Logo Dealernet

Conheça as 4 principais perspectivas para o mercado automotivo de 2022

Conheça as 4 principais perspectivas para o mercado automotivo de 2022

Compartilhe:

O carro pode ser considerado como um dos principais meios de locomoção no atual cenário de transportes. Isso se deve a seus inúmeros benefícios, como é o caso do maior conforto e segurança se comparado a veículos menores, como as motocicletas. Por conta disso, podemos apontar que o mercado automotivo tem crescido bastante nos últimos anos. Isso, é claro, é proporcionado também devido aos grandes avanços da tecnologia embarcada nos novos modelos.

Nesse sentido, muitos consumidores têm o hábito de trocar o veículo quando é lançada uma versão mais equipada e atualizada, o que potencializa as vendas e o sucesso desse segmento. No entanto, vale comentar que, devido aos problemas gerados pela pandemia, houve uma recessão nas vendas. Mesmo assim, as concessionárias estão com boas expectativas para o ano de 2020.

Sendo assim, preparamos este artigo contendo informações acerca das 4 principais perspectivas para o mercado automotivo de 2022. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Como anda o mercado automotivo?

A princípio, considerando os tempos difíceis de crise, podemos apontar que o mercado automotivo está se reinventando para conseguir se adaptar às novas condições de consumo, hábitos e necessidades dos consumidores. Por conta disso, é possível perceber várias tendências que já são esperadas para o ano de 2022.

A esse respeito, podemos já começar citando a maior integração do grupo feminino em ramos que até então eram predominantemente ocupados por homens, bem como as inovações e digitalização na comercialização de veículos. Essas e outras novidades prometem modificar vários processos que envolvem o mundo automobilístico e possibilitar a adaptação do mercado para os próximos anos.

Já que muitas dessas transformações estão fazendo parte do atual cenário, é fundamental que você busque saber sobre quais perspectivas espera para este ano e como se adaptar às novas tendências e modos de consumo desse setor. Desse modo, para ajudá-lo com esse assunto, separamos 4 principais tendências que são esperadas para o ano de 2022. Confira!

1. Crescimento das vendas de seminovos

O primeiro aspecto que pode ser apontado como uma das principais tendências para o mercado de automóveis é o crescimento das vendas de seminovos, fato esse que deve seguir o mesmo cenário da pandemia. Ou seja, nos anos anteriores, com a crise, percebeu-se uma recessão nas vendas de veículos novos devido à menor capacidade de compra dos clientes.

Por conta disso, muitos indivíduos que tinham o costume de sempre realizar a troca de seu carro por um lançamento do ano acabaram optando por continuar com modelos seminovos. Com isso, a venda dessa categoria de automóveis tem cada vez mais apresentado crescimento. Estudos realizados em 2021 apontam que os seminovos tiveram um crescimento de 54% neste ano, afirmando que os consumidores têm preferido os seminovos.

As explicações para essa realidade possuem várias atestações. Uma delas é de que houve o fechamento de fábricas no país devido à paralisação de atividades em virtude da crise econômica. Outro fator tem a ver com a facilitação de créditos concedidos pelas concessionárias para a compra de veículos usados.

2. Aumento das vendas online

Outro aspecto que pode ser apontado como tendência e que já está sendo real em diversas concessionárias diz respeito ao aumento das vendas online. A esse respeito, dentro do mercado de vendas de automóveis tem-se destacado o conceito de lojas online, o que diz respeito à maior popularização de compra e venda no ambiente digital.

Na prática, o processo de comercialização ainda possui grande participação dos estabelecimentos físicos. Mesmo assim, estão cada vez mais presentes as iniciativas para a venda de veículos utilizando as ferramentas online. Somado a isso, todas as atividades referentes à negociação e publicidade tem se estendido pelos diversos canais de comunicação no meio digital, como é o caso de plataformas específicas, marketplaces, redes sociais etc.

3. Maior utilização de aluguel de carros por hora ou diária

Não podemos deixar de citar a crescente utilização de aluguel de carros como uma tendência já em constante crescimento pelos consumidores. Ou seja, a realidade de profissionais e pessoas em geral que necessitam de veículos por apenas algumas horas ou poucos dias favorece a adoção desse tipo de serviço.

Essa alternativa acaba sendo bastante válida, pois além de possibilitar mais agilidade para o cliente em questões de uso de um carro, ainda contribui para que o indivíduo não seja obrigado a comprar um automóvel só por conta de pequenas necessidades. Além do mais, para aqueles que têm uma rotina constante de viagens, o aluguel de carro é uma ótima opção para garantir sua mobilidade.

Desse modo, percebe-se que os carros alugados podem servir de ferramenta para inúmeras atividades, como para motoristas de aplicativos, serviços de entrega em geral, passeio e turismo etc.

4. Maior uso da tecnologia na gestão de concessionárias

Por fim, devemos comentar também sobre o cenário que envolve a modernização das concessionárias. Isso porque, à medida que o tempo passa, é possível perceber uma maior implementação da tecnologia dentro da gestão de concessionárias. Muitos dos fatores que motivam essas mudanças têm a ver com o amadurecimento do público consumidor, que está cada vez mais ativo nas negociações e estratégias de compra.

Com os avanços no meio de comunicação, por exemplo, com alguns “clicks” o cliente é capaz de ter acesso a diversas oportunidades referentes ao modelo de veículo que procura, o que o torna mais independente para tomar suas decisões em uma negociação. Para adaptar a esses e outros fatores, as empresas estão buscando inovar os seus processos e garantir uma boa administração por meio de ferramentas de gestão para concessionárias.

Com esses recursos, consegue-se reduzir custos, melhorar o atendimento devido à boa organização das tarefas, garantir a satisfação dos clientes e, dessa forma, atrair cada vez mais clientes para a sua concessionária.

Portanto, essas foram as principais informações acerca das expectativas para o mercado automotivo no ano de 2022. Vale comentar a importância de ficar atento às principais mudanças e tendências do mercado automotivo para adotar as melhores soluções para seu negócio.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre as nossas soluções sobre gestão de concessionária? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter:

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram