Logo Dealernet

Design estratégico: 6 vantagens para a concessionária

Design estratégico: 6 vantagens para a concessionária

Compartilhe:

Na atualidade, é cada vez mais perceptível o aumento da competitividade entre as empresas dos diversos segmentos no mercado. Dessa forma, para alcançar sucesso em vendas, bem como uma boa posição frente à concorrência, os gestores devem buscar constantemente a evolução e desenvolvimento da sua empresa.

De maneira prática, é possível garantir essa melhora contínua das atividades de uma concessionária por meio da implementação tecnológica no campo produtivo, além do aperfeiçoamento das habilidades de gestão. A esse respeito, podemos citar o design estratégico como uma boa ferramenta para transformar o modo de planejamento e execução de suas atividades.

Mesmo tendo esse papel importante, muitos líderes ainda não conhecem muito bem esse tema. Sendo assim, preparamos este artigo dispondo das 6 vantagens do design estratégico para a concessionária. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é design estratégico?

A princípio, é fundamental compreendermos sobre o conceito de design estratégico dentro do universo de concessionárias. Esse termo basicamente se refere ao trabalho de criação de um projeto, plano, produto ou serviço direcionado a garantir a melhor experiência para o consumidor, de modo a buscar sempre oferecer a melhor solução para o cliente. Dessa forma, podemos tratar o design estratégico como um plano de inovação.

Isso porque ele representa um projeto único para no fim atender com eficácia a necessidade do usuário. Se falamos de design de site, por exemplo, serão utilizadas imagens, layouts, tipografia e vários outros recursos visuais que mais têm a ver com a sua estratégia, certo? No caso do ambiente de concessionárias, essa situação funciona da mesma forma, mas com algumas particularidades relacionadas aos assuntos empresariais.

Os gestores que querem desenvolver esse tema na sua empresa devem realizar um estudo minucioso buscando compreender os objetivos da empresa e, principalmente, do seu público consumidor. Ao seguir essa técnica, você terá maiores chances de obter sucesso no mercado e ficar à frente da concorrência devido a melhor experiência do consumidor.

Quais as vantagens do investimento em design estratégico?

A essa altura, você já deve ter uma noção de como o design estratégico tem importância para um negócio. Saiba que essa técnica tem potencial de trazer inúmeros benefícios para a sua empresa. Sendo assim, para reforçar os seus conhecimentos sobre o assunto, confira agora as 6 vantagens principais alcançadas pelo design estratégico para a sua concessionária!

1. Colaboração entre diferentes equipes na concessionária

Um dos principais problemas no plano organizacional de uma empresa é a falta de comunicação e interatividade entre os diversos setores. Isso acaba gerando uma ineficiência na entrega do serviço final, já que fatores como tempo de trabalho e qualidade do produto são bastante comprometidos.

Existem, por exemplo, concessionárias que operam com seus setores de vendas e marketing isoladamente. O resultado disso é o baixo potencial de sucesso para o incremento de uma nova solução.

Por outro lado, no design estratégico todos os departamentos da empresa se unem para aperfeiçoar cada detalhe de um projeto, a fim de entregar o melhor resultado para o consumidor final e é isso que dá a essa metodologia uma maior relevância frente às demais opções de gestão.

2. Estímulo à inovação

Outro ponto que não podemos deixar de citar está relacionado a um maior estímulo à inovação. A esse respeito, um dos principais objetivos dessa estratégia é garantir a inovação e aperfeiçoamento de um serviço tendo como base as necessidades do público consumidor. Isso é alcançado por meio do estímulo ao investimento de novas tecnologias para o ambiente de trabalho.

Isso porque a intenção principal é oferecer uma experiência diferenciada. Para isso, a estratégia de design visa acompanhar as novas tendências do mercado consumidor, bem como o perfil dos clientes do seu segmento. Vale lembrar que assim como o consumidor evolui sua autonomia e poder de compra, você também deve buscar inovar os seus serviços e oferecer soluções mais condizentes com a fase de vida dos seus leads.

3. Impactos positivos na cultura da empresa

Ao implementar o design estratégico, você estará mostrando aos colaboradores que a intenção principal do negócio é aperfeiçoar os trabalhos internos a fim de oferecer a melhor experiência para o consumidor. Isso permite criar uma cultura de desenvolvimento positiva para a empresa.

A estruturação de uma metodologia desse nível estimula um maior engajamento da equipe, visto que os funcionários estão vendo na prática que a sua marca prioriza a qualidade dos trabalhos e da performance do seu time.

4. Gestão otimizada

O design estratégico também contribui para a gestão otimizada da sua empresa. De forma geral, toda a administração da concessionária é aperfeiçoada ao utilizar essa ferramenta. Isso porque o plano de ação é direcionado aos requisitos que realmente farão sentido para melhorar o serviço e garantir a satisfação do consumidor.

Com essa medida, a empresa elimina “excessos” e atividades que normalmente não trariam resultados positivos. Na prática isso permite otimizar por completo o seu modo de gestão.

5. Busca por um diferencial competitivo

Por mais que o design estratégico já seja uma metodologia bastante conhecida e utilizada, ainda há muitas empresas que não têm conhecimento sobre ela ou negligenciam sua importância. Tendo como base esse fato, ao implementá-la em seu negócio você certamente se destacará entre várias empresas relacionadas ao seu segmento, já que suas soluções terão maior qualidade e adequação ao que o cliente procura.

6. Diminuição de custos

Por fim, não podemos deixar de citar a diminuição de custos como uma das vantagens proporcionadas pelo design estratégico. Um exemplo disso, é que sua implementação contribui para minimizar gastos com planos e ações que não interferem na performance e qualidade de serviço da empresa. Além do mais, ao instituir essa política de aperfeiçoamento constante você é capaz de eliminar erros dos processos e garantir a eliminação de despesas.

Portanto, essas foram as principais vantagens do design estratégico para concessionárias. Vale ressaltar que a implementação demanda toda uma mudança de processos dentro da concessionária.. Para que isso seja feito da melhor maneira, o auxílio de uma empresa especializada no assunto pode ser uma boa alternativa.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos e familiares possam ficar por dentro desse tema!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter:

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram