Você saberia mensurar o volume de vendas em cartão que seu negócio gera? Pois o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de fraudes de cartão de crédito. Nesse sentido, é inegável que um bom sistema de gerenciamento de pagamentos faz toda a diferença para a inteligência de negócios hoje em dia.
Mas como reduzir prejuízos, filas por dificuldades com máquinas e gargalos entre as transações? As soluções de TEF carregam algumas respostas!
Quer entender o que é TEF, quais são suas vantagens e como ele pode apoiar o crescimento de qualquer tipo de negócio? Acompanhe nosso post e fique por dentro do assunto!
O que é Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)?
A Transferência Eletrônica de Fundos, ou TEF, consiste em uma solução comum em comércios automotivos que realizam muitas transações financeiras, como concessionárias de veículos novos e seminovos, mas também motos e caminhões.
Esse sistema funciona da seguinte forma: o concessionário instala um software no computador e o conecta a uma máquina de cartão chamada PinPad. Quando uma compra é efetuada na maquininha, as informações de transação são registradas no software. O pagamento é então autorizado e os dados são conciliados com o sistema integrado de gestão da concessionária.
Todo esse ciclo se completa em segundos, de maneira simples e automática. Excelente, verdade? Pois trata-se de apenas uma das diversas vantagens da solução TEF, como veremos a seguir.
Diferentemente das máquinas comuns de cartão, o PinPad integra inúmeras bandeiras. Isso é especialmente benéfico para as concessionárias de veículos na medida em que obtêm taxas vantajosas com as adquirentes de cartão.
Quais as vantagens de usar TEF?
A TEF tem um funcionamento simples e torna as transações substancialmente mais rápidas.
Podemos destacar que o TEF, integrado a um sistema para concessionária de veículos, proporciona ganhos significativos para a produtividade do negócio e redução de riscos que causam perdas financeiras.
Multiadquirente
Ao contrário das máquinas comuns de cartão, que aceitam poucas bandeiras, graças ao PinPad é possível passar cada bandeira com uma adquirente diferente no TEF.
Sendo assim, você não perde vendas por sua máquina não ter acesso a certas operadoras. Além disso, ganha-se condições para flexibilizar os pagamentos, proporcionando um melhor atendimento ao público.
Lembre-se de que boa parte dos clientes já não carrega dinheiro em espécie no dia a dia. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 70% dos consumidores opta pela modalidade crédito em seus pagamentos.
Emissão de NF-e para a Receita Federal
O TEF permite a emissão de notas fiscais eletrônicas de modo automático, enviando as movimentações para a Receita Federal. Toda essa transação é feita de maneira
criptografada, eliminando os riscos de vazamento de dados e tornando a operação mais segura.
Agilidade
A rapidez na entrega de produtos e serviços deve estar no planejamento estratégico de todas as empresas que desejam se destacar no mercado. Pelo fato de os recebimentos serem integrados ao programa de gestão da concessionária, o TEF reduz o tempo de fila e melhora a satisfação dos clientes. Diga adeus ao tempo perdido causado por retrabalhos decorrentes de erros nos lançamentos manuais no sistema de gestão da concessionária dos pagamento realizados através da máquina de cartão!
Além disso, o sistema também agiliza a organização do seu negócio automotivo. Isso porque ele reúne conciliação com os recebimentos dos bancos, controle e centralização de transação, controle de caixa e estoque e relatórios em tempo real.
Segurança
As compras com cartão são práticas para os clientes e fazem com que eles não precisem carregar dinheiro vivo. Para o vendedor, elas ainda proporcionam comodidade e segurança.
Afinal de contas, os valores são introduzidos automaticamente, realizando comunicação rápida entre operadoras de cartão e estabelecimentos, descartando as chances de fraudes em cobranças.
Controle financeiro eficiente
Um dos grandes problemas enfrentados por quem faz controle de recibos é a necessidade de conferir as transações manualmente, tornando o processo moroso e suscetível a erros.
A implementação de uma TEF integrado a um programa de gestão de concessionária figura como marco de um controle de vendas mais eficiente. Esse sistema possibilita a conciliação bancária dos dados. Com isso, os dados são registrados diretamente em seu sistema para concessionária de veículos.
Acessibilidade
Por aceitar diversas bandeiras, a PinPad exclui a obrigatoriedade de manter várias máquinas. A partir dessa flexibilidade, o empreendedor pode optar por uma adquirente com melhores condições de pagamento, reduzindo taxas durante as transações. Para as concessionárias de veículos, isso gera grande economia.
Quais as soluções de TEF existentes?
Há diferentes tipos de TEF. A escolha da melhor solução depende do volume de vendas da sua empresa. Aquelas que têm maior fluxo de informações financeiras precisam de opções mais ágeis. Entenda!
TEF dedicada
Com uma linha especial, esse modelo de TEF permanece conectado 24 horas por dia às operadoras de cartão por meio de VPN (redes virtuais privadas).
O tipo dedicado alcança alta rapidez nas transações, levando de dois a cinco segundos. Por isso, é indicado para empreendimentos com fluxos intensos de venda por cartão.
TEF discada
Como o nome aponta, na TEF discada a comunicação entre operadora de cartão e empresa vendedora é feita com a ajuda de uma linha telefônica. Quando o cliente concretiza uma transação com o cartão, a transferência de dados acontece por um acesso discado. Depois da análise e da aprovação da operação, a ligação termina.
Como a operação se dá via telefone, a comunicação é um pouco mais lenta em relação às demais. Por isso, a TEF discada costuma ser indicada para empreendimentos menores.
TEF IP
Assim como a TEF dedicada, a TEF IP baseia-se na VPN. Contudo, a conexão entre o estabelecimento e a operadora é feita com um protocolo IP, o que proporciona uma conexão mais rápida.
A TEF IP é ideal para corporações com um grande fluxo de transações financeiras realizadas por cartões de crédito e débito.
O que é preciso para ter um sistema TEF?
Um sistema TEF necessita, basicamente, de três componentes importantes:
- adquirente: empresa que se responsabiliza pela negociação das taxas de transação, por antecipar os recebíveis e autorizar pagamentos e transações;
- integradora: vende a solução desenvolvida pela TEF House e fornece suporte ao cliente;
- TEF House: companhia que desenvolve o software.
Com o grande volume de transações realizadas por cartões de crédito e débito, os empreendedores precisam proporcionar as melhores condições possíveis para que seus estabelecimentos ofereçam agilidade e segurança para todas as partes envolvidas.
As soluções de TEF disponibilizam essas vantagens, trazendo economia, melhores condições de negociação e uma infraestrutura tecnológica mais robusta para a sua gestão financeira.
E aí, gostou do post? Assine a nossa newsletter, receba outros artigos exclusivos e aprenda mais sobre soluções tecnológicas eficientes!
Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo conteúdos relevantes sobre o mercado automotivo, siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!