Logo Dealernet

Entenda a importância da segurança em cloud computing e seus benefícios

Entenda a importância da segurança em cloud computing e seus benefícios

Compartilhe:

O armazenamento em nuvem se tornou um norte para as organizações de ponta. O avanço tecnológico deve não só ser absorvido como também dominado para quem deseja conquistar o topo.

Mas não é só isso! É preciso fazer com que o sistema seja seguro, pois não adianta velocidade, eficácia e qualidade em sistemas frágeis, tudo pode ir por água abaixo.

É nesse ponto que entra a importância das medidas de segurança especialmente voltadas para o cloud computing. Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre a importância desse armazenamento e os seus principais benefícios. Confira!

Qual a importância do armazenamento em nuvem?

Não há dúvidas de que o principal objetivo ao introduzir novas tecnologias nas organizações é garantir a otimização dos processos, segurança dos dados e redução de gastos, mas buscar uma solução que reúna todas essas características não é tarefa fácil.

Com a evolução dos serviços prestados e a transformação digital, se tornou necessária a adoção de políticas de segurança mais reforçadas. Essas medidas foram criadas para proteger os dados e sistemas das empresas de forma eficiente.

Nesse contexto, o sistema de armazenamento em nuvem, chamado de cloud computing, é uma opção adotada pelas organizações como estratégia capaz de oferecer tais possibilidades.

No próximo tópico falaremos a seguir sobre como a segurança em cloud computing minimiza a vulnerabilidade e agiliza a retomada da operação do negócio no caso de um ataque, destacando sua importância e seus principais benefícios. Continue a leitura!

O que é cloud computing?

Antes de conhecermos a importância da segurança da informação, é importante abordarmos o conceito de cloud computing. De modo geral, a computação em nuvem consiste no uso de tecnologias para o armazenamento de dados dentro de servidores na internet.

Trata-se de uma inovação que gerencia e armazena arquivos, permitindo acesso remoto e imediato. A nuvem utiliza conceitos de computação que são aplicados para algo alocado na internet por meio de um servidor externo. Assim, os dados ficam armazenados em um provedor que administra todo o serviço.

Qual o valor da segurança da informação nessa tecnologia?

Quando falamos em segurança da informação, a computação em nuvem oferece inúmeras vantagens às empresas. O sistema é primordial para manter os servidores mais resistentes e confiáveis, fazendo com que a equipe de TI consiga atender às demandas dos serviços.

Apesar da vulnerabilidade do meio virtual, devido aos ataques, às interceptações e às modificações que rondam os dados, é possível garantir que as informações da empresa fiquem protegidas. Nesse caso, é essencial que os gestores elaborem estratégias para garantir a segurança dos materiais, sobretudo porque os riscos existentes podem gerar prejuízos maiores.

Além disso, cabe ressaltar que existem diversos antivírus com soluções de segurança na nuvem. O serviço oferece prevenção contra a perda de dados e proteção avançada quanto a ameaças para todos os ambientes.

Como é realizado o controle de acesso?

O ideal é que os procedimentos de segurança da cloud computing apresentem um rígido controle de acessos. Também é preciso contar com um plano de continuidade de negócios e backup dos dados na nuvem, com a contestação para programas auxiliares no caso de uma violação da segurança ou paralisação do sistema.

Dessa forma, diante de tantas informações a serem armazenadas, destaca-se a importância de atentar à proteção em diferentes níveis, conhecendo as melhores dicas para otimizar a segurança em cloud computing.

Como fica a questão da LGPD para tecnologias cloud computing?

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) deve provocar muitas alterações importantes até a entrada em vigor. Isso deve acontecer em definitivo logo que a pandemia de COVID-19 regrida.

Há uma lei específica no Brasil para essa demanda que é a Lei 13.709/2018, sancionada pelo ex-presidente Michel Temer. Como se trata de uma questão de alteração profunda, as organizações devem se antecipar a essa adequação e estarem prontas antes da entrada em vigor.

O conceito de cloud computing remete diretamente ao tratamento de dados para armazenamento em nuvem, por isso, é fundamental que essa tecnologia esteja adaptada às novas regras de segurança estabelecidas pela lei. Confira agora alguns dos pontos mais importantes.

Softwares de segurança para acesso à nuvem

A implementação da tecnologia deve considerar esse software que deverá fazer a intermediação entre consumidores, serviços de armazenamento e provedores garantindo conformidade, políticas de segurança e governança para o sistema em cloud.

Proteção contra cibercrimes

Os ataques cibernéticos podem gerar além de transtornos e prejuízos graves aos sistemas que contenham dados dos usuários. Dessa forma, é preciso garantir que os mecanismos de proteção estejam atualizados e intensivos contra esse tipo de problema.

Quais os benefícios de se investir em segurança na cloud?

Entre as diversas vantagens oferecidas pela cloud computing, vale destacar a redução da vulnerabilidade dos arquivos e dos custos com infraestrutura. É claro que reduzir despesas é essencial, mas a computação em nuvem oferece muitos outros benefícios — sobretudo a segurança dos documentos.

A seguir, veja os principais benefícios que a tecnologia proporciona às empresas.

Aumenta a precisão de projeções e resultados

Armazenar e acessar arquivos são necessidades de qualquer negócio. Registrar todo o fluxo de maneira analógica pode ser um erro grave, que gera maior probabilidade de retrabalho, perda de tempo e altos custos.

Utilizando esse tipo de tecnologia, a computação abstrai o armazenamento de informações. Isto é: em vez de serem anexados em um local físico, os arquivos são guardados na internet.

Dessa forma, os processos se tornam mais ágeis e seguros, porque a análise das informações é feita com maior eficácia. Como consequência, há um aumento na precisão das projeções e dos resultados nas organizações.

Minimiza os riscos

Outro benefício é a possibilidade de minimizar os riscos: com o forte regime de segurança adotado, eles representam uma ameaça que pode ser facilmente controlada. Isso porque, a cada tentativa de invasão, a ocorrência é alertada e relatada, o que agiliza o monitoramento e o controle de todos os recursos.

Sem contar que, como os dados não ficam armazenados em um espaço físico, se tornam mais seguros e livres de desastres.

Proporciona mobilidade e conectividade

Com a cloud computing, é possível reunir todos os arquivos e projetos em um único ambiente, acessando-os de qualquer lugar. É possível usar as informações e funcionalidades do sistema de maneira remota, isto é, no lugar e na hora de sua preferência, utilizando apenas login e senha. Isso proporciona aos usuários mais acessibilidade e autonomia, além de facilitar o trabalho dos empreendedores.

Permite a escalabilidade

Outro benefício importante da computação em nuvem é a possibilidade de aumentar os recursos de acordo com a necessidade da empresa, ou seja, ganhar flexibilidade na infraestrutura. A ferramenta permite ao usuário expandir o sistema sem perder seu desempenho, além de alocar recursos de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana.

Melhora a performance

Agilidade, segurança e confiabilidade. São alguns dos termos mais comuns relacionados com essa tecnologia. Por meio do armazenamento em nuvem é possível evoluir consideravelmente o desempenho do sistema agregando valor ao negócio.

Reduz custos da empresa

É possível controlar os custos de acesso contratando apenas o necessário para o uso da empresa. Além disso, a tecnologia proporciona otimização de custos de forma geral, pois permite estruturação de dados e informações com o mínimo uso de equipamentos, entre outras vantagens econômicas.

O armazenamento em nuvem é ilimitado. Dessa forma, o gestor pode facilmente acrescentar espaço para suporte de dados não exigindo custos com novos equipamentos para ampliação de estrutura.

Permite criptografia dos dados

O funcionamento do cloud computing aplica modelos de segurança baseados em criptografia. Esse recurso representa uma codificação de informações de maneira que somente emissor e receptor de mensagens consigam decifrá-las.

Proporciona ganho de velocidade em processos de ti

Toda a estruturação em cloud computing é baseada em equipamentos de alta tecnologia e suporte para grandes operações. Dessa forma, não há que se preocupar com falhas ou problemas de PCS servidores já que esse tipo de rede se encarrega de fornecer alta conectividade e acessibilidade.

Aumenta o ROI

Ao implantar o modelo, o retorno sobre investimento (ROI) é rapidamente percebido. Isso porque, quando se opta por uma tecnologia em nuvem, os investimentos em infraestrutura e arquivos são reduzidos, ou seja, não serão mais necessários equipamentos de última geração e espaço físico para comportar os arquivos.

Em pouco tempo, a redução de custos que a computação na nuvem gera para a empresa é notável. Toda a segurança da cloud computing contribui para que seu investimento tenha um retorno confiável e rápido.

Por fim, é evidente a importância da segurança em cloud computing e dos benefícios oferecidos por ela. Mas vale lembrar que, para garantir essa proteção, a empresa precisa buscar os conhecimentos e as habilidades necessárias. Por isso, é imprescindível contar com o apoio de um serviço especializado e de qualidade.

A Dealernet, por exemplo, é uma empresa experiente no mercado de TI que consolidou o desenvolvimento de plataformas inovadoras no mercado. Além de fornecer os serviços na nuvem, é garantida a segurança das informações.

O armazenamento em nuvem é uma solução tecnológica ótima para os negócios, mas não dá para negligenciar a sua segurança de forma nenhuma, entendeu? Que tal curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as dicas que envolvem segurança da informação!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram