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O que é o agendamento multicanal e como usar na concessionária?

O que é o agendamento multicanal e como usar na concessionária?

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O mercado automotivo é um segmento extremamente competitivo e, por isso, as empresas que atuam no setor precisam encontrar maneiras de atender bem e aumentar os níveis de satisfação dos clientes. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo explicando o que é o agendamento multicanal e como usar na concessionária.

Trata-se de uma tendência muito forte no setor, na qual determinados recursos passam a fazer parte da operação de atendimento da organização e aumentam as opções para que o público consiga tirar suas dúvidas, marcar horários, resolver questionamentos e muito mais. Quer entender melhor como isso funciona? Então, continue sua leitura!

Afinal, o que é agendamento multicanal?

O agendamento multicanal, como o próprio nome já diz, consiste em disponibilizar diversos canais diferentes para que os clientes possam agendar visitas ou serviços oferecidos pela empresa. É um novo modelo de atendimento, que vem de encontro às demandas, expectativas e anseios de um consumidor cada vez mais exigente e participativo.

Na prática, isso é viável por conta da transformação digital que o mundo vem passando, pelo qual é preciso integrar as oportunidades das lojas físicas com as possibilidades do meio virtual, melhorando a experiência e estreitando o relacionamento com os consumidores. Por outro lado, quem não adere à prática tende a perder espaço e abrir brechas para os concorrentes.

Como funciona o agendamento multicanal?

Logicamente, o tipo de agendamento multicanal pode variar de acordo com uma série de características e fatores, como os objetivos da empresa, o seu porte e o segmento do mercado. No entanto, de uma forma geral, existem alguns pontos que devem ser contemplados, sobretudo no que diz respeito a conhecer os clientes e saber onde eles estão.

Feito isso, você pode começar a definir quais serão os meios de comunicação que serão integrados, relacionando cada opção com seus produtos e serviços disponíveis. Hoje em dia, além do telefone, é preciso considerar WhatsApp, Messenger, Telegram, endereço de e-mail e redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, pelo menos.

Por que optar pelo agendamento multicanal?

O principal motivo pelo qual uma concessionária deve optar pelo agendamento multicanal é exatamente o fato de que, atualmente, os consumidores estão simultaneamente em diversos canais. Afinal, quem não checa o e-mail, dá uma olhada no feed do Instagram, responde a uma mensagem no WhatsApp e olha o Facebook pra checar uma notícia?

Logicamente, cada pessoa tem suas preferências, o que faz com que a empresa que cobre a maioria ou a totalidade delas tenha um belo diferencial competitivo diante dos concorrentes. Além disso, é uma forma de fazer com que o cliente seja atendido com prontidão e rapidez; algo que pode impulsionar os planos e melhorar os resultados da empresa.

Quais os benefícios do agendamento multicanal?

Agora que você já sabe o que é agendamento multicanal, como ele funciona e por que deve adotar tal estratégia na sua empresa, é bem provável que esteja cogitando a possibilidade. Entretanto, caso ainda esteja em dúvida, vamos elencar alguns dos seus principais benefícios. Confira!

Boa estratégia de fidelização

Um dos grandes benefícios do agendamento multicanal é que é uma boa estratégia de fidelização. Ele permite que a empresa esteja exatamente onde o cliente está, o que aumenta muito as chances de que, na hora que esse consumidor precisar de um produto ou serviço, ele não se dê ao trabalho de procurar concorrentes, optando pela solução mais prática e evidente.

Além disso, não dá para deixar de considerar que as pessoas são diferentes e, enquanto um prefere fazer contato com uma central telefônica, outros podem gostar mais de mandar uma mensagem por aplicativos de comunicação, pelas redes sociais ou mesmo por e-mail. Quanto mais opções você disponibilizar, melhores tendem a ser seus resultados.

Aumento de produtividade

Outro grande benefício de contar com o agendamento multicanal está no aumento de produtividade. Afinal, se contar apenas com o método tradicional, que é via telefone, você precisará contar com uma equipe não apenas bem treinada para isso, mas com colaboradores alocados para cobrir as linhas disponíveis para o serviço.

Já quando você mescla com outras soluções, sobretudo aquelas feitas com canais online, como Messenger, WhatsApp, Telegram e e-mail, por exemplo, você pode alocar menos funcionários e contar com soluções em tecnologia, como bots. Eles respondem automaticamente e não precisam de descanso como os humanos, trabalhando 24 horas por dia e 7 dias por semana!

Maior satisfação dos clientes

Em última instância, o objetivo de qualquer empresa é aumentar a satisfação dos clientes, uma vez que eles passam a ser verdadeiros parceiros e divulgadores da marca. Por outro lado, quando um consumidor não tem suas demandas atendidas, ocorre o oposto, o que tende a gerar prejuízos irreparáveis para a organização.

Por isso, o agendamento multicanal funciona também como uma espécie de estratégia de marketing, que mostra que a concessionária está em sintonia com as melhores práticas do mercado e tem interesse em oferecer o melhor para seu público. Isso fará toda a diferença na hora de conseguir uma conexão positiva com quem interagir com seu negócio.

Conhecer melhor o público-alvo

Por fim, uma meta muito comum para empresas que anseiam por sucesso em seus respectivos segmentos de mercado está em conhecer melhor o seu público-alvo. No entanto, não é uma tarefa propriamente simples, pois concessionárias precisam lidar com um número imenso de atividades e tarefas dentro de suas operações diárias.

Quando você opta pelo agendamento multicanal, tudo fica mais simples. Como boa parte dos canais é digital, você consegue analisar o seu cliente por indicadores e métricas, tendo em vista que, na internet, tudo é mensurável. Os dados, quando bem interpretados, podem ser poderosos aliados na hora de gerar relatórios e tomar as decisões mais assertivas.

Agora você já sabe o que é o agendamento multicanal! Para que ele seja implementado, é necessário avaliar quais são os canais mais usados pelos seus clientes e adotar as soluções adequadas, para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Gostou de aprender o que é o agendamento multicanal e como usar na concessionária? Quer aprender mais sobre o assunto? Então, confira também nosso post que fala sobre como fazer um bom atendimento ao cliente!

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