Logo Dealernet

Qual a importância da gestão de dados na concessionária?

Qual a importância da gestão de dados na concessionária?

Compartilhe:

A explosão no volume de dados e informações trazidas pela transformação digital na indústria automotiva impõe uma importante inteligência administrativa: a gestão de dados na concessionária. Parte desse processo é responsabilidade do conhecimento do gestor. Afinal, ele deve conhecer todo o potencial que softwares, plataformas e soluções digitais podem oferecer à organização.

Neste artigo, você entenderá o valor dessa gestão de dados na concessionária, saberá benefícios e descobrirá como investir de forma estratégica nessa digitalização. Confira!

O que é a gestão de dados na concessionária?

A gestão de dados é uma inteligência administrativa que permite coletar, analisar e explorar dados com o objetivo de gerar informações estratégicas para a agência e auxiliar no processo decisório.

Há uma série de demandas essenciais na gestão corporativa como legislação, relacionamento com o cliente, vendas, orçamento, contabilidade entre outras. O desafio é integrar e gerenciar corretamente essas partes de forma que a empresa consiga atingir sustentabilidade e competitividade no mercado.

A transformação digital acabou revolucionando a indústria automotiva, remodelando e reconstruindo conceitos de veículos e atividades no setor. Um importante estudo da ReportsnReports aponta um aumento expressivo em serviços que comporá em torno de 40 bilhões de dólares no setor até 2020 em diversos países.

Como funciona a gestão de dados na concessionária?

Hoje, a gestão de dados na concessionária exige um relacionamento eficaz com o consumidor focado principalmente no ambiente online. Além disso, é preciso sincronizar todas as bases geradas constantemente nos diferentes setores para evitar duplicidades, inconsistências e erros.

Então, essa gestão deve se utilizar de meios tecnológicos e estratégicos para tornar essa ação mais eficaz, além de elevar a produtividade do time de colaboradores e melhorar a conversão de leads (potenciais clientes).

De uma forma geral, um software voltado para esse tipo de serviço deve integrar a gestão, uniformizar rotinas administrativas, garantir acessibilidade e segurança da informação e facilitar estatísticas, operações e análises preditivas.

Quais os benefícios da gestão de dados na concessionária?

O ponto alto de tecnologias voltadas para a gestão de dados em concessionárias é o potencial para gerar informações estratégicas. Para isso, um sistema deve oferecer uma série de respostas que representam inegavelmente benefícios à gerência do negócio. Veja agora algumas das principais vantagens de uma solução como essa.

Segurança das informações

O sistema cloud computing é uma das melhores formas de representar essa vantagem. Por meio dessa tecnologia — que armazena e administra dados e informações em nuvem — é possível proteger dados, organizar e flexibilizar o acesso às informações.

Integração de dados entre os setores

Um problema muito comum nas empresas é a falta de sincronização entre as atividades desempenhadas pelas diferentes áreas. Isso implica em duplicações, falhas e até problemas na comunicação.

O ecossistema de dados da indústria automotiva pode ser integrado por meio de uma plataforma digital que auxilie a concessionária a gerenciar custos, se adequar à regulamentação, elevar a rentabilidade e aprimorar o relacionamento com clientes, tudo isso de forma conectada e inteligente.

Aumento da produtividade

Com todos os benefícios que a boa gestão de dados na concessionária pode oferecer, não há como se surpreender com o consequente aumento de produtividade. Isso porque a otimização de processos, como veremos à frente, torna a gestão mais estratégica e aberta à evolução.

Todo o trabalho executado pela plataforma facilita a rotina de vendas de operações e serviços. Com isso, há mais espaço para aumento de quantidade e qualidade de produção.

Otimização dos processos

Otimizar processos é encontrar pontos essenciais à atividade, o tempo mínimo de execução e os caminhos de integração com os setores relacionados. Isso tudo faz com que a empresa alcance um fluxo de trabalho mais fluído e com menos erros, fundamental para o setor automotivo.

Qual o papel da tecnologia na gestão de dados na concessionária?

Você pode usar uma ou mais ferramentas digitais no processo de informatização da gestão de dados na concessionária. Interessante ressaltar que a partir de um nível de quantidade de informações fica praticamente inviável descartar os sistemas de automação.

Inteligências como o Big Data, CRM, DMS e outras são fundamentais para que os sonhos da superprodução, das vendas em alta e da liderança de mercado fiquem ao alcance da concessionária. A solução Workflow da Dealernet, por exemplo, pode atuar de forma especial em três módulos diferentes. Observe abaixo.

CRM, Vendas, Pós-vendas e Oficina

Nessa parte é possível fazer o acompanhamento de todo o processo de vendas, a jornada de compra e outras funcionalidades como campanhas de marketing, gestão de serviços da oficina e relatórios detalhados sobre compra e estoque.

Compras e Estoque

Nessa parte, uma plataforma digital pode gerenciar ciclos de pedidos, notas fiscais, devoluções e pagamentos na loja. Com isso, a gestão de estoque é aprimorada.

Financeiro, Contábil e Fiscal

Essa demanda é fundamental, pois alinha a regulamentação com o enquadramento adequado da concessionária auxiliando em tomadas de decisão mais lucrativas e reduzindo erros.

Como investir na digitalização de dados?

Você pode tratar essa aquisição como um novo projeto de implementação de tecnologia na concessionária. O auxílio de uma empresa especializada nessa aplicação é fundamental para criar o mindset. Para organizar o raciocínio e garantir um bom investimento, é preciso:

  • estabelecer um ou mais colaboradores para assumir o processo;
  • analisar o panorama administrativo da concessionária e identificar as viabilidades necessárias, bem como os pontos de aprimoramento;
  • pensar uma estratégia a longo prazo, que possa trazer respostas concretas para a organização;
  • aprender a estudar e explorar dados da melhor maneira para que o negócio alcance a inteligência de mercado. Isso envolve capacidade de compreensão para identificar as coletas necessárias e interpretação para analisar os resultados;
  • aplicar um trabalho de acompanhamento para corrigir erros e aprimorar virtudes;
  • após esse mindset, falta apenas a escolha de uma ferramenta robusta e funcional para garantir essa implementação.

A pressão por resultado é normal no universo corporativo atual, mas uma solução digital pode perfeitamente auxiliar o gestor a ser mais produtivo e tomar decisões mais acertadas. A ideia deste artigo é comprovar que os dados são muito representativos para traçar estratégias e aumentar desempenho e uma solução digital é fundamental nesse processo.

Vamos encerrar a procrastinação da aquisição dessa importante ferramenta? Que tal entrar em contato e conhecer detalhes sobre a gestão de dados na concessionária?

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter:

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram