Logo Dealernet

5 dicas para elaborar o planejamento financeiro da sua empresa em 2021

5 dicas para elaborar o planejamento financeiro da sua empresa em 2021

Compartilhe:

O ano de 2020 acabou, mas os efeitos da pandemia causada pelo coronavírus ainda permanecem em 2021. Diante de tamanha incerteza, a criação de um planejamento financeiro da empresa se tornou ainda mais necessário. Afinal, manter a organização e o controle dos gastos é essencial para evitar problemas oriundos de um déficit financeiro.

Além disso, quando se tem um planejamento bem-estruturado é possível se preparar para situações como essa que estamos vivendo atualmente. Sem contar que permite que a empresa estabeleça metas e objetivos para curto, médio e longo prazo de acordo com a realidade financeira do negócio. Por meio dessa organização, fica mais fácil administrar os investimentos de cada período garantindo um equilíbrio na gestão de gastos e despesas.

Ou seja, independentemente da situação econômica do país, uma empresa que preza por um bom planejamento financeiro consegue crescer e se consolidar no mercado em que atua de maneira estruturada e planejada.

Tendo em vista a importância desse assunto, preparamos este artigo com 5 dicas valiosas para você desenvolver um planejamento financeiro eficiente para a sua concessionária. Acompanhe a leitura!

1. Projete as receitas e despesas

O primeiro passo para elaborar um planejamento financeiro empresarial consiste em analisar as últimas movimentações de entrada e saída da sua concessionária para projetar as receitas e despesas que você espera ter nos próximos dias ou semanas.

Normalmente, quando se analisa o histórico de movimentações da empresa é possível observar que existe um padrão nas despesas e receitas que são obtidas. Logo, essas informações podem ser usadas para criar um planejamento ainda mais preciso, pois você consegue visualizar quais serão as próximas despesas e estimar um valor real para as receitas.

Fazer esse controle garante um planejamento mais realista de modo que você consiga se preparar para o futuro sem medo de ficar sem recursos e precisar recorrer a outras alternativas como os empréstimos.

Essa medida pode até parecer viável em alguns casos, mas é preciso ter em mente que os juros podem ser altos e, dependendo da situação, esse fator pode ser o suficiente para colocar em risco a saúde financeira do seu negócio. Então, o melhor é manter o controle dos seus gastos e deixar para recorrer aos empréstimos somente em últimos casos, ok?

Além disso, devemos pontuar que no momento de definir o planejamento é muito importante separar uma parte do orçamento para gastos emergenciais ou situações que não estavam previstas. Esse preparo permite que sua empresa tenha a capacidade de lidar com qualquer crise.

2. Identifique os gastos que podem ser cortados do orçamento

Quando você tem uma noção clara dos gastos que a sua concessionária tem, fica mais fácil identificar custos que são supérfluos e, por isso, podem ser cortados, uma vez que a falta deles não causará dano algum à qualidade dos seus serviços.

Além disso, é possível observar também quais são as áreas da sua empresa que têm maior índice de gastos. A partir dessa análise, você pode verificar se as despesas são realmente necessárias ou se podem ser reduzidas. Nesse caso, uma gestão financeira eficiente permite que você tenha a capacidade de direcionar os recursos da empresa para os setores certos.

3. Defina as metas

Após fazer o mapeamento das despesas e receitas da sua empresa e cortar os gastos que não interferem na qualidade dos seus serviços, chegou a hora de estabelecer quais serão as metas e objetivos que você espera alcançar em curto, médio e longo prazo.

Nesse processo de preparação é muito importante definir o orçamento para cada projeto, quem serão os responsáveis pelo planejamento e execução de cada etapa e quais serão os resultados que você espera ter com essa ação.

Ter tudo isso registrado, permite que você acompanhe o progresso de cada etapa e observe se o andamento condiz com o esperado. A vantagem de fazer esse acompanhamento é que fica mais fácil perceber as falhas que podem comprometer o sucesso do projeto. Logo, é possível realizar melhorias durante o desenvolvimento de cada etapa.

Todas essas ações precisam estar devidamente alinhadas com o planejamento financeiro que foi estabelecido. Só assim é possível garantir que a empresa não fique no vermelho.

4. Preveja cenários alternativos

É fato que ninguém tem o poder de prever com exatidão o que o futuro nos reserva. No entanto, a análise constante de dados permite que o empreendedor tenha uma ideia do que pode acontecer e, assim, se preparar para eventuais situações.

A crise econômica provocada pela Covid-19, por exemplo, serviu para mostrar que uma grande parte das empresas não estavam devidamente preparadas para lidar com esse tipo de situação, por causa disso, muitas tiveram que fechar as portas. Em contrapartida, os empreendedores que estavam preparados conseguiram driblar a crise que se iniciava e se adaptar rapidamente ao novo cenário.

Diante disso, fica ainda mais clara a importância de não só prever cenários alternativos como também de se preparar para eles. Sendo assim, no momento de criar o seu planejamento financeiro é crucial definir os seguintes cenários:

  • um realista: nesse caso, as metas são definidas com base na sua realidade atual;
  • um otimista: nesse cenário é possível estabelecer metas mais audaciosas, mas que ainda assim estejam de acordo com a realidade e capacidade da empresa;
  • um pessimista: aqui, você considera a possibilidade de ocorrer situações de emergências que prejudiquem o alcance das metas e resultem em prejuízos para a empresa. Nesse caso, é importante pensar em soluções para reverter o quadro.

Quando você projeta cenários diferentes evita que a sua empresa seja pega de surpresa e, ainda garante que a sua concessionária esteja preparada para lidar com cada uma dessas possibilidades.

5. Faça uso de sistemas

A inclusão de recursos tecnológicos na gestão da empresa é uma medida necessária para os gestores que desejam garantir a otimização, eficiência e qualidade de seus serviços. Sendo assim, o investimento em um sistema pode potencializar ainda mais o controle financeiro da sua concessionária.

Isso porque a utilização de software permite que todos os processos da sua empresa sejam integrados em uma única ferramenta. Logo, fica mais fácil manter o gerenciamento de todos os departamentos.

Sabendo disso, a Dealernet desenvolveu uma solução que traz um conceito avançado de gerenciamento e visa melhorar a performance da sua empresa. Por meio desse sistema, você consegue:

  • estabelecer processo bem-definidos;
  • reduzir a infraestrutura da sua concessionária;
  • realizar melhorias no relacionamento e, consequentemente, no fluxo de comunicação;
  • garantir a eficiência de suas ações.

Portanto, ao longo deste artigo percebemos que a criação de um planejamento financeiro para a empresa é crucial para garantir a sua permanência no mercado. Sendo assim, reforçamos a necessidade de utilizar recursos que permitam desenvolver estratégias com mais eficiência e precisão.

Gostou do artigo e quer conhecer os nossos serviços? Então, entre em contato conosco agora mesmo.

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram