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Concessionária do futuro: como preparar o seu negócio?

Concessionária do futuro: como preparar o seu negócio?

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Na atualidade, para se dar bem e garantir uma boa posição no mercado de serviços, as novas empresas devem buscar a todo momento aperfeiçoar as suas atividades e elevar a produção interna, a fim de despontarem frente à concorrência. Isso porque o público consumidor atual está cada vez mais consciente da sua posição dentro do mercado, além de estar conectado a várias ferramentas que oferecem informações instantâneas sobre os melhores produtos e serviços ofertados em todo o país.

Sendo assim, os gestores devem procurar acompanhar esse desenvolvimento, de modo a adaptar o seu negócio ao perfil e à necessidade dos potenciais clientes. No caso de concessionárias, não é diferente. Tendo em vista os grandes avanços do mundo automobilístico, como a presença de carros autônomos e elétricos, bem como o acesso facilitado a ofertas de vendas de veículos na internet, as concessionárias do futuro devem buscar meios para se adaptarem.

Caso você ainda não tenha muita noção sobre esse tema, preparamos este artigo contendo as principais informações acerca de como preparar o seu negócio para as novas tendências desse segmento. Continue a leitura!

No que consiste o termo "concessionária do futuro"?

A expressão "concessionária do futuro" é utilizada para avaliar o cenário comercial de venda de veículos, que é projetado segundo a realidade atual. Isso porque, até alguns anos atrás, a relação de compra e venda de automóveis, por exemplo, acontecia mediante o formato tradicional de atendimento praticado pelas concessionárias. Nele, os vendedores esperavam a visita do consumidor para, então, demonstrar a qualidade dos seus produtos e serviços.

Nesse caso, normalmente, todas as informações relativas ao veículo, aos modelos, às especificações técnicas etc. eram conhecidas por meio da visita à concessionária. Além do mais, para se fazer uma compra, era preciso realizar uma pesquisa dentre as empresas físicas, indo até cada uma e descobrindo quais ofereciam os melhores preços, bem como os produtos de mais qualidade.

No entanto, a realidade tem sofrido mudanças, o que nos leva a deduzir que, em um futuro próximo, a dinâmica de gestão de uma concessionária será bem diferente dos modelos tradicionais. Nesse sentido, há quem diga que “o mundo hoje é digital”. Em partes, essa afirmação é um dos principais fatores que explicam as transformações no modo de atendimento e na gestão das empresas, já que o consumidor passa boa parte do seu tempo conectado à internet.

Quais são as expectativas do mercado de concessionárias no futuro?

O mercado automotivo está passando por grandes mudanças nos últimos tempos. A tendência é de que, nos próximos anos, a forma de vender e a utilização do transporte popular sofram algumas transformações. No entanto, podemos afirmar que um dos temas que continuarão com a mesma importância é a gestão do negócio.

Dentro desse assunto, fala-se bastante sobre o compartilhamento de veículos, bem como acerca da popularização de tecnologias ainda não acessíveis, como é o caso dos carros autônomos e dos veículos elétricos. Mesmo com essas modificações no mercado, ainda é esperado que as concessionárias sejam os principais pontos de vendas, nos quais também serão mantidos as atividades de revisão e os demais serviços relacionados.

Entretanto, devemos pontuar que a necessidade de os gestores buscarem a adaptação do seu negócio ao formato do mercado será cada vez maior. Isso porque, só assim, a marca conseguirá manter e até mesmo aumentar o sucesso nas vendas, alcançando novos clientes. Além do mais, há outros aspectos que são esperados para o futuro da concessionária! Veja a seguir!

Compra de carros cada vez mais digital

Um dos aspectos bastante relevantes que podemos citar é a influência do meio digital sobre as relações de compra e venda do mercado atual. Não só no ramo de concessionárias, mas também em vários outros segmentos, é possível perceber o aumento da inserção de ferramentas relacionadas à transformação digital nos processos de gestão e de desenvolvimento de funções empresariais.

Seguindo essa ideia, podemos perceber também uma maior aderência do público consumidor aos recursos digitais. Não é incomum que pesquisas revelem que os indivíduos dos tempos atuais passam boa parte do seu dia conectados à rede. Conhecendo essa realidade, muitas empresas já utilizam esse fato como algo positivo para elevar as suas vendas.

Hoje em dia, já se consegue encontrar diversas atividades de vendas, como os e-commerces, disponibilizando várias formas de pagamento. Por conta disso, o cliente acaba tendo um maior poder de escolha, já que, por meio de alguns “cliques”, ele consegue ter acesso a inúmeras ofertas do que procura.

Entrando no universo de concessionárias, a realidade não é diferente: várias empresas que operam no nicho de venda de veículos já mantêm serviços online e digitais capazes de atender com eficiência à demanda dos consumidores. Por acabar por garantir várias vantagens ao cliente, como a facilidade de compra e a maior oferta de serviços, a tendência é de que esse formato de vendas ganhe ainda mais popularidade nos próximos anos.

Mudança do papel do vendedor

Acompanhando todas essas transformações citadas, também podemos afirmar que o papel do vendedor terá algumas mudanças. O profissional que está à frente das vendas deve desenvolver habilidades para implementar estratégias de atendimento, tanto na loja física quanto nos meios online. Os recursos tecnológicos de marketing podem ser uma boa opção para adaptar a sua campanha de vendas.

Serviço de compartilhamento de carros

O serviço de compartilhamento de veículos também tem apresentado um crescimento significativo no mercado nacional. Isso porque essa modalidade atende muito bem a algumas necessidades específicas dos consumidores.

Por conta disso, se a sua concessionária quer obter sucesso, é preciso inovar e oferecer outras opções aos seus clientes, como é o caso da disponibilização de serviços relacionados ao compartilhamento de automóveis. Assim, será viável criar um atendimento amplo e que supre vários tipos de demanda, o que aumenta a sua atuação dentro do mercado.

Portanto, essas foram as principais informações acerca do conceito de "concessionária do futuro" e sobre como preparar o seu negócio para os próximos anos. Por fim, vale reforçar a importância de o gestor do estabelecimento estar por dentro das expectativas e das tendências envolvendo o mercado automobilístico para se preparar da melhor forma.

Gostou do artigo? Então, confira também o nosso outro post sobre as vantagens do sistema integrado de gestão para a sua concessionária!

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