse momento e os gestores que utilizam esse recurso estão à frente no mercado.

Gratuidade, simplicidade e eficácia. São alguns dos principais atributos dessa excelente ferramenta que democratiza o acesso tanto a empreendedores como clientes.

Neste post, você verá as principais vantagens dessa implementação, a forma correta de uso e os principais erros ao se relacionar com seu cliente por esse canal. Acompanhe!

Quais as vantagens do atendimento via WhatsApp?

Em tempos de intensa transformação digital, uma das coisas mais importantes é a priorização da gestão de relacionamento com o cliente. Cada vez mais as pessoas buscam canais digitais para interagir, pois são formas mais baratas, simples e democráticas de comunicação.

A popularidade de algumas redes como Facebook e WhatsApp é tão importante para os gestores que permite a implementação de formas comunicativas simples, eficazes e de alto alcance. Veja agora algumas das principais vantagens.

Alcance em massa

Em fevereiro de 2020, o aplicativo anunciou o impressionante número de 2 bilhões de usuários espalhados pelo mundo. Texto, voz ou vídeo com criptografia de ponta a ponta num serviço gratuito.

É claro que ferramentas gratuitas naturalmente trazem certas limitações, porém, há de se considerar a aceitação das pessoas e a facilidade de uso dessas ferramentas, o que amplia consideravelmente o potencial de alcance da marca.

Funcionalidades corporativas

Usufrua de funcionalidades especiais para empresas como respostas rápidas, uso do recurso especial de etiquetas para organizar contatos e filtro de conversas para melhor classificação das mensagens. Essas e outras possibilidades você pode obter ao instalar a versão WhatsApp Business.

Agilidade

Uma das principais vantagens do aplicativo é o atendimento em tempo real. Em tempos de forte transformação digital, a velocidade é um diferencial competitivo. Além disso, a possibilidade de relacionamento direto motiva o cliente a comprar com a marca.

Interação com multimídia

Comunique-se facilmente por diferentes formatos de mensagem como texto, voz, vídeo, imagem, infográficos e outros. Essa funcionalidade é muito interessante para compartilhar vídeos de campanhas, documentos importantes, links de compra e muito mais.

Como usar o WhatsApp corretamente para o atendimento comercial?

O WhatsApp é bem intimista e dá a impressão de que você está estabelecendo um contato muito pessoal com o cliente. Nesse caso, algumas práticas são praticamente obrigatórias para imprimir um tom mais corporativo de atendimento. Veja agora algumas das principais.

Instale o WhatsApp Business

Se você ainda não sabia, há duas versões de instalação do aplicativo: a convencional, mais comum, amplamente conhecida e utilizada pela maioria dos clientes, e a versão para negócios chamada WhatsApp Business.

Ao optar por essa versão comercial, que também é gratuita, você terá uma série de funcionalidades extras, que auxiliarão a passar uma imagem mais corporativa e melhorarão a experiência de relacionamento com o cliente. Entre os principais recursos destacamos:

  • informações de contato, site e localização da empresa;
  • tags de categorização de clientes;
  • respostas automáticas;
  • monitoramento de resultados; outros.

Explore o perfil corporativo

No caso específico de uma concessionária, é possível usar fotos e vídeos de modelos de automóveis promovendo o produto e ampliando a publicidade do negócio.

Deixe informações como horário de atendimento, link direto para o site e outras opções de forma acessível e descomplicada para os usuários. Use o catálogo para promover com detalhes, links e outras informações.

Configure respostas automáticas

É normal que os clientes — por apresentarem perfis muito parecidos — façam sempre as mesmas perguntas. Nesse ponto, a ferramenta auxilia a criar respostas automáticas e agilizar o atendimento aos usuários.

Integre com as plataformas digitais

Mais interessante ainda, a possibilidade de integração com ferramentas de gestão e a ampliação da infraestrutura de atendimento ao cliente. Faça isso para avaliar números e índices de evolução por meio do seu sistema de CRM.

Preserve o histórico de mensagens

Entender o real nível de relacionamento e a propensão para a compra é um dos requisitos fundamentais para qualquer gestor que precise se relacionar com mais precisão com o seu cliente.

Nesse sentido, é importante que você mantenha os históricos de mensagens para que o atendimento seguinte sempre busque o próximo nível na jornada de compra.

Humanize as conversas

Sabemos que os chatbots são excelentes ferramentas empresarias e devem ser implementadas sim, mas, na medida do possível, procure humanizar as conversas com uso de emojis, gifs animados, tom casual e autenticidade na conversa.

Quais os erros de uso de WhatsApp para vendas?

Por fim, ressaltamos alguns dos erros comuns que podem prejudicar a sua estratégia de atendimento via WhatsApp. Veja agora os principais e elimine imediatamente.

Não use um número pessoal

Apesar de os clientes gostarem de um atendimento mais humanizado e intimista, é importante que você tenha o mínimo de formalidade para impor uma imagem corporativa. Além disso, a mistura desse contato pode até atrapalhar a contabilização correta de atendimentos.

Evite o envio de mensagens fora do horário comercial

Ser atendido em um horário não comercial é uma vantagem, por outro lado, ser incomodado é extremamente prejudicial para o seu lead. Então, use preferencialmente o horário definido para enviar mensagens ao seu público, mas se ele entrar em contato em um final de semana, por exemplo, busque atendê-lo da melhor forma possível.

Não dispare mensagens

O excesso é uma das coisas mais incômodas para os clientes. Busque um equilíbrio entre o número de envios e os desejos de clientes. Nunca faça spam e conte sempre com a permissão dos usuários para interagir.

Não demore para responder

Procure imprimir o máximo de velocidade em suas respostas. Principalmente no primeiro contato, há uma intenção muito forte por parte do consumidor de se relacionar com a marca e a primeira impressão é fundamental. Seja rápido e gentil, pois a demora pode até gerar a perda da oportunidade.

Bem, se um dos seus objetivos é aumentar as vendas, saiba que o WhatsApp é um excelente canal para se relacionar com o seu cliente e converter vendas. Neste post, você pôde conferir ótimas funcionalidades dessa ferramenta, o que fazer e o que não fazer para a melhor implementação.

O atendimento via WhatsApp, na verdade, é apenas mais um aprimoramento de implantação de um sistema totalmente digitalizado conforme a nova Jornada do Consumidor!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram